• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

deathseeker25

Linux vai ter de esperar 5 anos até ser um sucesso de vendas

3 mensagens neste tópico

Boas,

Encontrei este texto e acho que vai servir para muitos comentários acerca do possível sucesso/insucesso do Linux:

O software do pinguim precisa de ganhar maturidade. De acordo com a empresa de estudos de mercado Gartner, o mercado da informática ainda terá de esperar cinco anos até que Linux e afins se tornem produtos comerciais de sucesso.

É no segmento dos computadores domésticos que esta imaturidade se revela mais prejudicial para o crescimento dos sistemas operativos de código aberto.

De acordo com a Gartner, no segmento doméstico, os custos de migração ainda superam os benefícios próprios do software aberto, e o excesso de expectativas criado pelo mercado nem sempre coincide com os resultados práticos.

No segmento empresarial a realidade é um pouco diferente. O relatório da Gartner refere que o Linux se encontra “a meio da maturidade” e tem como maior desafio demonstrar que é seguro e tem um desempenho aceitável enquanto sistema operativo de servidores empresariais.

Mesmo as empresas mais sofisticadas, estão ainda nas primeiras fases de implementação do software de código aberto, mas a Gartner acredita que no final do ano aumente a comercialização de aplicações mais sofisticadas.

É nos servidores que o Linux demonstra maior tendência de crescimento. Pelo contrário, noutros segmentos, o Linux tende a fracassar por falta de disponibilidade ou gestão demasiado complexa.

Fonte: Infortech LiveMessage Alerts

Quero ouvir opiniões em relação a isto.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

para o mercado publico nota-se mesmo que precisa dos tais 5 anos... acho que só vai acontecer quando tiver um standart bem definido e por exemplo existe em mac e windows mas no linux existem poucos installers gráficos por exemplo fiquei bem impressionado com o x86.package e acho que enquanto tivermos de instalar as libs todas à mão e enquanto não existir os tais installers não vai haver linux para as massas... as pessoas têm medo da console... isso não é mentira nenhuma :D acho que nos proximos 5 anos o sistema vai amadurecer muito e como se encontra em constante modificação só podem vir coisinhas boas :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que se deveria de uma vez por todas definirem um sistema de gestão de pacotes standard, o facto de existirem vários divide muito o publico e cria rivalidades.

Não faz sentido existir, RPMs, DEB, etc...

Quanto á questão dos wizards também é uma verdade que fazem muita falta para que o linux consiga atingir as massas, nomeadamente quem não percebe muito de informatica, mas pelo que tenho visto nos ultimos anos houve enorme evolução neste aspecto, o linux já não é apenas um OS para servidores e para ser operado por técnicos especializados.

Cada vez mais está a atacar o mundo das workstations, esperemos que esta evolução seja continua...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora