• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Blue_Acid

Software MacOS

20 mensagens neste tópico

Viva Pessoal

A nova situação é a seguinte, época de emigrantes e eu tenho familia que vem cá, e um dos meus tios disse-me que me ia trazer um Computador para eu ver se conseguia meter a trabalhar, e como já chegou já cá passou e eu já abri a maquina e vi o básico.

Primeiro problema, a maquina foi-lhe dada mas não tem disco Rigido  :nono1: mas esse não é o problema, arranja-se um em segunda mão ou assim, o problema é como ou onde vou arranjar um sistema para um Mac G3

Kual é a versão a ser Instalada? Há possibilidade de alguem me dar um link para fazer Download, ou me possa fazer um copia do software para eu tentar instalar isso?  :hmm:

O Linux é solução em caso de não conseguir SO para MAC??  :P

Um Abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A última versão do OS X deve correr nisso, embora possa não ser a "mais acertada" depende da RAM que tenha a máquina.

Podes ir à loja da Apple, perto das Amoreiras, ou perguntar aqui o que é que eles têm/aconselham para o G3...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Viva

O prob é ir a LX, é que eu não sou dessa zona, sou da zona de Ourém/Fátima

Eu vou tentar ver que opinião essa loja me dá.

O Linux dá para instalar lá??? É que já tenho um disco para lá meter

Um Abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Qual é a velocidade do processador? Ou... qual é o Mac, mais concretamente (podes ver aqui se não souberes kl é o modelo).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem segundo consegui ver, é um IMac G3 com um  processador 300Mhz.

Assim ajuda?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, já não é própriamente o mínimo absoluto para o Mac OS X, mas certamente que já não dá para o Tiger. Podes tentar arranjar o Panther ou o Jaguar (Mac OS X 10.3, Mac OS X 10.2) para correr aí. Opcionalmente, a distro de Linux mais fácil de obter para PowerPCs é o Ubunu, que podes sacar é http://darkstar.ist.utl.pt/ubuntu/6.06/ubuntu-6.06-desktop-powerpc.iso

Em qualquer dos casos, tens que inserir o CD/DVD e carregar em C ao iniciar até aparecer a indicação de que o OS está a carregar.

Hope it helps!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Curiosamente estou agora a escrever o post do Safari, no meu computador! :P

Tou a gostar disto até agora :P

Para esse Mac o ideal seria mesmo linux, porque te sairia barato e menos trabalhoso em todos os sentidos :)

Se por acaso queres mesmo MacOS o ideal era mesmo arranjares o 10.2 por exemplo :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Viva

O prob é ir a LX, é que eu não sou dessa zona, sou da zona de Ourém/Fátima

Telefona antes e vem cá só mesmo se valer a pena.

Eu vou tentar ver que opinião essa loja me dá.

O Linux dá para instalar lá??? É que já tenho um disco para lá meter

Um Abraço

Sim dá. Tenho CDs do Ubunto (live e install) para Mac que mandei vir e ofereci alguns a amigos que têm PowerBooks.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pela Ajuda

Eu tb tenho um CD original de Ubunto, o live e o de instalação, vou ver se me safo

Um abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pela Ajuda

Eu tb tenho um CD original de Ubunto, o live e o de instalação, vou ver se me safo

Um abraço

Tem de ser a versão para a arquitectura do G3, não serve a da 386.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Correcto, nem m lembrei disso

vou fazer download do link k o KhAoTiK TaChYoN me deu para ver se dá.

Um Abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Correcto, nem m lembrei disso

vou fazer download do link k o KhAoTiK TaChYoN me deu para ver se dá.

Um Abraço

Ele deu-te o link para a versão PowerPC por isso estás na direcção certa! :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Viva

Sim, eu vi que era para powerpc

Já agora quem é que me explica como é que se formata e instala software no Mac?

Um abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Viva

Sim, eu vi que era para powerpc

Um abraço

A instalação deve tratar-te disso. Só tens é de aprender a fazer o boot de CD que é qualquer coisa como Ctrl ou Maça + C ou algo assim...

Google it. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o essencial já foi dito...

Em qualquer dos casos, tens que inserir o CD/DVD e carregar em C ao iniciar até aparecer a indicação de que o OS está a carregar.

depois de arrancares a partir do CD/DVD tens o 'Utilitário de Disco' que te permite formatar o disco. quanto à instalação, é mais intuitiva do que a do Windows...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, já não é própriamente o mínimo absoluto para o Mac OS X, mas certamente que já não dá para o Tiger. Podes tentar arranjar o Panther ou o Jaguar (Mac OS X 10.3, Mac OS X 10.2) para correr aí. Opcionalmente, a distro de Linux mais fácil de obter para PowerPCs é o Ubunu, que podes sacar é http://darkstar.ist.utl.pt/ubuntu/6.06/ubuntu-6.06-desktop-powerpc.iso

Hope it helps!

Tenho um problema, tenho um imac de 1998:

CPU

CPU: PowerPC 750

CPU Speed: 233 MHz

FPU: integrated

Bus Speed: 66 MHz

Data Path: 64 bit

ROM: 1 MB ROM + 3 MB toolbox ROM loaded into RAM

RAM Type: 144 pin SO-DIMM

Minimum RAM Speed: 100 MHz

Onboard RAM: 0 MB

RAM slots: 2

Maximum RAM: 256 MB

Level 1 Cache: 32 kB data, 32 kB instruction

Level 2 Cache: 512 kB backside, 1:2

Expansion Slots: mezzanine

Video

Monitor: 15"

VRAM: 2 -6 MB SGRAM

Max Resolution: 16 bit 1024x768

Storage

Hard Drive: 4 GB

ATA Bus: EIDE

Optical Drive: 24x CD-ROM

Input/Output

USB: 2

Audio Out: stereo 16 bit mini

Audio In: stereo 16 bit mini

Speaker: stereo, SRS

Microphone: mono

Networking

Modem: 56 kbps

Ethernet: 10/100Base-T

Miscellaneous

Codename: Columbus

Gestalt ID: 406

Power: 80 Watts

Dimensions: 15.8" H x 15.2" W x 17.6" D

Weight: 40 lbs.

Minimum OS: 8.1

Maximum OS: 10.3.9

Introduced: August 1998

Terminated: January 1999

Com o SO Mac 8.X. O problema é que o leitor de CD interno está avariado (pelo que vejo tem um contacto cortado).

A minha questão é como arranco a instalação do linux?

Dá para realizar com um Disco externo, pen, leitor de CD externo?

Gostava de saber que opções tenho, é que o SO actual está a dar problemas e pretendia formatá-lo.

Cumpr. bk@ero  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não querendo entrar em guerra Ubuntu vs Debian, mas na minha humilde opinião para um pc mais fraco era melhor debian pois é mais rápido:

http://darkstar.ist.utl.pt/debian-iso/3.1_r4/powerpc/

ou

ftp://ftp.au.debian.org/pub/debian-cd/images/current/powerpc

(aconselho a stable para esse pc porque não precisas propriamente o último grito de software).

PS: o link em PT que te dou é net install por isso tens de estar ligado a net durante a instalação (fácil se for por router). infelizmente para power pc não encontrei cd completo em mirror nacional.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não querendo entrar em guerra Ubuntu vs Debian, mas na minha humilde opinião para um pc mais fraco era melhor debian pois é mais rápido

penso que o Gentoo é ainda mais rápido do que esses dois :D

Com o SO Mac 8.X. O problema é que o leitor de CD interno está avariado (pelo que vejo tem um contacto cortado).

Gostava de saber que opções tenho, é que o SO actual está a dar problemas e pretendia formatá-lo.

no MacOSX podemos seleccionar nas preferências do sistema o "Startup Disc" que pode ser a rede ou mesmo outro computador ligado por firewire.

quando instalei o Linux (Gentoo) também me lembro de ter visto lá umas opções para instalá-lo a partir de um pen, mas não faço a mínima ideia de como arrancar a partir da pen.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não querendo entrar em guerra Ubuntu vs Debian, mas na minha humilde opinião para um pc mais fraco era melhor debian pois é mais rápido

penso que o Gentoo é ainda mais rápido do que esses dois :D

O problema é que secalhar ele não tem paciência para compilações... mas se tivesse também era um boa opção.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

penso que o Gentoo é ainda mais rápido do que esses dois :P

no MacOSX podemos seleccionar nas preferências do sistema o "Startup Disc" que pode ser a rede ou mesmo outro computador ligado por firewire.

quando instalei o Linux (Gentoo) também me lembro de ter visto lá umas opções para instalá-lo a partir de um pen, mas não faço a mínima ideia de como arrancar a partir da pen.

Sinceramente estava a pensar experimentar o Gentoo, mas isso depois vejo.

Bem, de mac não percebo mesmo nada, hoje aventurei-me a tirar o leitor interno danificado, possivelmente consigo arranjar um leitor bom usado.

Em relação ao "Startup Disc" vou pesquisar, depois digo qualquer coisa.

Obrigado por tudo  ;)

Cumpr. bk@ero  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora