• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Knitter

postgresql 8.1 + evaristo num knoppix

18 mensagens neste tópico

Boas!

Preciso configurar o evaristo/mpbiz para usar uma base de dados postgresql. Mesmo depois de seguir as configurações indicadas na página do evaristo não estou a conseguir correr o ficheiro de sql que permite criar a base de dados.

Obtenho sempre o erro: "psql: FATAL: database "m16e" does not existe", mas essa é a base de dados que estou a tentar criar!

ALguém experimentou um problema igual?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá,

nunca usei o Evaristo, nem sabia que existia, mas quanto à tua dúvida, podes tentar o seguinte:

- num terminal, depois de instalares o postgresQL, fazes:

$ su - postgres

$ createdb m16e  --> se for este o nome da base de dados

caso não tenhas o createdb na tua PATH, então tens de usar o caminho completo para o programa, como por ex:

$ /usr/local/pgsql/bin/createdb m16e  --> este ex. serve para a minha distribuição, a Slackware, poderá ser diferente na tua.  Se for, pesquisa pelo programa, por ex, com:

$ find / -name createdb

Outra alternativa, passa por procurares o script de instalação da bd m16e e tentares descobrir o que está a falhar, se algo.

Espero ter ajudado,

Luís P. Mendes

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas!

Estou a usar o Knoppix, a ideia era ciar um liveCD para ser distribuido aos caloiros que entrarem este ano na ESTG Leiria. Quanto a criar a base de dados, existe um script que vem com o pacote do evaristo/mpbiz e serve para instalar o programa, basicamente é um script sql que criar a base de dados e todas as tabelas, e o problema começa mesmo ai, no scipt existe a intrução para criar a base de dados mas sempre que corro o raio do script obtenho sempre o mesmo erro.

Corro o script da seguinte forma:"psql -f sql/mpb2-3.sql m16e", onde "sql" é o nome da pasta onde está o script.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Qual é o erro que dá?

Não há uma secção de troubleshooting ou uma faq que ajude?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

"psql: FATAL: database "m16e" does not existe"

Na página do evaristo não. o problema é que nunca tinha mexido em postgresql, sei sql e percebo o script de instalação, é apenas sql afinal de contas.

Mas não percebo a forma de trabalhar do postgresql e ainda por cima o manual de instalação do evaristo é para o postgresql 7.x e eu estou a usar a versão 8.1.

Bem vou ver continuar nos outros poblemas... já agora M6 alguma vez experimentas-te implementar uma situação de Single Sign-On num sistema Linux que faça autenticação na active Directory do windows?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

"psql: FATAL: database "m16e" does not existe"

Na página do evaristo não. o problema é que nunca tinha mexido em postgresql, sei sql e percebo o script de instalação, é apenas sql afinal de contas.

Mas não percebo a forma de trabalhar do postgresql e ainda por cima o manual de instalação do evaristo é para o postgresql 7.x e eu estou a usar a versão 8.1.

Nunca trabalhei com PostGres, qual é a ideia desse segundo pârametro, o m16e?

Bem vou ver continuar nos outros poblemas... já agora M6 alguma vez experimentas-te implementar uma situação de Single Sign-On num sistema Linux que faça autenticação na active Directory do windows?

Não. Administração não é a minha área e nunca fiz uma coisa dessas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

knopix com o evaristo!!! grande ideia!

força nisso... mas e a base de dados? onde fica? tem que se definir o servidor postgres no inicio de cada sessao? :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
mas e a base de dados? onde fica? tem que se definir o servidor postgres no inicio de cada sessao?

A base de dados fica no proprio CD, neste caso DVD tendo em conta a quantidade de software que é para incluir. Quanto ao servidor, estará operacional assim que o sistema arrancar.

Esta é pelo menos a ideia, mas com tantos problemas e tendo em conta que sou apenas um a trabalhar no projecto, tou a ver as coisas a ficarem negras.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas!

Estou a usar o Knoppix, a ideia era ciar um liveCD para ser distribuido aos caloiros que entrarem este ano na ESTG Leiria. Quanto a criar a base de dados, existe um script que vem com o pacote do evaristo/mpbiz e serve para instalar o programa, basicamente é um script sql que criar a base de dados e todas as tabelas, e o problema começa mesmo ai, no scipt existe a intrução para criar a base de dados mas sempre que corro o raio do script obtenho sempre o mesmo erro.

Corro o script da seguinte forma:"psql -f sql/mpb2-3.sql m16e", onde "sql" é o nome da pasta onde está o script.

