• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Foskasse

Kurumin... (Guia do Hardware)

1 mensagem neste tópico

Download http://darkstar.ist.utl.pt/pub/kurumin/

Linux Pra os iniciantes e pra aqueles que nao se querem chatear... :P esta aqui uma pequena apresentaçao pra quem nao conheçe. :) Exprimentem Vale a pena :)

Retirado do Guia do Hardware.

Descrição:

O Kurumin é a distribuição Linux desenvolvida pela equipe do Guia do Hardware e colaboradores, que se tornou rapidamente uma das distribuições Linux mais usadas no país. Todos os componentes do sistema são abertos, permitindo que além de usar, você possa redistribuí-lo, ver e modificar os scripts de configuração e desenvolver versões modificadas do sistema.

Facilidade de uso: O Kurumin é a distribuição Linux mais fácil de usar. Ele roda diretamente a partir do CD, detectando o hardware da máquina e pode ser instalado rapidamente. Todos os scripts, ferramentas de configuração, menus, etc. são escritos diretamente em Português do Brasil, ao invés de serem escritos em Inglês e depois traduzidos. Isso faz com que tudo seja muito mais familiar.

Muitas pessoas têm apontado o Kurumin como sendo não apenas mais fácil de usar que outras distribuições Linux, mas também mais fácil que o próprio Windows.

Ícones Mágicos: O Kurumin inclui mais de 400 scripts e ferramentas de configuração, organizados no Clica-Aki, o Painel de Controle do Kurumin. Estes scripts incluem funções para instalar novos programas, configurar servidores, configurar placas wireless e softmodems, firewall e muitas outras funções úteis. O que é "complicado" em outras distribuições, pode ser feito com poucos cliques no Kurumin.

Multimídia: O Kurumin é a distribuição Linux com melhor suporte a multimídia. Instale o Suporte a mais formatos de vídeo e suporte a DVDs protegidos através dos ícones mágicos e você conseguirá assistir até mesmo vídeos via streaming através do navegador, usando o KaffeinePlugin.

Suporte a aplicativos Windows: O Kurumin é a distribuição com melhor suporte a programas e jogos Windows, combinando o WMware, Wine, CrossOver Office, Qemu e WineX (Cedega). Você pode escolher qual usar de acordo com a necessidade. Veja mais detalhes aqui: http://www.guiadohardware.net/livros/kurumin/04/

Interface: Ao invés de tentar imitar a interface do Windows, o Kurumin tem uma cara própria, que é ao mesmo tempo familiar e bonita.

Suporte a hardware: O Kurumin inclui um conjunto completo de drivers para modems e lacas wireless. O Kernel 2.6 atualizado faz com que estejam disponíveis versões recentes dos drivers para outros dispositivos.

Documentação e Ajuda: Os recursos disponíveis no Kurumin são explicados com detalhes no Livro "Entendendo o Linux, Guia Prático" (disponível em versão impressa) e no livro "Kurumin Desvendando seus segredos" (lançado em 2004, por isso desatualizado em alguns tópicos), que você pode ler aqui: http://www.guiadohardware.net/livros/kurumin/.

Leia também os Guias Kurumin: Instalando e Kurumin: Configurando o sistema.

Desenvolvimento: O Kurumin é desenvolvido primariamente por uma única pessoa, mas existe um fórum para discussões técnicas, onde você pode postar dicas, contribuições e sugestões técnicas, o Kurumin Technical (este não é um fórum de suporte, leia as regras do fórum antes de postar). Originalmente o Kurumin foi desenvolvido com base no Knoppix. Atualmente ele utiliza também componentes do Kanotix e outros projetos, além de ser baseado nos pacotes do Debian.

O Kurumin pode ser personalizado, criando novas soluções. Você pode adicionar novos programas, remover alguns dos programas instalados, alterar o visual e configurações, usar outro gerenciador de janelas no lugar do KDE, adicionar novas funções e facilidades através de scripts e assim por diante. Como este processo exige um certo conhecimento técnico, optei por concentrar todas as informações referentes à personalização do CD no livro "Linux Ferramentas Técnicas 2ed., disponível aqui no site, ou em qualquer boa livraria. Além de falar sobre a remasterização do Kurumin, o livro inclui explicações detalhadas sobre a estrutura do sistema, os arquivos de configuração, Kernel e outros componentes, scripts de detecção de hardware e automatização de tarefas, shell script e assim por diante. Enfim, tudo o que você precisa saber para fazer um bom trabalho :).

Participe e poste suas dúvidas: Você pode postar suas dúvidas sobre o Kurumin no Kurumin, Grupo de Estudos, um fórum destinado a quem usa, gosta e quer aprender mais sobre o sistema. Retribua ajudando outros usuários com problemas que você já conseguiu resolver, permitindo que o ciclo recomece :).

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora