• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

80% dos adolescentes utilizam o Messenger

20 mensagens neste tópico

Passam horas em frente ao computador, trocam mensagens com amigos, familiares e até desconhecidos. Usam linguagem própria, mascarada entre símbolos e letras, têm entre 12 e 18 anos e às brincadeiras na rua preferem longas conversas, em tempo real, através de um sistema gratuito de mensagens instantâneas. O mais conhecido dá pelo nome de Messenger.

Um estudo feito pela Universidade do Algarve mostra que quase 80 por cento dos adolescentes são adeptos do sistema. Destes, seis em cada dez fá-lo frequentemente, ou muito frequentemente. Entre nove países europeus, Portugal é o quarto onde os jovens mais usam o programa.

Segundo a coordenadora do estudo, Neusa Baltazar, “dizia-se que as novas tecnologias iam isolar as pessoas”. Face aos resultados de que agora dispõe, a investigadora não tem dúvidas de que a realidade é outra. “Os jovens usam a internet para comunicar uns com os outros”, satisfazendo a necessidade de comunicação que sentem.

Apesar de variar com o sexo e a idade, o Messenger atinge o pico de adeptos entre os 17 e os 18 anos, no caso dos rapazes, e entre os 14 e os 16 anos, nas raparigas.

“Não me imagino sem Messenger”, desabafa Rute, de 14 anos. “Às vezes estou ‘on-line’ 24 horas e até o deixo ligado quando não estou em casa.”

O vício está a colocar alguns pais em alerta. Conceição Domingos proibiu o uso do programa ao filho a partir de Setembro: “Como vai para o 7.º ano precisa de mais tempo para estudar, por isso, só vai utilizar o Messenger ao fim-de-semana.”

ESCRITA MAIS ABREVIADA

“Td ok ctg? Pds tc?” À primeira vista, pode parecer um código indecifrável, mas para a maioria dos jovens não é mais do que a forma habitual de iniciar uma conversa no Messenger. Para os menos familiarizados, a consulta de um dicionário próprio é suficiente para desfazer o enigma: “Tudo bem contigo? Podes teclar?” Joviana Benedito, autora do Dicionário para Chat, SMS e E-mail, diz que tais expressões surgem, pois “este é um meio que exige velocidade”.

NOTAS SOLTAS

Quase 61% dos jovens diz que apenas usa o Messenger para falar com amigos. Ainda assim, 11,4% confessa que conversa com desconhecidos, depois de obeter o ‘e-mail’ através de jogos em rede.

ESTUDO EUROPEU

Foram nove os países analisados, a nível europeu: Portugal, França, Itália, Reino Unido, Bélgica, Dinamarca, Grécia, Polónia e Estónia. Portugal situa-se no 4.º lugar.

Visitar fonte

Eu cá raramente uso !

Prefiro "conversar" aqui no fórum.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu estou quase sempre no  MSN, mas so o uso para conversar com pessoas que conheço... mas sim tenho muitos amigos que tem mais de 500 gaijas no MSN e nao conhece nenhuma na "realidade".

Nice nice era o mIRC e os seus atrofios :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu cá tenho o Messenger ligado 24 horas por dia por necessidade. Não só porque é mais fácil para os amigos deixarem recado, como tambem para o pessoal do fórum contactar comigo.  :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O uso o mensenger ocasionalmente e so tenho 11 contactos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu estou quase sempre no  MSN, mas so o uso para conversar com pessoas que conheço... mas sim tenho muitos amigos que tem mais de 500 gaijas no MSN e nao conhece nenhuma na "realidade".

Nice nice era o mIRC e os seus atrofios :D

Realmente o mIRC É aquela base, sim porque ele ainda não desapareceu, também conheço essa realidade do people que tem praí 500 gajas que não conhece ou que conheceu na net assim do nada só para dizer que tem muitas amigas, como eu sempre disse antes poucas e boas do que muitas e vacas  :(, ou secalhar eu é que sou parvo.

Bem eu tenho na actualidade 126 contactos e ha um ou outro que são amigos da net com quem falo ha anos ou porque ajudei em qualquer coisa com o pc ou vice versa ou porque é amigo do amigo do amigo dum amigo meu mas que só tenho o mail porque um dia conheci no mIRC  B). Mas são realmente poucos esses.

Quanto a usar muito MSN, tenho-o sempre ligado mas raramente sou eu a chamar pessoal, só quando preciso de combinar alguma coisa com o pessoal do dia a dia, porque normalmente os outros é que vêm perguntar qualquer coisa, é claro que de vez em quando me passo e vou para la chatear o people, mas é raro, até porque eu não gosto de ser chato.

De qualquer forma também já tive fases em que usei mais o mIRC, eu ultimamente nem o pc tenho usado muito por falta de tempo livre e paciência. Mas quando cá venho la tenho a minha conversa de 7 horas com o amigo X sobre os problemas da vida ou com a amiga Y sobre as saidas da noite passada, mas nada de especial  :).

Cumps. Overrun

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Realmente o mIRC É aquela base, sim porque ele ainda não desapareceu, também conheço essa realidade do people que tem praí 500 gajas que não conhece ou que conheceu na net assim do nada só para dizer que tem muitas amigas, como eu sempre disse antes poucas e boas do que muitas e vacas  :(, ou secalhar eu é que sou parvo.

Bem eu tenho na actualidade 126 contactos e ha um ou outro que são amigos da net com quem falo ha anos ou porque ajudei em qualquer coisa com o pc ou vice versa ou porque é amigo do amigo do amigo dum amigo meu mas que só tenho o mail porque um dia conheci no mIRC  B). Mas são realmente poucos esses.

Quanto a usar muito MSN, tenho-o sempre ligado mas raramente sou eu a chamar pessoal, só quando preciso de combinar alguma coisa com o pessoal do dia a dia, porque normalmente os outros é que vêm perguntar qualquer coisa, é claro que de vez em quando me passo e vou para la chatear o people, mas é raro, até porque eu não gosto de ser chato.

De qualquer forma também já tive fases em que usei mais o mIRC, eu ultimamente nem o pc tenho usado muito por falta de tempo livre e paciência. Mas quando cá venho la tenho a minha conversa de 7 horas com o amigo X sobre os problemas da vida ou com a amiga Y sobre as saidas da noite passada, mas nada de especial  :).

Cumps. Overrun

Exactoclismo! lol, eu basciamente é a mesma m****, a mim é que veem smp xatear nunca o contrario, so mesmo para combinar coisas so mesmo pa n gastar $$ no tlm lool, mas esse bacanos que teem 500 gaijas maioria sao pitas! Overrun quando tiveres 18+ e carro vais ver o que é pitas aos teus pés loool. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Realmente o mIRC É aquela base, sim porque ele ainda não desapareceu, também conheço essa realidade do people que tem praí 500 gajas que não conhece ou que conheceu na net assim do nada só para dizer que tem muitas amigas, como eu sempre disse antes poucas e boas do que muitas e vacas  :), ou secalhar eu é que sou parvo.

Bem eu tenho na actualidade 126 contactos e ha um ou outro que são amigos da net com quem falo ha anos ou porque ajudei em qualquer coisa com o pc ou vice versa ou porque é amigo do amigo do amigo dum amigo meu mas que só tenho o mail porque um dia conheci no mIRC  :D. Mas são realmente poucos esses.

De qualquer forma também já tive fases em que usei mais o mIRC, eu ultimamente nem o pc tenho usado muito por falta de tempo livre e paciência. Mas quando cá venho la tenho a minha conversa de 7 horas com o amigo X sobre os problemas da vida ou com a amiga Y sobre as saidas da noite passada, mas nada de especial  B).

Cumps. Overrun

Exactoclismo! lol, eu basciamente é a mesma me***, a mim é que veem smp xatear nunca o contrario, so mesmo para combinar coisas so mesmo pa n gastar $$ no tlm lool, mas esse bacanos que teem 500 gaijas maioria sao pitas! Overrun quando tiveres 18+ e carro vais ver o que é pitas aos teus pés loool. :cheesygrin:

Os 18 faltam 2 diazinhos  :D, quanto ao carro ainda tá para longe, a carta é que ta para breve, tenho de me ir inscrever mas tou com preguissa, mas realmente tens razão a maioria é pitas, eu por enquanto vou-me divertindo com os amigos na net e com as pitas a noite  :(... Vida de cão que esta gente tem  :D.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

IRC é que rulla...

Eu estou como o Overrun, uso o MSN não por ser melhor, mas apenas por dar mais jeito para contactar aqueles colegas ou amigos quando se precisa, e geralmente não perco o meu precioso tempo a meter conversa com as pessoas pelo msn, do estilo "oi? / tass?", como muitos fazem fechando logo de seguida a janela se não lhes dermos corda.

IRC é culturalmente superior. Interessas-te por hardware? De certo tens o canal próprio para isso no meio de muita gente em pé de igualdade em conhecimentos, ou muito mais experiente ainda. Aquele sítio onde se falarmos técnicamente todos perceberão, ou quase todos, quase como uma comunidade cintífica (aih filosofia, o que me fazes...(suspiro) ).

Lá ajuda-se as pessoas que passam, um pouco como nos fóruns, conversa-se, atenta-se em alguns users e pouco depois já todos nos conhecemos por estarmos sempre naquele canal... enfim..

Também tenho muita gente da net no msn, até mais que gente que conheço físicamente, mas como já disse, estão lá porque dá geito ou são bons amigos que conhecemos dos fóruns e é o meio mais simples quando se tem algo urgente a dizer... agora, para meter conversa? for god sake quem faz isso são os n00bs que não conseguem ver que a net tem coisas muito mais interessantes onde possamos perder tempo...

Hi5 culture... argh!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

IRC é que rulla...

Eu estou como o Overrun, uso o MSN não por ser melhor, mas apenas por dar mais jeito para contactar aqueles colegas ou amigos quando se precisa, e geralmente não perco o meu precioso tempo a meter conversa com as pessoas pelo msn, do estilo "oi? / tass?", como muitos fazem fechando logo de seguida a janela se não lhes dermos corda.

IRC é culturalmente superior. Interessas-te por hardware? De certo tens o canal próprio para isso no meio de muita gente em pé de igualdade em conhecimentos, ou muito mais experiente ainda. Aquele sítio onde se falarmos técnicamente todos perceberão, ou quase todos, quase como uma comunidade cintífica (aih filosofia, o que me fazes...(suspiro) ).

Lá ajuda-se as pessoas que passam, um pouco como nos fóruns, conver-sa, atenta.se em alguns users e pouco depois já todos nos conhecemos por estarmos sempre naquele canal... enfim..

Também tenho muita gente da net no msn, até mais que gente que conheço físicamente, mas como já disse, estão lá porque dá geito e é o meio mais simples quando se tem algo urgente a dizer... agora, para meter conversa? for god sake quem faz isso são os n00bs que não conseguem ver que a net tem coisas muito mais interessantes onde possamos perder tempo...

Hi5 culture... argh!

Por acaso essa tendência tem-se vindo a alastrar para o Hi5, pessoalmente acho que a ideia do hi5 para encontrar amigos que já não se viam ha algum tempo foi muito bem concebida, infelizmente parece que os portuguêses e os brasileiros se apoderaram dos servidores do hi5 para fazer o mesmo que faziam no MSN, mas desta vez com fotos e em vez de criarem conversas em tempo real criaram uma tendência tipo fotoblog, onde as meninas metem as fotos e vão para lá os tansos todos dizer és toda boa e tal queres-me conhecer então adiciona-me mitra32@hotmail.com

Enfim usam uma arma para entrar em contacto com outra e assim atacarem jovens raparigas que nem idade têm para beber café e para se poderem aproveitar delas mais facilmente numa noite em qualquer lado, mesmo sem as conhecerem.. É portanto uma forma de engate na escala NET  :).

Pessoalmente tenho o Hi5 com a mesma teoria do msn, ou seja só para os amigos, ou uma ou outra máluca que gostou de ver as minhas feições na net e me adicionou.. e eu como não tenho nada para fazer aceitei  B)..

Adiante, acho que já passamos da Geração morangos para a Geração Hi5  :biggrin:, a unica vantagem que vejo nisto tudo é o pessoal querer aprender a trabalhar com computadores, que como toda a gente sabe eu apoio essa ideia, desde que não tragam um mau nome à informática em geral  :(.

Cumps. Overrun

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Toda esta cultura M com A e Hi5 só leva a que hajam mais anorexias, gajos e princilpalmente gajas infelizes e deprimidas.

Todos no hi5 querem dar a ideia do gajo ou gaja boa, perfeita, bonita, com muitos amigos, muito sociável, todos nos M c A são assim, e todos os que o vêm e não têm cabeça própria para pensar querem ser assim, e discrimam quem não é.

A sociedade não é um estereotipo, na sociedade há gente feia, há gente gorda, há gente velha, há gente doente, há gente pobre...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu cá tenho o Messenger ligado 24 horas por dia por necessidade. Não só porque é mais fácil para os amigos deixarem recado, como tambem para o pessoal do fórum contactar comigo.  :(

yep! o mesmo aqui deste lado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Toda esta cultura M com A e Hi5 só leva a que hajam mais anorexias, gajos e princilpalmente gajas infelizes e deprimidas.

Todos no hi5 querem dar a ideia do gajo ou gaja boa, perfeita, bonita, com muitos amigos, muito sociável, todos nos M c A são assim, e todos os que o vêm e não têm cabeça própria para pensar querem ser assim, e discrimam quem não é.

A sociedade não é um estereotipo, na sociedade há gente feia, há gente gorda, há gente velha, há gente doente, há gente pobre...

Tens toda a razão cada vez mais se encontra pessoal Melodramático, a verdade é mesmo essa, eu tenho os meus problemas não considero que sejam poucos, no entanto sei que ha pessoas com mais que eu, é claro que tenho momentos que me questiono vezes sem conta sobre o sentido das cenas, e momentos em que a sociedade onde vivo me chega a meter nojo, no entanto alguns momentos depois tenho logo um sorriso estampado na cara e vontade de avançar.

Ups and Downs toda a gente tem, o mau é te-los sem ter motivo, o mal é te-los para chamar a atenção, o mal é tê-los porque somos diferentes, é normal ser diferente, eu até gosto de ser diferente, mas pronto, infelizmente a juventude, actual salvo algumas excepções que cada vez são menos, está a ir pelo cano abaixo, pois não têm cabecinha para pensar por eles e baseam-se no mais comum entre todos os jovens seja a televisão, coisas que vêm na internet ou até influências nas escolas, mas o que é certo é que não conseguem pensar por eles próprios e isso não faz dessas pessoas, pessoas piores, só os torna em pessoas mais tristes.

O que eu vejo é que cada vez mais se vê pessoal que por não poder ir ao jantar de anos do amigo que conheceu na semana passada já querem fugir de casa e ir roubar ou pedir dinheiro emprestado para poder ir ao tal jantar, pessoal que desata aos berros com os pais só porque não os deixam ir ao cinema naquele dia porque o ordenado só vem no dia seguinte. Cada vez menos se vê o jovem que compreende a atitude dos pais, eu posso falar mal porque eu já fui assim, quando tinha os meus 12 anos era bastante irreverente mas tinha motivos para ter uma revolta o que não desculpa de todo as atitudes que tive perante a minha familia no entanto tinha um motivo (o qual não vou referir) e se fosse só eu não me preocupava, o mau é que hoje em dia este tipo de irreverência e rebeldia parva espalha-se a passos largos pela grande escala juveníl e sem qualquer tipo de motivo pois a maioria do pessoal que faz a dita tempestade do copo de água geralmente tem tudo incluindo uma familia que os suporta no entanto não sabem aproveitar o bom que têm.

Enfim costuma-se dizer que quem sofre pouco não sabe o que isso é e do pouco que sofre chora muito. Talvez seja o que esteja a acontecer com a maioria dos jovens e a televisão ajuda muito, podem querer que ajuda.. a televisão e os outros factores que já referi.

Acho que para deprimidos já chega aqueles que têm motivos para tar e mesmo assim lutam por uma vida melhor, porque os outros têm mais é que atinar e aproveitar a felicidade que têm e não a desperdiçar por cenas parvas como uma ida ao cinema à qual não puderam ir  :(.

Acho que é tudo o que tenho a dizer, e entrei demasiado no OFF-Topic..

Cumps. Overrun

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu é como vocês tambem referiram: tenho 330 contactos, sou amigo de cerca de 300 (na realidade e por foruns) e só costumo falar com pessoal para combinar umas coisitas. O resto, são sempre os outros que me contactam... :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu é como vocês tambem referiram: tenho 330 contactos, sou amigo de cerca de 300 (na realidade e por foruns) e só costumo falar com pessoal para combinar umas coisitas. O resto, são sempre os outros que me contactam... :(

eu tenho uns 150, e nem falo c 10% deles pq nao tenho tempo....  :)

mas isto de ppl andar spr no msn, não é de admirar....mas se pedirem pra fazer 1 pesquisa no google, muitos respondem, ah nao sei....ou entao actualizar o antivuris....ah nao sei....mas msn, hi5 e cenas do genero...uiuiui dominam  :wallbash:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

so noobs, dps admiram-se k teem probs graves km o pc...

so ligam a isso...

tb e important, mas eu domino isso tudo.. (ke l33t :()

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu uso muito o messenger, sempre que estou no computador :P. Mas eu não o uso para contactar com estranhos, nem escrevo com linguagem pitesca pois é uma coisa que não curto nada.

O grande problema disto tudo é as crianças. . .a minha prima e o meu irmão de 8 e 9 anos de idade, já utilizam o MSN Messenger, o meu irmão é totalmente controlado mas a minha prima não. E alem de haver os problemas dos desconhecidos e disso tudo existe a escola.

Os putos começam a habituar-se a escrever tudo errado, com abreviaturas incorrectas e sem qualquer acentuação / pontuação e isso depois poderá reflectir-se nos testes e em toda a forma de escrever. E isso é um problema de muitas crianças e de muitos adolescentes. A minha mae e prof e cerca de 40% dos alunos dela (7º, 8º e 9º ano) escrevem assim. E a tendência é para aumentar, o que do meu ponto de vista é muito grave.

Fiquem bem

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu uso muito o messenger, sempre que estou no computador :P. Mas eu não o uso para contactar com estranhos, nem escrevo com linguagem pitesca pois é uma coisa que não curto nada.

O grande problema disto tudo é as crianças. . .a minha prima e o meu irmão de 8 e 9 anos de idade, já utilizam o MSN Messenger, o meu irmão é totalmente controlado mas a minha prima não. E alem de haver os problemas dos desconhecidos e disso tudo existe a escola.

Os putos começam a habituar-se a escrever tudo errado, com abreviaturas incorrectas e sem qualquer acentuação / pontuação e isso depois poderá reflectir-se nos testes e em toda a forma de escrever. E isso é um problema de muitas crianças e de muitos adolescentes. A minha mae e prof e cerca de 40% dos alunos dela (7º, 8º e 9º ano) escrevem assim. E a tendência é para aumentar, o que do meu ponto de vista é muito grave.

Fiquem bem

Pois, eu também apesar de usar o Messenger detesto falar com pessoas que só usam x's e tal, ainda me hão-de explicar qual é a vantagem de escrever, se é para parecer que estão na moda, ou se é para ganhar tempo (dúvido, eu demoro o mesmo tempo a escrever correctamente), ou por outra razão desconhecida aos outsiders do mundo deles. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu também não entendo o porque de escrever daquela forma, e também me canso de ler aquilo. . .tipo, não é dificil, mas é muito cansativo e é um indicador de fraca cultura :P. . .no meu ponto de vista. . .

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sou adepto do msn messenger, quanto a mim é um protocolo sub-aproveitado pela companhia que o criou. Não sou adepto porque sou do contra :D Tenho cerca de 70 contactos, muitos dos quais não falo por falta de tempo ou assunto (um gajo ve-se na rua e está horas a falar, no entanto na net não é a mesma coisa...). Mete-me uma superior confusão o pessoal que vem : Oi tudo bem? e depois fecham as janelas ou se lhes respondermos do mesmo genero depois não têm conversa... É por isto por outros motivos que o meu messenger não é uma ferramenta essencial na minha utilização da net. Sem mail um gajo está à rasca, sem messenger vive-se muito bem ;)

Cumps 8)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sou adepto do msn messenger, quanto a mim é um protocolo sub-aproveitado pela companhia que o criou. Não sou adepto porque sou do contra :D Tenho cerca de 70 contactos, muitos dos quais não falo por falta de tempo ou assunto (um gajo ve-se na rua e está horas a falar, no entanto na net não é a mesma coisa...). Mete-me uma superior confusão o pessoal que vem : Oi tudo bem? e depois fecham as janelas ou se lhes respondermos do mesmo genero depois não têm conversa... É por isto por outros motivos que o meu messenger não é uma ferramenta essencial na minha utilização da net. Sem mail um gajo está à rasca, sem messenger vive-se muito bem ;)

Cumps 8)

Interessante, eu posso não ter mail mas trato todos os meus assuntos pelo Messenger... e se tens esse estilo de conversa então é porque esse contacto não te interessa, eu também tenho montes de contactos que já não sei quem são, mas tenho um grupo, de 10 que estou constantemente a falar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora