• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Formato .jpg tem os dias contados

9 mensagens neste tópico

Windows Media Photo Specification

Updated: June 1, 2006

Version 1.0

Windows Media Photo is a new file format for continuous-tone still images that surpasses the limitations of existing image formats. Windows Media Photo supports a wide range of features including:

• Multiple color formats for display or print

• Fixed or floating point high dynamic range image encoding

• Lossless or high quality lossy compression

• Extremely efficient decoding for multiple resolutions and sub-regions

• Minimal overhead for format conversion or transformations during decode

Windows Media Photo delivers a lightweight, high performance algorithm with a small memory footprint that enables practical, in-device encoding and decoding.

This version of the specification is based on the implementation of the Windows Media Photo codec that is currently shipping with Windows Vista Beta 2 and the WinFX Runtime Components Beta 2. Future updates to the specification will be posted here when they become available.

Windows Media Photo License

XPS implementations of Windows Media Photo require the Windows Media Photo Device Porting Kit. Currently, Microsoft is offering the Device Porting Kit for evaluation purposes. The kit includes source code for the Windows Media Photo encoder and decoder.

To obtain the Device Porting Kit, you will need to execute the Windows Media Technology Master Evaluation Agreement and the License Form to the Windows Media Technology Master Evaluation Agreement for the Prerelease version of Windows Media Photo Device Porting Kit. You will also be required to provide a signed digital certificate to Microsoft to verify your identity. The license agreement and instructions for obtaining the digital certificate can be requested at https://wmlicense.smdisp.net/licenserequest-04/licenserequest.aspx by choosing "WM Photo Technology Evaluation Agreement" from the dropdown list on that page.

We expect to have a production version of the WM Photo Agreement and Device Porting Kit available soon. When the production version of the agreement becomes available, a sample of the license agreement will be posted at http://www.microsoft.com/windows/windowsmedia/licensing/agreements.aspx. At that time, you can request the production license agreement from the dropdown list at https://wmlicense.smdisp.net/licenserequest-04/licenserequest.aspx.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ou secalhar o pessoal decide fazer como fez com o .WMA ao continuar a usar .MP3, e continua a usar .JPG, digo eu não sei.

Bem dependendo como as imagens saem depois logo vejo se gosto desse formato, de momento os que me agradam mais são o JPG e o GIF, talvez ainda o PNG.

Cumps. Overrun

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que mais me satisfaz neste momento é mesmo o PNG... GIF é para coisinhas pequenas em páginas web e JPG para fotos para os amigos :P

Com isto resumi tudo :(

Quanto a esse novo formato, se a M$ não ficar com o rei na barriga e abrir o formato a linux e mac eu alinho :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu também uso mais o .PNG e não me tem deixado mal... :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Penso que o sucesso desse novo formato será a compactibilidade com os programas de edição de imagem, browsers e software de produtividade. De outr maneira será apenas mais um formato de pouca utilização. Mas se fizer o que dizem então é uma boa hipótese.

Com os melhores cumprimentos,

Sérgio Matias

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

actualmente o PNG é sem dúvida o melhor formato, pois junta as vantagens do JPEG em fotografia e as vantagens do GIF em imagens com poucas cores e contornos bem definidos.

e concordo com o Overrun, se os formatos wma e wmv não fizeram os formatos concorrentes desaparecer, porque razão iria acontecer com este?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Claro, vou já fazer um flash ao telemóvel para ter isso... O jpg está demasiado enraizado mas se for para sair do mercado já tem substituto à altura (o png). Não estou a ver os telemóveis e camaras digitais a recorrer a esse encoder, mas tudo depende do €€€ que a micro$oft invista em desimidar o novo cancro :P

Cumps 8)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Basta ver o exemplo do mp3... Já existem formatos bem melhores, wma incluído, e continua a ser o mais utilizado...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora