• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Posto móvel de acesso à Net "visita" aldeias alentejanas

1 mensagem neste tópico

Mais de 100 aldeias alentejanas vão ser "visitadas" por um posto móvel de acesso à Internet a partir de quinta-feira, numa iniciativa destinada a combater a info-exclusão nas zonas rurais, anunciaram hoje os promotores.

O posto móvel consiste num veículo adaptado que vai percorrer as diferentes localidades espalhadas pelas freguesias rurais do distrito de Évora, disponibilizando o acesso gratuito à Internet.

Trata-se de uma iniciativa do Évora Distrito Digital (EDD), um projecto criado para reforçar a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação na região, sobretudo ao nível das autarquias locais.

Gisela Vitorino, do EDD, explicou hoje à agência Lusa que o posto móvel de acesso à Internet parte para a estrada quinta-feira na povoação de Cabeção, no concelho de Mora, seguindo depois "viagem" pelas mais isoladas aldeias do interior alentejano.

"Até final deste ano esperamos percorrer mais de 100 localidades das freguesias rurais do distrito de Évora", disse Gisela Vitorino, destacando a intenção do posto móvel de "visitar" todas as aldeias da região.

A iniciativa prevê também a realização de acções de informação e sensibilização para a utilização da Internet e novas tecnologias de informação e comunicação, direccionadas para a população em geral e para públicos-alvo mais específicos.

Gisela Vitorino explicou que vão ser realizadas acções muito distintas, dirigidas a crianças, a idosos e outras a funcionários das juntas de freguesia.

"Nas acções para os mais idosos vamos procurar desmistificar o computador, enquanto as crianças vão ser sensibilizadas para a utilização da Internet como ferramenta de trabalho escolar", exemplificou.

Quanto aos funcionários das autarquias locais, "muitos deles pouco familiarizados" com o computador, a mesma técnica explicou que vão ser sensibilizados para a utilização da Internet e do correio electrónico, de forma a "capacitá-los a prestar auxílio aos cidadãos".

A "bordo" do veículo adaptado, com oito postos de acesso gratuito à Internet, serão também realizados exames para obtenção de Diplomas de Competências Básicas (DCB) na área das tecnologias de informação e comunicação.

.: Fonte

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora