• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

skin

Europeus vão desenvolver avião à prova de desvio terrorista

9 mensagens neste tópico

O projecto Safee quer criar aviões que evitam colisões e detectam comportamentos suspeitos dos passageiros. Depois das tentativas de atentados inviabilizadas ontem pelas autoridades britânicas, eis que surge um grupo de investigadores europeus a anunciar as linhas-mestras de um futuro sistema “à prova de desvio terrorista” para aviões. O projecto deverá apresentar os primeiros resultados em 2008, noticia a Cnet.

Actualmente, os investigadores apontaram como prioridade o desenvolvimento de um sistema capaz de corrigir a trajectória de aviões, caso estes se dirijam contra montanhas, edifícios ou outros obstáculos terrestres. Outra das funcionalidades previstas é a detecção de comportamentos suspeitos dos passageiros.

O projecto tem ainda em vista uma funcionalidade que permite encaminhar, automaticamente, um avião desviado por terroristas para o aeroporto mais próximo. Contudo esta funcionalidade só deverá estar disponível dentro de 15 anos.

«É impossível alcançar o nível zero de ameaça. Mas se os aviões forem equipados com electrónica a bordo torna-se muito-muito difícil desviá-los», explica Daniel Gaultier, responsável da Sagem, empresa francesa que está a participar no projecto Safee (Security of Aircraft in the Future European Environment).

O projecto foi lançado em Fevereiro de 2004, com um investimento de 35,8 milhões de euros. Entre os membros do projecto encontram-se a Airbus, a EADS, a BAE Systems, a Thales, a Siemens AG e a Comissão Europeia, que financiou metade do projecto.

A Laviv of Athena GS3, uma empresa israelita que também está a cooperar com o Safee, prevê que o novo sistema de segurança comece a ser comercializado entre 2010 e 2012.

Nas múltiplas funcionalidades previstas para o sistema encontram-se: chips que identificam bagagens e passageiros, um sistema de detecção de explosivos, câmaras biométricas no cockpit e nas entradas do avião, detecção de comportamentos invulgares através de microfones e câmaras, acessos biométricos para o cockpit, um sistema de reacção a ameaças, segurança nas comunicações, e um sistema que evita colisões.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É o motor científico ligado á informática e electrónica que dita o futuro das populações mundiais. Com este sistema os passageiros sentir-se-ão mais seguros, pelo que tenho a certeza que vai vingar. Mesmo assim, a melhor solução contra o terrorismo era parar com a guerra no Oriente. Mas ninguem quer acreditar nisto... :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim mas todos sabemos a raiva que eles têm contra o ocidente, e isto não passa assim tão facilmente e eu não duvido que vá haver tecnologias nucleares daqui a uns anos nas mãos dos terroristas. . .e aí vamos estar com muitos problemas  :bye2:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim mas todos sabemos a raiva que eles têm contra o ocidente, e isto não passa assim tão facilmente e eu não duvido que vá haver tecnologias nucleares daqui a uns anos nas mãos dos terroristas. . .e aí vamos estar com muitos problemas  :bye2:

Sim e todos sabemos que os ocidentais são os culpados da existência dessa raiva. Não vou recapitular toda a histórias, mas se não lhes tivessemos cortado a água (falo dos israelitas aos palestinianos, com o apoio dos EUA) para matar os seus filhos, se os EUA se mantivessem no seu território em vez de invadir a terra dos outros, se os israelitas não invadissem o Líbano e não matassem tantas crianças inocentes essa raiva não existiria. Não nos adianta agora estar a dizer que eles isto e eles aquilo, porque nós é que os provocamos. E só estoua  referir episódios recentes, tudo depois da segunda guerra mundial... :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim eu sei disso, foram os ocidentais que criaram essa raiva, nomeadamente os EUA que pensam que são os heróis de cá do sitio e falam dos terroristas que na verdade são eles. O que me enjoa e muito. Por exemplo a guerra agora no Líbano, todos sabiamos que é impossível lutar contra guerrilheiros. Uma guerra em vão que só matou civis e destriui infraestruturas. Nada mais.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim eu sei disso, foram os ocidentais que criaram essa raiva, nomeadamente os EUA que pensam que são os heróis de cá do sitio e falam dos terroristas que na verdade são eles. O que me enjoa e muito. Por exemplo a guerra agora no Líbano, todos sabiamos que é impossível lutar contra guerrilheiros. Uma guerra em vão que só matou civis e destriui infraestruturas. Nada mais.

Cá ficam umas fotos da guerra do Líbano, disponíveis num dos maiores groups do hi5 do momento:

http://www.hi5.com/friend/group/displayGroupGallery.do?groupId=1185006

:P:D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se deixam de puder desviar os aviões em vez de os 'mandar' para cima dos predios rebenta-nos no ar e matao menos pessoal mas rebentam em vez de 1 3 ou 4.... tb não é só por ai que se resolvem as coisas....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lool lá isso é verdade, não ouviram as noticias sobre os liquidos altamente explosivos a grandes altitudes?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora