• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Blue_Acid

Detector de Curto Circuitos Caseiro

2 mensagens neste tópico

Viva caros Amigos,

Isto não é propriamente um projecto arrojado é apenas um pequeno projecto que me surgiu para fazer. Tendo em conta que o material necessário é muito pouco e baratissimo (no meu caso de borla), achei que podia fazer uma coisa útil e para me iniciar na electronica e fazer acender uns LEDs era engraçado.

Espero não estar a fazer o post no local errado --- Admins podem mudar se acharem por bam fazer.

Para quem quiser ver e depois fazer vou deixar aqui tudo explicado e com Imagens :D aviso já que para testar a ideia fiz tudo em cartão e com alguns fios a mais a mistura, mas entretanto já compro material para fazer um decente num Placa de Circuitos, ou numa placa perfurada.

------------------------------------------------- TUTORIAL: DETECTOR DE CURTOS CIRCUITOS CASEIRO -------------------------------------

Material necessário: (modo económico)

- 2 ou 3 pilhas AA (1.5v) - OBS: eu fiz com duas pilhas e funciona, mas os LEDS suportam até as 3 sem levar resistências| 1.5v*3Pilhas = 5v

- 1 Interruptor On/Off - OBS: não sei o nome técnico eu useio um de uma fonte de alimentação queimada (nas lojas de informatica há sempre algumas)

- 2 LEDs - OBS: Escolhi Verde para indicar se o Sistema esta ON ou OFF, e um Vermelho para indicar quando há curto circuito

- Alguns Centimetros de Fio de Cobre

- 2 objectos metálicos para servir de contactos com os circuitos - OBS: Eu usei a ponta de duas canetas, e aproveitei o tubinho da tinta para agarrar melhor, uma vez que agarrar nos fios não dava estabilidade ... podem tambem usar clips, ou pontas de fio de cobre de 1mm.

- Uma base para ligar os componentes e os fios - OBS para testar pode ser em cartão.

Tempo de Execução

- 30 minutos nas calmas

Esquema de ligações

Esquema_ICC.gif

Nota: penso que é bastante perseptivel se tivermos em conta que conheçe os simbolos básicos da electronica como a Fonte de Alimentação e o Interrupto. Os LEDs não meti o simbolo electronico mas meti cores para ser mais perceptivel.

Alimentação

A alimentação do nosso circuito vem de duas pilhas AA de 1.5v, estas estão ligadas numa das extemidades com um pouco de fio de cobre, para assim ficarem ligadas entre si, e na outra extremidade, estão os fios que vão ligar ao nosso circuito.

DSC02495.JPG

Terminais para tocar nos Circuitos

No meu caso fiz com as pontas de duas canetas, aproveitei os tubos da tinta para ter um apoio melhor para agarrar nos terminais. Cuidado com a tinta, usem diluente, ou alcool para remover a tinta.

Outra opção é usarem clips, tem um terminal mais fininho para tocar nos circuitos, usem o clip e coloquem-no dento de uma caneta velha, ou isulem apenas o clip.

DSC02494.JPG

Interruptor

O interruptor convem que seja semelhante ao das fontes de alimentação, do tipo que carrega para ligar e tem que carregar para desligar, não usem interruptores de pressão.

DSC02497.JPG

Circuito

Para fazer o circuito no meu caso usei um pedaço de cartão, em que fiz o desenho da ligações, depois com um prego fiz os buracos, liguei os componentes, e fiz testes.

DSC02496.JPG

-------------- Imagens -------------

Circuito Completo Desligado

DSC02491.JPG

Circuito Activo e sem Curto Circuito

DSC02492.JPG

Circuito Activo e em CURTO CIRCUITO

DSC02493.JPG

Nota: Reparem que os terminais estão a tocar um no Outro

-----------------------------------------

----------------------------- FIM DE TUTORIAL -------------------------------------

Feito por Blue_Acid

O proximo passo e fazer isto num circuito impresso melhorar os terminais, ou até arranjar uns terminais de um Voltimetro e usar isto para futuras ideias. E se possivel ainda vou adicionar um pequeno Spiker se conseguir arranjar para ter sinal sonóro em caso de Curto Circuito.

E este foi o meu primeiro tutorial, de uma arte que eu só agora começo a conhecer uma pontinha. Espero que para os que como eu, pouco ou nada sabem de electronica este possa ser um primeiro projecto engraçado, e mesmo muito barato.

Se cometi algum erro, no texto ou alguma informação sobre Voltagem, ou componentes corrigam-m SFF. Pois quero meter isto em PDF  :thumbsup:

Um Abraço para toda a comunidade  :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora