• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Tharis

!Erro! - Programa para perímetro circunferência!

7 mensagens neste tópico

Tava a tentar fazer um programa para fazer o perímetro da circunferência depois de receber o valor do raio (atenção sou um gajo que usa pascal bué básico):

O código é:

program Circunferencia;

var x,y:real;

begin

writeln('Quanto mede o raio da circunferência?');readln(x);

y:=x*2*3.1418;

writeln('O resultado é: ' ,y);

readln;

end.

Consigo compilar e td, mas quando executo o programa e meto 10, logo o resultado devia ser "62,836", mas dá-me circulabv9.jpg

Alguém me pode ajudar e dizer-me o erro?

THANKS

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não há erro nenhum, o programa deu o resultado certo, em notação científica: 6.2836*10^1

Agora só tens de descobrir como limitar o número de casas decimais e dispensar a notação científica, coisa que eu não sei fazer em pascal...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Thanks pelo esclarecimento, só preciso de saber como fazer isso!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

Antes de mais tens no menu de resposta a função GeSHi, que permite colocar o código sob a forma de Pascal, ficando o mesmo mais legível.

Agora quanto ao problema, basta limitares o numero de casas decimais, de forma a não aparecer em notação científica.

writeln('O resultado e: ' ,y:4:2);

O :4 limita o numero total de algarismos (incluindo o .) de forma a que do local onde o cursor se encontrava até ao final do número contarem-se 4 algarismos.

Sei que não expliquei isto muito bem, mas vai experimentando alterar os valores que entendes do que se trata.  :ipool:

O :2 limita o número de casas décimais (neste caso a duas casas).

Espero ter ajudado.

Cumps,

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tenho uma duvida parecida!

Quero que o a variável resultado devolva-me sempre 2 algarismo, ex: 05 valores

writeln ('e ',resultado,' centimos');

Como faço?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem para começar tiras a picla que vem a seguir da variavel centimos que está ai mal e vai resultar num erro, tu queres que se o numero for menor que 10 e maior que -10 adicione sempre um o antes do numero?

Se sim podes criar uma varial que recebe o valor 0 de cada vez que aquela consequencia é Verdadeira, caso não saibas como fazer diz :)

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora