• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

softklin

VB6 ou VB.NET [Resolvido]

Qual destas duas é a melhor linguagem para fazer programas no geral?   13 membros votaram

1. 1. Qual destas duas é a melhor linguagem para fazer programas no geral?

• VB6
      2
    • VB.NET
      11

Please inicie sessão ou registe-se para votar.

25 mensagens neste tópico

Por favor, para responderem considerem com os seguintes aspectos:

* Facilidade de aprendizagem da linguagem

* Facilidade na detecção de erros no código

* Tamanho do executável e espaço a utilizar em memória

* Interacção com outras aplicações

* Simplicidade de programação

* Uso reduzido de código para desempenhar tarefas

* Compatibilidade de Windows 95 (sim, 95 incluído!) para cima

Já agora, senão for pedir muito, justifiquem as vossas escolhas.  :thumbsup:

Isto vai servir para saber qual o VB que devo utilizar!! Obrigado a todos os que participarem. :biggrin:

MODERADORES: Podem encerra o tópico, está resolvido!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

1.  Embora nunca me tenha enveredado pelos lados do VB6 penso que ambas são igualmente fáceis de aprender.

3. Um dos grandes problemas do VB.Net é que precisa de .Net Framework para correr e portanto caso o consumidor não o tenha instalado, vai ter que fazer um download de 20mb (acho eu) para poder correr a aplicação.

4. Penso que o vb.net é capaz de ser melhor a interagir com outras aplicações e uma das coisas mais úteis desta plataforma é que podes criar programas juntamente com alguém que use outra linguagem integrada em .Net (C#, C++, J#...).

5. Quanto a esta questão penso que VB.Net fica à frente. Pelo menos para mim, perceber um código em VB.Net é muito mais simples do que perceber um em Vb6.

Quanto às outras não posso responder por nunca ter estado do outro lado (VB6) ou simplesmente por não saber  :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Apesar de eu só trabalhar com VB6, aconcelho-te .NET.

VB6 foi descontinuado se não estou em erro, enquanto .NET tem cadavez mais coisas novas. Na minha opinião são duas linguagens identicas, logo, tem uma aprendizagem e simplicidade de programação identica(penso eu), o tamanho do executavel, em .NET não sei como é, mas em VB6 um simples programa só com uma form 1 um botão, tem fiac logo com 16Kb.... Em VB6 é simples saber qual é o erro, é claro que depende do que for o erro, mas geralmente é simples, por issu não acredito que em .Net seja mais dificil....

Como ja disse em cima, se fosse a ti, apostava em .Net

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

VB6 ja se tornou obsoleto, razão simpleses para usares o .NET

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pelos aspectos que disseste é melhor usares o vb6

mas o vb.net é mais motivante/interessante, só que ja tem mais uma coisas diferente do que o vb6, se te estas a iniciar faz uma aprendizagem rapida no vb6 e depois muda

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas o vb.net é mais motivante/interessante, só que ja tem mais uma coisas diferente do que o vb6, se te estas a iniciar faz uma aprendizagem rapida no vb6 e depois muda

Sinceramente não te aconselho a fazer isso. Se queres usar VB.Net então começa logo em VB.Net não é nada difícil de aprender e evitas confusões com as diferenças de sintaxe entre as duas versões

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Já agora, senão for pedir muito, justifiquem as vossas escolhas. 

epa... sinceramente o facto de o dotNet ser a evolução do VB6 e ser a tecnologia que é continuada e tem suporte da M$ e é sem duvida aquilo que vais ter de mexer quando fores bulir.... pá... acho que devias ter isso em conta...

do ponto de vista técnico... é realmente melhor em todos os aspectos.. o VB6 é de um tempo antigo onde a realidade era diferente e o VB ainda andava num caminho dificil e cheio de derrotas... agora com o dotNet tudo mudou e tens uma base (framework) unica para as varias linguagens suportadas pela M$ e que apresenta grande melhorias e evoluções em relação aos precedentes...

acho mesmo que deves ir para o dotNEt...

teckV

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

.NET, o VB6 já não está em desenvolvimento.

É VB6

Cumps

...?...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado a todos os que votaram! Uso agora o VB .NET 2005 e, 3 palavras...

ESTOU A ADORAR!!!!!!!!!!! :thumbsup:

Mais uma vez obrigado e fiquem bem!  :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu queria votar mas já não dá, eu prefiro o VB6, é o que estou mais famirializado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

vb.net all the way.

VB6 só consegues fazer 10% do que consegues fazer com vb.net

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não sei se repararam mas acho que ele não percebe ainda muito de programação, é mais facil começar em vb6 do que em vb.net, começar a seco em vb.net...mas pronto depende de cada um

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muito de programação?! Não é bem assim, tipo não sou nenhum "master" mas ainda sei um bocado grande de programação, mas de vb é que não, na realidade não trabalho muito com VB, o que se tornam em coisas difrentes. Cuidado com as afirmações para não ferir ninguem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Entre começar com VB6 e VB.NET claro que é melhor começar com VB.NET.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

VB6 só consegues fazer 10% do que consegues fazer com vb.net

Eu estimo que com VB.NET consiga fazer o mesmo que em VB6.

(isso porque com o proprio VB6 só SEI fazer 10% do que aquilo dá para fazer....lol)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muito de programação?! Não é bem assim, tipo não sou nenhum "master" mas ainda sei um bocado grande de programação, mas de vb é que não, na realidade não trabalho muito com VB, o que se tornam em coisas difrentes. Cuidado com as afirmações para não ferir ninguem.

eu não falei para ti, falei para o autor do topico

o vb6 tem muita coisa para fazer, o vb6 é considerado a linguagem em que qualquer gajo que instale aquilo consiga fazer qualquer coisa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não sei se repararam mas acho que ele não percebe ainda muito de programação, é mais facil começar em vb6 do que em vb.net, começar a seco em vb.net...mas pronto depende de cada um

o objectivo era saber se devia fazer a actualização para a plataforma .NET. Eu já tinha experimentado o VB .NET 2003 e não gostei nada...

Usava o VB6 e por aconselhamento dos utilizadores da comunidade agora uso o VB .NET 2005.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o VB.NET é uma grande evolução em relação ao VB6...

o VB6 ainda tinha muitos problemas, não sei se se lembram dos grandes debates sobre o VB6 em relação ao C e mostravam bem os problemas envolvidos com o VB6...

como trabalho há já muitos anos como programador obviamente tenho acompanhado a evolução das principais linguagens e como o VB é muito usado nas empresas por ser RAD estou batante familiarizado com ele nas suas muitas versões... comecei em VB com o VB3 ainda no tempo dos 16 bits... que grandes pesadelos ao ponto de ainda não ser uma linguagem a usar... o VB4 trouxe alguns melhoramentos mas ainda não era considerada pela comunidade mais pro como uma linguagem aceitavel... na versão 5 o vb comeleça a dar os primeiros passos... caso não saibam mas o projecto VB consistia em criar um Layer sobre as comadas de C que são a bases dos principais SO´s e no caso o windows...

este layer pretendia simplificar o desenvolvimento e criar um linguagem verdadeiramente RAD mas foi um processo duro e cheio de dificuldades... entende-se porque... o VB6 foi para mim o primeiro VB a apresentar-se como uma via aceitavel para desenvolvimento profissional apresentando-se´já com alguma estailidade e algumas funcionalidades interessantes...

mas o VB6 ainda seguia o modelo antigo do VB cheio de limitações e não só na forma de lidar/gerir com as classes em relação ao OO... era muito lento ainda porque tinha um Layer introduzido à pressão entre a linguagem e o sistema... era o tal layer que pretendia simplificar mas a um grande custo a novel de funcionalidades e desempenho... estes argumentos venciam completamente o debate e deixavam o VB num plano menor como que um p+equeno brinquedo para quem se queria introduzir no mundo da programação... qualquer projecto que precisasse de funcionalidades mais séries e grandes exigencias em desempenho deixavam o VB fora das opções...

por isso a M$ deu este grande salto em relação ao dotNet e ao comom language runtime... alterou a arquitectura das suas linguagens para maximizar ao maximo as suas potencialidades... eu acho que teve sucesso nisto e que o dotNEt é uma grande evolução em relação às linguagens anteriores...

o dotNet não têm as limitações do VB6 em relação à programação mais pura em OO (object oriented) e como foi criada uma framework unica de código maquina para todas as linguagens o VB têm agora as mesmas potencialidades do C em relação a desempenho...

a nivel de extras e facilidade de desenvolvimento o dotNEt tambem marca muitos  pontos...

experimentem criar um WebService (SOAP) em VB6 e em dotNet....  e isto é um pequeninisimo exemplo..

o dotnet introduzio um filosfia verdadeiramente "networking" e apresenta-se com uma forma excelente de lidar com as varias camadas da arquitectura N-Tier de programação... agora está perfeitamente dividida a camada de apresentação com a de negócio, aglo que não existe no VB6... aliás... em VB6 para programarem para a net são obrigados a dois projectos.. .um em VB para criar os componentes (objkectos de negocio e os acessos a BD) e outro projecto em Visual Interdev para criarem as páginas ASP... com o dotNet está tudo integrado num só projecto e com as camadas muito bem separadas... podem editar na boa o design sem afectar o codigo de negócio... qualquer designer pode criar a ASPX e voçes trabalham sem medos no componente VB... antigamente eram muitos os casos em que os designers estragavam o código dos programadores pois com o modelo do VB6 tinha-se em muitas situações de se trabalhar nas mesmas páginas...

uffff

acho que está aqui uma boa apresentação desta matéria... e acho que não há qualquer duvida em relação a escolher dotNEt em realação ao VB6... apenas posso concluir que quem defende o VB6 é porque o domina e ainda não conhece o dotNet, mas isso não pode servir como dica para quem vai começar agora...

fiquem bem...

teckV

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o objectivo era saber se devia fazer a actualização para a plataforma .NET. Eu já tinha experimentado o VB .NET 2003 e não gostei nada...

Usava o VB6 e por aconselhamento dos utilizadores da comunidade agora uso o VB .NET 2005.

nesse caso se ja tinhas mexido com o vb6, é melhor fazer a actualização defacto, como isso nao tava mencionado nao sabia

o vb6 é totalmente diferente do vb.net em termos do que passa por tras, o que é igual é o nome e a sintax e alem disso o vb6 era desprezado pelos programadores, agora com o vb.net isso nao acontece

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora