• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

gucapi

[PHP] Instalar Apache + PHP + MySQL

27 mensagens neste tópico

Aqui fica umas dicas para instalar o Apache, PHP e MySQL.

1. Download dos itens necessários

Primeiro, faça o download dos programas a serem usados.

Quanto ao Apache, usaremos o Apache 1.3.*, visto que na documentação do PHP existe a seguinte recomendação: "Não use Apache 2.0 e PHP em um sistema de produção, seja no Unix ou no Windows" (http://www.php.net/manual/pt_BR/install.apache2.php).

2. Instalação

• Execute a instalação do Apache e o instale com as configurações padrões. Se quiser, pode escolher outro diretório para a instalação.
  • Extraia o MySQL numa pasta qualquer. Recomendo dentro da pasta onde você instalou o Apache. Ex: C:\Arquivos de Programas\Apache Group\Apache\mysql
  • Extraia o PHP 5 na pasta C:\php5

3. Configuração do PHP

Vá para a pasta c:\php5 e copie o arquivo php5ts.dll para a seguinte pasta, de acordo com o seu Windows:

• c:\windows\system (em Windows 9x/Me)
  • c:\windows\system32 (em WindowsXP)
  • ttc:\winnt\system32 (para Windows NT/2000)

Copie também o arquivo c:\php5\libmysql.dll para umas das pastas ditas acima, de acordo com o Windows em uso. Esse arquivo é necessário para o funcionamento do MySQL no PHP. Ainda no c:\php5, renomeie o arquivo php.ini-dist para php.ini e abra-o. Procure a linha extension_dir = "./" e altere-a para extension_dir = "c:/php5/ext/" (é o diretório onde ficam as extensões do PHP, como MySQL, Curl, GD, etc.). Agora, localize a linha ;extension=php_mysql.dll e tire o ; do início dela. Se quiser também, já aproveite e faça o mesmo na linha ;extension=php_gd2.dll, caso queira a biblioteca GD para a manipulação de imagens.

Salve as alterações e mova o php.ini para a pasta:

• c:\windows (em Windows 9x/Me/XP)
  • c:\winnt (para Windows NT/2000)

4. Configuração do Apache

Vá para a pasta onde você instalou o Apache e abra o arquivo conf/httpd.conf em qualquer editor de texto. (ex.: Bloco de Notas):

• Localize a linha #LoadModule unique_id_module modules/mod_unique_id.so e logo abaixo dela adicione LoadModule php5_module "c:/php5/php5apache.dll"
  • Localize a linha AddModule mod_setenvif.c e logo abaixo, adicione AddModule mod_php5.c
  • Localize AddType application/x-tar .tgz e logo abaixo, adicione
    AddType application/x-httpd-php .php
    AddType application/x-httpd-php-source .phps

• Localize
    <IfModule mod_dir.c>
      DirectoryIndex index.html
    </IfModule>

e logo ao lado do index.html adicione index.php default.php main.php

5. Configuração do MySQL

Não há nada para se configurar no MySQL, você só deve iniciar o mesmo. Vá para a pasta que instalou o MySQL, então abra o bin/mysqld.exe, iniciando o servidor do MySQL. Lembre-se que sempre que você terá de iniciar o MySQL. Se não quiser ir na pasta toda vez que iniciar o computador, crie um atalho para o bin/mysqld.exe e coloque no "Iniciar, Programas, Inicializar (ou Iniciar, de acordo com o windows)".

6. Falta pouco!

Agora, vá em "Iniciar, Programas, Apache HTTP Server, Control Apache Server, Restart", para reinicializar o Apache com as alterações feitas. Pronto! Agora você pode tem PHP5 + MySQL no seu Windows!.

Para efetuar um teste, crie um arquivo chamado phpinfo.php, com o conteúdo

<?php
phpinfo();
?>

e o coloque na pasta htdocs dentro da pasta do Apache. Abra seu navegador e digite http://localhost/phpinfo.php. Se a página abrir com as informações do PHP, significa que tudo deu certo.

Observações: Lembrando que nos caminhos que mostrei, o C:\ deve ser substituído pela letra do HD em que está seu Windows e onde foram instalados os programas. Uso o C:\ no artigo, pois é a letra que é normalmente usada.

Caso queira register_globals no PHP, abra o c:\windows\php.ini, localize a linha register_globals = Off e altere para register_globals = On. Veja mais aqui: http://www.php.net/manual/pt_BR/security.registerglobals.php

Faça o download do php.ini e do httpd.conf já configurados, você só precisará enviar cada um para as pastas aqui explicadas. Download: http://alfred.auriumsoft.com.br/galeria/arquivos_wamp.zip

Até a próxima!

Alfred Reinold Baudisch

Usei as últimas versões (Apache 2.0.58; PHP 5.1.4; MySQL 5.0.22) e funcionou tudo muito bem só tive de instalar o PHP para a versão do Apache 2 e não do 1 tal como diz o manual.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Excelente tutorial .. já tive que instalar o Apache + php + mysql VÁRIAS vezes e de todas as vezes havia algo que me esquecia.

Parabens

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

atenção que não fui eu k fiz, eu tb andei com problemas e resolvi procurar algo em condições.

os creditos estao em cima indicados eu apenas transcrevi para aki o que encontrei

se alguem quiser acrescentar algo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

2º) Localize a linha AddModule mod_setenvif.c e logo abaixo, adicione:

AddModule mod_php5.c

Eu instalei o apache mas não me aparece essa linha no httpd.conf (estou a utilizar o apache 2.0.59). Contudo continuei a instalação e parece estar a funcionar na mesma. Mas já agora gostava de saber porque não me aparece e se o facto de não ter introduzido essa linha irá condicionar alguma coisa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

2º) Localize a linha AddModule mod_setenvif.c e logo abaixo, adicione:

AddModule mod_php5.c

Eu instalei o apache mas não me aparece essa linha no httpd.conf (estou a utilizar o apache 2.0.59). Contudo continuei a instalação e parece estar a funcionar na mesma. Mas já agora gostava de saber porque não me aparece e se o facto de não ter introduzido essa linha irá condicionar alguma coisa.

Os Apaches 2.0.x não funcionão bem com PHP o melhor é instalar o Apache 1.3.33

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Funcionam bem com php e muito bem mesmo, apenas a ultima versao do apache tem problemas de compatibilidade com o php 5 e o mysql!

Atentamente,

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Funcionam bem com php e muito bem mesmo, apenas a ultima versao do apache tem problemas de compatibilidade com o php 5 e o mysql!

Atentamente,

E aqui estamos a falar de que versão do php ? PHP 5 :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, mas as versões 2.0.X todas funcionam bem excepto a ultima :P

Atentamente,

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se eu disse isso é por alguma razão não??? Eu trabalho com isso, por isso acho um pouco complicado estares me a dizer isso.

Atentamente,

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

kingless, nunca tive problemas com as versões de Apache 2.x mais PHP 5. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já li varios artigos em que aconselham a utilização do apache 1.3.x com php do que o apache 2.x não quer dizer que o apache 2.x não funcione com PHP mas não é aconselhado, se procurarem no google vão encontrar muitas informações.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, a versão 1.x do Apache é capaz de ser mais estável, mas agora quase todos os servers correm em 2.x.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como é que sabes que quase todos servers correm apache 2.x ?  Não podes afirmar isso sem teres conhecimento.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Li umas estatísticas há uns tempos... vou tentar encontrar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

como ja afirmei e volto a afirmar testei ate agora todas as versoes 2.0.x do Apache e só apenas a ultima não funciona com PHP5 e até para essa já existe forma de contornar.

Atentamente,

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

como ja afirmei e volto a afirmar testei ate agora todas as versoes 2.0.x do Apache e só apenas a ultima não funciona com PHP5 e até para essa já existe forma de contornar.

Atentamente,

Tu deves estar a falar é da versão 2.2.x :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mais te valia instalares logo o Wamp, que é um pack dos três.

há quem goste de fazer as coisas por si para tentar aprender qq coisa :thumbsup:

btw, para isso instalava o wampp (isso td + perl)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mais te valia instalares logo o Wamp, que é um pack dos três.

há quem goste de fazer as coisas por si para tentar aprender qq coisa :thumbsup:

btw, para isso instalava o wampp (isso td + perl)

Para quê o XAMPP quando existe o VertrigoServ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ola a toda a comunidade!

Alguem me podia explicar para que server  apache + php + mysql ??

desculpem se esta pergunta e um bocado para o estupido mas como nao sei decidi perguntar!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Apache é um servidor HTTP, ou seja, é o que software que envia as páginas HTML para um cliente. O PHP é um processador de HTML, ou seja, vai permitir modificar o HTML dinâmicamente antes deste ser enviado pelo servidor. MySQL é um servidor de base-de-dados, ou seja, permite armazenar, eliminar, actualizar tabelas, campos, dados. Costuma-se abreviar o conjunto por LAMP (em ambiente Linux) ou WAMP (em ambiente Windows). Em vez do PHP também podes usar outras linguagens dinâmicas, como o Perl e o Python.

O conjunto dos três permite fazer páginas dinâmicas, como fórums, lojas virtuais, etc...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou agora a criar tabelas no Mysql e a testar tutorias !

Agora tou a fazer uma pagina com username password e para as pessoas se registarem!

agora kero ver se faço tudo bem!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

podiam era por um tutorialzito pra instalar isso em ambiente (gráfico) *nix (ubuntu no meu caso) :-[

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora