• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

skin

Google contrata programador de Linux

41 mensagens neste tópico

Andrew Morton, programador responsável pela manutenção no Kernel 2.6, versão atual do sistema que integra as distribuições Linux, anunciou que foi contratado pelo Google.

Morton, que trabalhava na Digeo Interactive, agora tem como escritório a empresa que mantém o mais popular sistema de busca, além de diversos outros sites e serviços.

O programador afirmou que uma reestruturação na sua antiga empresa estava sendo desfavorável ao seu trabalho, e era tempo de mudanças que, segundo ele, serão benéficas também para a comunidade Linux, já que ele "estará em contato diário com pessoas que usam o Linux para coisas reais", se referindo à preferência do Google pelo sistema.

O novo trabalho não deve alterar a função atual desempenhada por Morton na comunidade Linux, sendo assim, o programador ainda será responsável por examinar atualizações e trabalhar próximo a Linus Torvalds, criador do sistema.

Fonte: Geek 2006

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Google a preparar-se para uma das suas!  :D

Tambem axo  :P

Cá pra min, daqui a uns tempos o Google apresenta a sua distro.  :P

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Cá pra min, daqui a uns tempos o Google apresenta a sua distro.  :D

E será que isso é bom para a comunidade?

Cumps 8)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Referes-te a que comunidade?

Sobre o tópico, não vejo nada de estranho..., provavelmente todos meses entram novos trabalhadores para a Google e saiem outros, pelos vistos este despertou mais atenções...

Sinceramente não vejo nada de "estrondoso" na noticia :D

abraços, HecKel

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Referes-te a que comunidade?

À comunidade gnu/linux em particular e para a comunidade informática em geral.

Cumps 8)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho que mais dia menos dia o Google vai apresentar o se próprio sistema operativo, agora se será baseado no linux isso não sei...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho que mais dia menos dia o Google vai apresentar o se próprio sistema operativo, agora se será baseado no linux isso não sei...

Nisto duvido por razões simples: o mercado dos SOs é um mercado já demasiado preenchido para o Google se arriscar. Como bem sabem, tanto a Apple como a Microsoft ou os sistemas *nix têm lutado pela supremacia no mercado dos SOs, o que leva a que na actualidade haja pouco por inovar dentro da definição que temos de SO. Claro que os SOs estão longe de ser perfeitos, contêm ainda muitas falhas a todos os níveis e provavelmente continuarão a ter, pois não há obra do homem que atinja a perfeição.

Outra das razões é demasiado óbvia para a maioria das pessoas compreenderem: o SO do Google já está a ser fabricado desde que a empresa abriu e criou o motor de busca. Esqueçam a definição actual de SO, esqueçam os mil e um programas que têm de correr para executar mil e uma coisas, esqueçam tudo o que aprenderam até agora e abram o browser. Digitem www.google.com e façam a seguinte pesquisa: "Google". Verão a quantidade de serviços que têm ao vosso dispor, com apenas meia duzia de cliques e tecladas. Quando se aperceberam da quantidade de coisas que estão á vossa frente, quando realmente tiverem noção do que estão a ver, podem ter a certeza que encontraram o tão ansiado Google OS: começa no famoso motor de busca e acaba onde o utilizador quiser.

Quem sabe, o nascimento de uma nova era na área da informática... :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Gostei mesmo do teu post deathseeker25 disseste mesmo tudo :D excelente post

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em parte concordo..., afinal de contas hoje em dia a Internet é tão importante como a motherboard de um pc, senão mesmo mais importante :D

Mas daí até considerar isso como um SO..., naaa :P

abraço, HecKel

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em parte concordo..., afinal de contas hoje em dia a Internet é tão importante como a motherboard de um pc, senão mesmo mais importante :D

Mas daí até considerar isso como um SO..., naaa :P

abraço, HecKel

Tens razão numa coisa HecKel um SO é um programa que controla o hardware e faz o Interface entre o utilizador e a máquina, no entretanto se esse mesmo SO não tiver quaisqueres aplicações para alem das aplicações de sistema então torna-se um SO básico talvez como o linux básico, apartir do momento em que o SO tem mais aplicações que as de sistema torna-se uma distribuição tais como as variadas de linux que hoje em dia vemos, tal como os windows apartir do 95 e tais como os Mac OS X quase todos. O google pode estar a apresentar um novo conceito de distribuição, um conceito onde nada ou praticamente quase nada seja necessário instalar no sistema e onde quase todo o software possa ser executado atravéz da web, e com as ligações de Internet actuais e futuras esse tipo de distro é bem possível.

A grande dúvida é, está o mundo preparado para um SO que só tem aplicações de sistema e um browser? Ou algo semelhante?

É aqui que entra o markting da companhia OSS mais popular hoje em dia. Em fazer querer as pessoas que conseguem entrar num mundo novo e facilitar esse acesso ás pessoas.

Penso que o google ainda tem muito para nos mostrar e para nos ensinar, não só no mundo informático como na própria engenharia social.

Cumps. Overrun

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Penso que o google ainda tem muito para nos mostrar e para nos ensinar, não só no mundo informático como na própria engenharia social.

Chama marketing, não chames engenharia social. Isto por razões óbvias: http://en.wikipedia.org/wiki/Social_Engineering

As campanhas publicitárias do Google são um fenómeno semi-autónomo: a fama é tão grande, a publicidade é tanta e tão extensa que, na verdade, tudo o que o departamento de marketing do Google tem de fazer é manter a imagem de ajudantes comunitários que cobram. É basicamente isto que acontece. Na actualidade, as pessoas criticam a Microsoft com as suas razões, apoiam o Software Livre por outras razões e tudo o que o Google tem feito é manter-se no meio do jogo.

Sem falar no facto de serem dos maiores propulsores actuais para a expansão da internet á maioria dos novos domínios, onde alguns desses domínios inventados pelo próprio Google.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Issu tudo é verdade, mas será que o google vai continuar a crescer como tem crescido ate agora?!?! Ou sera que a concorrencia vai encontrar o seu "ponto fraco"??

Não sei ate que ponto p google se vai desenvolver mais, espero ca estar para ver o desenvolvimento  :D

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Issu tudo é verdade, mas será que o google vai continuar a crescer como tem crescido ate agora?!?! Ou sera que a concorrencia vai encontrar o seu "ponto fraco"??

Não sei ate que ponto p google se vai desenvolver mais, espero ca estar para ver o desenvolvimento  :D

Cumps

Nada é eterno, e um dia chegará a sua hora...

Quanto ao se vai ou não lançar um SO, eu penso que se não for o Google será outra emprea a fazê-lo.

Porque para mim existe uma lacuna nesta área. Já temos SO pagos e simples (Windows), grátis e trabalhosos (Linux), etc etc

Mas o que realmente falta é um grátis e simples, talvez uma espécie de Windows aberto ao open-source, isto é, um SO simples e fácil de utilizar para qualquer utilizador mas que permita alterá-lo à nossa maneira.

É a minha opinião, claro que não sou bruxo  :biggrin: e não se pode adivinhar o que vai acontecer no futuro...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Todos os grandes gigantes têm tendência em morrer mais cedo ou mais tarde, assim sendo o mesmo vai acontecer ao google e à microsoft. Mas esse momento ainda vai levar algum  tempo.  :D

Ainda sou do tempo em que altavista era muito popular, ma o facto é que o google tem conseguido manter-se no top com novos lançamentos todas as semanas. Provavelmente acho mais provavel ver uma Google Box ligada à TV com TV por IP ou algo do género do que uma distribuição google, pois neste momemento e apesar de um acordo com a sun, falta ainda o "word" web.

Mas o tempo dirá, pois a microsoft está a preparar-se para responder ao google. E confesso que acredito mais no serviço live.com do que próprio Vista (porque será?). O office live e outros serviços online vão mostrar o futuro dos serviços. Se desenvolver uma aplicação paga, e a distribuir pelas grandes superficies, é mais certo ser desenvolvido um crack ou ser copiado. mas se for uma aplicação web, é mais dificil encontrar uma forma de usar essa aplicação web, para do facto desta poder ser de borla se se usar publicidade.

Bem mas o futuro ninguém o sabe!

Com os melhores cumprimentos,

Sérgio Matias

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A grande dúvida é, está o mundo preparado para um SO que só tem aplicações de sistema e um browser? Ou algo semelhante?

'nuestos hermanos' não brincam em serviço. www.eyeos.info

Cumps 8)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Cumps

Quanto ao se vai ou não lançar um SO, eu penso que se não for o Google será outra emprea a fazê-lo.

Porque para mim existe uma lacuna nesta área. Já temos SO pagos e simples (Windows), grátis e trabalhosos (Linux), etc etc

Mas o que realmente falta é um grátis e simples, talvez uma espécie de Windows aberto ao open-source, isto é, um SO simples e fácil de utilizar para qualquer utilizador mas que permita alterá-lo à nossa maneira.

É a minha opinião, claro que não sou bruxo  :biggrin: e não se pode adivinhar o que vai acontecer no futuro...

Desculpem o offtopic..., mas

Windows simples? Para quem o utilizador vulgar, ya concordo, agora para um utilizador com mais ambições do seu SO o windows é limitado.

Linux trabalhoso? Há quanto tempo não instalas ou usas GNU/Linux? Experimenta a distro da moda, o Ubuntu, e diz-me onde está o trabalhoso daquilo, é bastante intuitivo e consegues fazer quase tudo (inclusivé tarefas mais "hardcore") por modo gráfico, isto para não falar na quantidade de comunidades de suporte que existem.

Já agora faltava-te referires o MacOS, simples e poderoso :P

abraços, HecKel

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Cumps

Desculpem o offtopic..., mas

Windows simples? Para quem o utilizador vulgar, ya concordo, agora para um utilizador com mais ambições do seu SO o windows é limitado.

Linux trabalhoso? Há quanto tempo não instalas ou usas GNU/Linux? Experimenta a distro da moda, o Ubuntu, e diz-me onde está o trabalhoso daquilo, é bastante intuitivo e consegues fazer quase tudo (inclusivé tarefas mais "hardcore") por modo gráfico, isto para não falar na quantidade de comunidades de suporte que existem.

Já agora faltava-te referires o MacOS, simples e poderoso :P

abraços, HecKel

Não me fiz entender,

Windows: Pago, simples (Na medida que qualquer utilizador medio sabe instalar programas e mexer no básico do SO)

Linux: Grátis, mas complexo para um iniciante.

MacOs: Simples, mas bem pago!

Falta aqui um que seja: simples de utilizar como o windows ou MacOs, mas com capacidade de ser explorado.

Em resposta à outra pergunta devo dizer-te que já experimentei assim por alto umas 5 ou 6 distros e não gostei muito do Ubuntu.

Prefiro o meu Fedora...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Continuo a discordar :D GNU/Linux é fácil para qualquer um, dizer que é dificil é manter um tabu que tem vindo a desaparecer. Mas isto já é fugir muito ao tema :P

abraços, HecKel

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

'nuestos hermanos' não brincam em serviço. www.eyeos.info

Cumps 8)

Esse link já es encontra aqui explicadinho :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

As pessoas tendem em dizer que Linux é complicado porque estao familiarizadas com o funcionamento do Windows. Quando se começa no windows tambem é complicado....

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já reparaste que no Linux para instalar um programa por vezes a confusão que é?

Se mudas de distro, um certo package já não funciona, mudas para outra baseada noutro package manager, já tens de tirar outro ficheiro.

Em Windows existe um ficheiro universal... não compares a facilidade de instalação de um programa qualquer em Windows do que com aqueles que não tens no repositório da tua distro...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

aí é que está o vosso problema, vêm todas as distros de uma forma :D

Quem usa apenas debian ou debian based é sempre da mesma forma, tal como redhat e fedora, and so on..., apontas o defeito que é mudar de distros..., tu tb mudas de windows para um distro, é mudança de SO.

O que as distros têm em comum é o kernel, isto sim é o GNU/Linux.

E sobre os programas que não tenho nos repositórios da minha distro..., sinceramente não vejo grandes problemas em instalar...

abraços, HecKel

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se mudas de distro, um certo package já não funciona, mudas para outra baseada noutro package manager, já tens de tirar outro ficheiro.

Em Windows existe um ficheiro universal... não compares a facilidade de instalação de um programa qualquer em Windows do que com aqueles que não tens no repositório da tua distro...

Eu nao disse que linux era tao facil como windows, é claro que se comessares por linux, é mais complicado, que comessar com windows, mas na minha opinião é tudo uma questao de abito :D

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se tal como no windows, instalares todos os pacotes  da tua distro, compiladores, assemblers, ferramentas de modificação, etc só tens que fazer três comandos:

./configure

make

make install

Se não der o configure devolve um erro, relatando a dependencia da qual poderás fácilmente fazer o download depois de uma busca no google.

Normalmente o problema é que com o windows instalas tudo, precises ou não, em linux tu escolhes e normalmente escolhes mal :D

Isso é se quiseres usar ferramentas especiais como os rmp's ou os pacotes debian. Se sacares sempre os ficheiros no formato tar.gz nunca te ocorre esse problema.

Claro que o ficheiro é universal, o meu Window$ deve ter algum problema por que vários programas que tenho para windows 95 não funcionam em Xp, e até tenho uma opção para mudar o tipo de compatibilidades...

Cumps 8)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora