• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

deathseeker25

Utilização da Internet durante férias escolares deverá ser controlada pelos pais

7 mensagens neste tópico

Em tempo de férias escolares o computador torna-se um dos meios de entretenimento preferidos pelos jovens. Desta forma, a Agência de Qualidade da Internet alerta os pais para os perigos a que os filhos estão expostos durante as horas de navegação, aconselhando-os a supervisionar as páginas que estes consultam.

Doménec Sesmilo, presidente do IQUA, citado pelo jornal El Mundo, refere que "não se deve deixar um menor navegar na Internet sozinho. Isso é o mesmo que abandoná-lo sozinho durante a noite na rua".

O responsável refere que nem tudo aquilo que os jovens encontram na Internet é educativo uma vez os menores podem ter acesso a conteúdos ilegais ou ser alvo de assédio por parte de desconhecidos.

Os riscos que as crianças correm ao navegar na Web é alvo de preocupação não só dos pais como também de diversas organizações em todo o mundo. Desta forma, são várias as entidades que actuam na área da segurança online por forma a tornar a Internet um espaço seguro para os mais novos.

No âmbito de um piloto integrado no Plano de Acção para a Utilização Segura da Internet, financiado pela Comissão Europeia em 1999, os perigos associados à utilização da Internet por crianças e jovens é dividido em três áreas: "Conteúdos", "Contactos" e "Comércio". Dentro destas categorias é necessário ter especial atenção para as práticas ilícitas que facilmente poderão atrair os mais novos.

Diversos estudos efectuados recentemente mostraram que o uso excessivo da Internet está directamente relacionado com a alteração dos comportamentos sociais dos utilizadores, outro motivo pelo qual as crianças e os jovens deverão ter o acesso à rede supervisionado.

Desta forma, para além de controlar as actividades online dos menores através de software avançado - que podem ajudar a filtrar conteúdos ofensivos ou monitorizar os sites visitados - é essencial que pais e professores estejam preparados, mantendo-se sempre a par dos desenvolvimentos mais recentes.

Fonte: Infortech United

Como sei que por aqui existem muitos pais, achei por bem relembrar deste aspecto que acho importante. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

hehehe eu como ainda sou um puto, 15 aninhos qualquer dia tenho o meu pai aqui a ler toda a conversa do MSN e a ver tudo o que eu faço, talvez aprenda a programar qualquer coisa ja que ele so sabe Basic pode aprender outras linguagens :P lool

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas

Eu sou da opinião que apartir de no minimo os 15 anos qualquer jovem já sabe no minimo o básico sobre o que é a vida em geral..

Tenho 17 anos e desde os 10 que sei o que são conteúdos ilegais, o que se pode ou não fazer na internet, isto vendo que só tenho internet desde os 13 ou 14 já não sei, acho que a culpa não é da internet, mas sim do controlo que o jovem tem sobre ela, e isso não parte do cuidado com o que eles vêm, mas sim de como os pais educam os filhos para a verem, mas não é só na internet é em geral... O mal é que estes estudos concluem sempre o mesmo, os jovens portugueses cada vez são educados de uma forma mais estranha, não é má, é simplesmente estranha, mas é claro que ninguem vai dizer isso num jornal, porque depois os pais portugueses ficariam todos ofendidos, e quem é que passa a ser o culpado, a internet.

Pessoalmente acho que desde ha alguns anos para cá os jovens tem tido uma educação cada vez mais lenta, antigamente via pessoal com 14 anos que já tinha conversas entre eles sobre assuntos sérios da vida, claro que falavam na mesma sobre futebol ou sobre a saia da amiga Y, no entanto ainda havia algum conhecimento por parte dos mesmos.. hoje em dia esse processo só se começa a verificar apartir dos 16 anos, eu com 14 anos já refilava com o governo, e sei que tenho dias em que não me aptece falar sobre nada do mundo "adulto", mas noutras alturas tenho discussões extremamente saudáveis com temas de cultura geral.

Hoje em dia vejo jovens com 13/14 anos a falar só e mesmo só, seja sobre wrestling, seja sobre futebol, seja sobre o gajo que é amigo do gajo que faz cenas... E eu estou-me só a referir aos rapazes porque senão vou parar às pitas e eu não quero enveredar por aí  :P.

Não sei qual é a causa para este grande mal, mas sei que cada vez se tem vindo a expandir mais por todo o portugal.

Cumps. Overrun

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sou uma excepção a esses putos. Eu detesto wrestling e so penso em politica, pc's, amigos/as, e nivel financeiro de x e de y pais ou empresa. Quando me ponho a falar ate penso de onde vem essas coisas :P. Tipo ja deves ter lido muitos posts neste forum sobre isto escritos por mim :P.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso é uma autentica parolice...

Não se pode ser pai só durante as férias de Agosto, então e o resto do ano???

Esse "conselho" é ridiculo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sou uma excepção a esses putos. Eu detesto wrestling e so penso em politica, pc's, amigos/as, e nivel financeiro de x e de y pais ou empresa. Quando me ponho a falar ate penso de onde vem essas coisas :P. Tipo ja deves ter lido muitos posts neste forum sobre isto escritos por mim :P.

Tudo bem.. Não estou a dizer que não existam excepções, eu conheço uns quantos jovens decentes  :D, no entanto é verdade que a esmagadora maioria dos jovens de 14 anos da actualidade são degradantes quanto à inteligência  :wallbash:, eu não estou a dizer que são burros, só que podiam aproveitar os tempos livres para fazer coisas mais interessantes aparte de ver 2 macacos à porrada na televisão que ainda por cima estão a actuar, e depois irem imita-los para a escola mais os amigos... Acreditem que eu já assisti a isso e ha bem pouco tempo cerca de 1 ano e qualquer coisa... E tinham 15 e 16 anos não 14..  :P.

Quanto ao M6 tens toda a razão.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Concordo com o M6, este tipo de conselho nao se aplica apenas nas ferias mas sim mal o punto tem internet no computador! Os pais quando colocam internet nos filhos penso que deveriam/devem ter uma conversa seria com os filhos a adverterem sobre os perigos que ha na internet pois os putos sao uns inocentes nao sabem as consequencias que uma "simples conversa" na internet pode causar, btw tbm concordo que os putos hoje em dia cada vez sao mais putos lol...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora