• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

karva

Downloads: pais cúmplices dos filhos

2 mensagens neste tópico

Músicas e vídeos são usados pelos pais sem que estes questionem a sua origem. PJ aposta na prevenção em escolas e universidades. Mas os pais também precisam de ser avisados
A Polícia Judiciária tem feito acções de prevenção nas universidades e nas escolas portuguesas para alertar os jovens para o uso indevido dos computadores. Mas a informação nem sempre chega aos pais, que acabam por ser cúmplices dos ilícitos dos filhos.

Nas «acções de prevenção que temos feito» alertamos também os pais», garante Jorge Duque, da Polícia Judiciária (PJ). Os pais devem controlar os filhos e estar atentos ao que se passa dentro do quarto em que é usado o computador. «Devem dar indicações aos adolescentes para que evitem expor imagens, dados pessoais, números de cartões de crédito ou a conta de acesso à Internet».

«A verdade», exemplifica o mesmo responsável, é que «os filhos chegam a casa com uma música nova ou filme novo e ouvem e vêem sem lhes perguntarem onde arranjaram aquilo». A prática do download ilegal é tão comum que, no caso da música, quase metade do que se ouve no nosso país é adquirido ilicitamente. «Quarenta a sessenta por cento da música ouvida em Portugal» resulta de pirataria que, na sua origem, tem os downloadas ilegais.

Outros crimes da net

A devassa da vida privada é um crime facilitado com o uso da Internet. «Há casos de alunas que viram as suas imagens intimas, do foro sexual, devassadas porque estavam no computador». Isto leva muitas vezes a «desequilíbrios psicológicos e até à desagregação das famílias», explica o inspector-chefe Jorge Duque. Por isso, a PJ contactou recentemente a APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) «para podermos encaminhar as vítimas destes crimes, para acompanhamento psicológico».

Fonte: http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?div_id=291&id=682422

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora