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Ridelight

Robot Roamer

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As crianças adoram os robots. Este seu fascínio pode ser aproveitado para proporcionar às crianças o entusiasmo da investigação e da aprendizagem no Ensino Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. O Robot Roamer é, acima de tudo, divertido e motiva as crianças para pensar, experimentar e aprender.

Logo desde o início, as crianças interagem de forma muito positiva e espontânea com o Robot Roamer. Ao transformar noções abstractas em concretas, as crianças envolvem-se activamente no seu próprio processo de aprendizagem.

O Robot Roamer proporciona uma base sólida para o pensamento matemático, desde o simples reconhecimento de números até à aritmética e resolução de problemas. Através do Robot Roamer, as crianças tornam-se participantes activos no mundo da geometria, matemática, do desenho e tecnologia... através de inúmeras actividades curriculares. A sua aparente simplicidade, ideal para os mais novos, esconde sofisticadas aplicações tecnológicas que desafiam os mais crescidos e os mais dotados. O Robot Roamer destina-se, então, a crianças e jovens dos 4 aos 15 anos [Ensino pré-escolar e 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico].

Como funciona?

O Robot Roamer anda para a frente e para trás, roda para a direita e para a esquerda, espera e faz som. Pode-se ensinar o Robot Roamer a fazer tudo isso pressionando as teclas existentes na sua carapaça. Possui uma tecla para cada uma dessas funções e um conjunto de teclas com algarismos.

Para dar uma instrução, carrega-se numa tecla de instrução seguida de um número. Isso diz ao Robot Roamer o que fazer e quantas vezes o deve fazer. No final da instrução, deve carregar-se na tecla verde Go, para o robot executar o que foi programado.

Características

Robusto

É resistente às quedas e empurrões de crianças.

Autónomo

Não necessita de estar ligado a nenhum computador para funcionar.

Simples de utilizar

Teclado de conceitos na carapaça, atractivo e simples de utilizar.

Amigável e neutro

A forma não agressiva facilita a caracterização.

As crianças estabelecem com ela naturais relações de empatia.

Pode ser aquilo que os seus utilizadores quiserem: animal, pessoa, meio de transporte, ...

Ajuda a criar uma imagem positiva de si mesmo.

A forma neutra e atractiva quebra barreiras culturais e sexuais.

Adaptável a todas as idades.

Fácil de programar

Linguagem semelhante ao LOGO.

Providencia alguma experiência em programação, fornecendo uma cultura básica para lidar com computadores.

Som programável

A altura, duração e tempo do som podem ser programados, adicionando uma dimensão extra ao trabalho criativo.

Possibilita, de uma forma simples, uma introdução no domínio da educação musical.

Desenvolve a capacidade auditiva musical.

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