Olá Knitter,

em princípio o que pretendes vem descrito no excelente tutorial do postgreSQL http://www.postgresql.org/docs/8.1/interactive/backup.html#BACKUP-DUMP-RESTORE.

ou seja:

$ psql m16e < mpb2-3.sql

restauras, ou neste caso crias, uma base de dados a partir do ficheiro onde se encontram as definições.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
mas e a base de dados? onde fica? tem que se definir o servidor postgres no inicio de cada sessao?

A base de dados fica no proprio CD, neste caso DVD tendo em conta a quantidade de software que é para incluir. Quanto ao servidor, estará operacional assim que o sistema arrancar.

Esta é pelo menos a ideia, mas com tantos problemas e tendo em conta que sou apenas um a trabalhar no projecto, tou a ver as coisas a ficarem negras.

porra... esta a falahar-te qq coisa...

onde é que se aloja a base de dados? no cd é obvio que nao pode ser.... como é que a base de dados fica no cd?

o utilizador tem que ter uma unidade onde armazenar os dados... obviamente um cdrom n permite isso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

porra... esta a falahar-te qq coisa...

onde é que se aloja a base de dados? no cd é obvio que nao pode ser.... como é que a base de dados fica no cd?

o utilizador tem que ter uma unidade onde armazenar os dados... obviamente um cdrom n permite isso.

Sim e não. Se é um CD para fazer uma demo ou para instalação pode ser suficiente acesso aos dados apenas para leitura, além de que é fácil montar uma ram drive ou partição um disco e usá-la temporariamente durante a execução da aplicação (para demos claro).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Basicamente como o M6 disse, eu sei que um CD é apenas de leitura mas quando usas um live CD usas a RAM do PC como se fosse um disco, é claro que dps se não guardares num suporte de memória persistente perdes os dados mas essa não é a questão.

A resposta à tua pergunta continua a ser que a base de dados se encontra no CD, e podes introduzir dados sem grandes problemas, quando desligares o sistema das duas uma, ou perdes os dados, ou fazes um backupd da base de dados para um suporte diferente. Não é perfeito, mas é um live CD não se pode ter tudo. :( Tendo em conta que os alunos da ESTG Leiria têm 500MB de espaço num sevidor de ficheiros qualquer aluno pode colocar o ficheiro da BD no seu espaço e trabalhar ai. Mas seja como for é no CD que inicialmente está a BD o utilzador depois faz com ela o que quiser.

Espero ter-me feito entender desta vez. Dsc se não me expliquei bem da primeira.

Peace.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois.... é que o evaristo é um programa que usado de vez em qdo nao serve para nada. O evaristo serve para comerciantes fazerem a sua contabilidade. De que lhes vale ter uma base de dados vazia sempre que correm o programa? de pouco, ou nada se já conecerem o evaristo.

anyway... porque sacar um dump da base de dados cada vez que se insere o cd e depois no fim guarda-lo de novo lá no mesmo sitio? funcionaria... mas mm assim é uma solucao demasiado rebuscada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
O evaristo serve para comerciantes fazerem a sua contabilidade. De que lhes vale ter uma base de dados vazia sempre que correm o programa? de pouco, ou nada se já conecerem o evaristo.

Comerciantes? Eu não falei em comerciantes :P. Não especifiquei que destino ia dar à base de dados :(

Estou a desenvolver um liveDVD, sim já passou a DVD, para ser entregue aos alunos da ESTG Leiria. Por isso falei antes num espaço que os alunos têm onde podem guardar a base de dados.

Neste caso é para dar conhecimento de alternativas open source ao software proprietário que aprendemos a usar na ESTG, como somos academia Cisco, Micrososft e Oracle,  usamos muito produtos dessas empresas e queriamos que os alunos possuissem conhecimento sobre algumas alternativas.

Em relação ao problema da base de dados talvez se possa criar um script para exportar e outro para importar a base de dados.... é um caso a pensar.... entre tantos outros :P

Peace.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois... é que nao estou a ver alunos de gestão a andar para trás e para a frente com dumps e com comandos à base de dados, sem ofensa para o pessoal de gestao.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso já foi feito há cerca de um ano (http://www.memoriapersistente.pt/livecd.html) com o Knoppix 3.8.1 :-D

E até não é muito complicado de fazer. Se quiseres, posso-te enviar o CD para veres como é que foi feito (basicamente, passa por criar a BD durante a remasterização, com o comando initdb -- http://www.postgresql.org/docs/8.1/interactive/app-initdb.html, dentro dum 'chroot', um cluster Postgres e inicializar a BD).

Carlos Correia

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

epa... isso era fixe... poe-lhe a base de dados de demonstracao. Assim posso mostrar ao meu pai as maravilhas da tecnologia open source.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora