• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

PaLobo

(RESOLVIDO) Passar variáveis de um ficheiro PHP para outro.

11 mensagens neste tópico

Boas pessoal.

Comecei há pouco a minha aprendizagem de PHP e estou a adorar. Tenho no entanto uma dúvida que é a seguinte...

Como passo varáveis de um ficheiro php para outro sem ter o "global variables" on...?

Ex.:

ficheiro 1:

<?php

$a = array("a", "b", "c");
include ("ficheiro2.php");
?>

Ficheiro 2:

<?php

print_r($a);

?>

Qualquer ajuda será muito bem vinda!!!

Fiquem bem,

P.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tens que fazer ao contrario...

Ficheiro 1:

<?php
$a = array("a", "b", "c");
?>

Ficheiro 2:

<?php
include( 'ficheiro1.php' );
print_r($a);
?>

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sempre que chamar o ficheiro 2 e ele executa o ficheiro 1, ou apenas a primeira vez?...

Eu explico o porquê da minha pergunta...

Tenho 21 páginas com fotos e um form que participantes têm que avaliar e responder. Eu quero, que as fotos apareçam sem de forma aleatória, portanto criei um array com as páginas ($rand = array("foto1.htl", "foto2.html",...)) e depois faço um shuffle.

Depois preciso de um while para percorrer o array até mostrar as 21 fotos. (Não sei se me fiz entender...???)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim... sempre que chamares o ficheiro 2 ele executa o ficheiro 1

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

com php n vais lá... pk n ha maneira de apresentares conteudo, esperares e mudares o conteudo, o php não consegue fazer isso, a não ser que uses ajax em conjunto com php, asism já dá e é uma hipotese. outra hipotese é fazeres refresh a pagina, passas os argumentos que precisares por sessions ou $_GET e mostras uma foto diferente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já estive a tentar com sessions e não estou a conseguir. o que eu quero, é que ele chame uma página diferente quando o participante clica em submeter... ou seja:

Crio array. faço shuffle à array. Ele apresenta a página que está na posição $_array[$_i]... O participante avalia e clica em continuar... os dados são avaliados e enviados para BD, depois incrementa $_i e apresenta a página que está em $_array[$_i], e assim sucessivamente enquanto $_i<20.

O problema, é que não consigo guardar as informações de $_i e fazer as iterações como deve ser!

Isto está a deixar-me doido e fulo...  :wallbash: :mad: :rant_01:

Quanto ao AJAX... também estou disposto a aprender!! Infelizmente tenho urgência neste projecto e AJAX já não deve vir a tempo :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se bem entendi, tens uma sequencia de paginas (html ou outra) que pretendes que o utilizador veja de uma forma sequêncial.

Uma solução passa por enviares pelo metodo $_POST/$_GET as variaveis que usas: o array de paginas e a pagina actual.

Assim quando a pagina é carregada sabes qual é a pagina seguinte que deve ser mostrada é a pagina inicial +1.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pessoal pela vossa ajuda, mas já consegui. Deixa-me que vos digo que é mais que viável fazer isto com PHP. Em breve coloco o código de como consegui no arquivo de código para que todos possam beneficiar com o que eu aprendi recentemente por tentativa e erro...

Até lá, fiquem bem e obrigado mais uma vez.

P.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora