• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Gurzi

Programar em Linux

32 mensagens neste tópico

Pessoal mudei recentemente de Windows para Linux... e um code que funcionava na perfeição em Windows em linux....

Ok, o problema é que linux é a base de php, os servers correm em linux e não em Windows...

Ora o problema é meu...

ele nem consegue abrir o ficheiro.. pk ?

$file = "/var/www/html/agenda.kav";

if(isset($_POST['Adicionar']))

{

$handle = @fopen($file, "a+")  OR die("Failed to open the file " . $file);

$nome = $_POST['Nome'];

$email = $_POST['Email'];

e já agora, alguem sabe um editor bonito com highlighting para linux ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

jEdit, Eclipse com extensão para PHP, existem tantos...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

$file = "/var/www/html/agenda.kav";

if(isset($_POST['Adicionar']))

{

$handle = @fopen($file, "a+")  OR die("Failed to open the file " . $file);

$nome = $_POST['Nome'];

$email = $_POST['Email'];

Se o ficheiro "agenda.kav" e o ficheiro php estão na pasta /var/www/html  não precisas de colocar  para abrir /var/www/html/agenda.kav coloca apenas agenda.kav e certifica-te que o ficheiro agenda.kav tem o modo 777.

Quanto ao editor aconselho-te a utilizar vim tem um highlight muito bom é o que eu utilizo no meu linux, só precisas de abrir a shell do teu linux e digitar vi ficheiro.php

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois ao contrario de windows em que tens de dar todo o path do file para ele abir, em linux basta meteres

$file = "agenda.kav"; se tiver na mesma pagina que o script php, ou entao /pasta1/pasta2 o path a partir do local onde ele esta a ser executado.

Por exemplo se ta a seguinte tree

/

/main.php

/files/agenda.kav

basta fazer $file = "/files/agenda.kav";

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aqui fica uma imagem do editor que eu utilizo "vim"

lag3ym9.th.png

Eu gosto desse editor porque ele é todo escuro e as letras têm um bom highlight e assim consigo ver muito bem o código. (E quando o código tem um é fácil descobrir em que linha esta o erro)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Usas o Vim ganda maluco ;) ( no bom sentido :D ).

Gosto de coisas nativas mas nao tanto :D mais 1 couco ias para pico ou nano LOL

Tambem aconselho kwrite e o kit developement do kde, tambem tem jedit para quem nao usa kde e eclipse.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É eu nao falei nesse pk ele é uma versao simplificada do kwrite, mas tambem muito bom.

Tambens tens o Emacs ;) que pessoalmente nao gosto mas que dizem ser uma ferramenta muito poderesa :D LOL

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Usas o Vim ganda maluco :D ( no bom sentido :D ).

Gosto de coisas nativas mas nao tanto :D mais 1 couco ias para pico ou nano LOL

Tambem aconselho kwrite e o kit developement do kde, tambem tem jedit para quem nao usa kde e eclipse.

O pico esta muito distante do vim ;)  eu no linux faço tudo na linha de comandos... até para abrir o browser abro pela linha de comandos... é só digitar mozilla %u ou opera %u é muito mais facil :)

EDIT: O vim chega a ser melhor que o emacs

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

parecem um prof da UM que não usa rato... é muito moderno...

e mt + facil abrir a linha de comandos e digitar o comando pa abrir uma aplicação do que ter um icone para ela e fazer um click? vocês lá sabem...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como a minha linha de comandos esta sempre aberta... eu prefiro escrever  "opera"  para abrir o opera browser do que ter que ir com o rato até ao icone e clicar 2 vezes, consigo poupar 5 segundos ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É eu em linux tambem corro praticamente tudo pela shell até pk é mais rapido ;) fazer firefox & do que pegar no rato e clikar no icon LOL :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Malta, como consigo ver se o agenda.kav está em 777 ? e como altero ? ensinem-me pela linha de comandos, para me começar a interiozar com isto ,abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Malta, como consigo ver se o agenda.kav está em 777 ? e como altero ? ensinem-me pela linha de comandos, para me começar a interiozar com isto ,abraço

Usas o comando chmod.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei como é que podes ver as permissões mas para colocares o modo 777 é só abrir a linha de comandos e digitar:  chmod 777 agenda.kav

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

offtopic

e mt + facil abrir a linha de comandos e digitar o comando pa abrir uma aplicação do que ter um icone para ela e fazer um click? vocês lá sabem...

ter um icone para abrir um progama até pode ser mais rápido do que digitar na linha de comandos 'vi' (isto se a consola não estiver aberta), mas podes ter a certeza que há muitas operações que se fazem no Vim com dois ou três comandos muito mais rapidamente do que se usasses o rato... e além do mais, "homens a sério não clicam" ;):D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
"homens a sério não clicam"

Daqui a pouco ainda dizem que homens a sério não usam o monitor... isso de não usar o rato é estúpido, inventarem o rato para alguma coisa.  :smoke:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não vês que ele esta a brincar.... lol  Claro que no linux é mais rapido e  fácil fazer tudo pela linha de comandos do que utilizar o rato, só é preciso saber os comandos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No Mac OS X o Exposé trás uma vantagem que torna a programação na GUI bastante mais atractiva.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Daqui a pouco ainda dizem que homens a sério não usam o monitor... isso de não usar o rato é estúpido, inventarem o rato para alguma coisa.  :smoke:

Mas é óbvio... Homens a sério usam cartões perfurados que permitam fazer hacking com uma qualquer esferográfica, direccionam o output para uma impressora de 9 agulhas de papel continuo e o único device de input que têm é um teclado com duas teclas: 1 e 0! ;):D :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas é óbvio... Homens a sério usam cartões perfurados que permitam fazer hacking com uma qualquer esferográfica, direccionam o output para uma impressora de 9 agulhas de papel continuo e o único device de input que têm é um teclado com duas teclas: 1 e 0! :D :D :D

lol isso faço eu, mas nem preciso do 0, para mim é tudo 1 ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tb uso bastante o vim :D Além de ser bastante bom evita-me o uso do rato a quase 100%, detesto usar o rato ;) E nem sou Alentejano (sem ofensa)

Para php e html e afins experimenta o bluefish, é muito bacano :) Tenho ideia que está nos repositórios do fedora tb, experimenta este comando na consola:

yum search bluefish

Se existir instala-o pelo yum, assim não tens de te preocupar com dependências :cheesygrin:

O kate também é bastante bacano mas pessoalmente não gosto muito..., parece um notepad com highlight :D

O emacs nunca usei..., mas de facto já ouvi bastantes opiniões de que um vim é melhor que emacs..., como tal vou-me manter pelo vim :D

Felizmente não faltam editores em linux, é um sistema operativo bastante util para programadores :cheesygrin:

abraços, HecKel

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tinham perguntado como se vê as permissões dos ficheiros...

ls -l

Mas não precisas de dar 777 ao ficheiro. Não sei se estás a par do sistema de permissões do linux mas é assim, tens permissões de leitura, escrita e execução para o Owner, Group, Others. O owner é quem criou o ficheiro, o Group são todos os utilizadores que pertencem ao grupo de utilizadores de quem criou o ficheiro, Others são todos os outros.

Para dares determinares as permissões de um determinado ficheiro basta executares o comando chmod <permissoes> ficheiro

para saberes o que deves usar no parâmetro permissões, para cada tipo de utilizador tens 3 bits. Assim vês quais são as permissões que queres dar a cada um e convertes os 3 respectivos bits para decimal. Por exemplo se quiseres dar permissões totais ao Owner, de leitura e execução ao Group e apenas leitura aos Others fica:

1        1        1            1        0        1            1        0        0

Leitura Escrita Execução Leitura Escrita Execução Leitura Escrita Execução

-----------Owner----------- ------------Group----------- -----------Others-----------

111 em binário é 7 em decimal

101 em binário é 5 em decimal

100 em binário é 4 em decimal

Ou seja, o comando seria chmod 754 ficheiro

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora em relação aos editores, nenhum bate o emacs, só é preciso saber utilizá-lo. O emacs permite compilar e executar código, bem como  abrir páginas web e ver o email entre outras coisas que ainda não descobri. O único defeito que encontro no emacs é não se poder fazer copy paste de fora para dentro do emacs...

E quanto ao abrir o firefox, ou opera, ou whatever a partir da console... cá para mim é mania... e que tal ter um ícone na barra e clicar-lhe? Se estiveres a trabalhar noutra janela que não a da consola é mais rápido clicar no ícone do que mudar de janela e escrever firefox &

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora