• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

vbmaster

Governo Paga 2,7 Milhões de Euros a Bill Gates Por Software

13 mensagens neste tópico

billgates.jpg

O Governo autorizou o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) a adquirir à Microsoft 3.700 licenças de software, que irão custar um total de 2,7 milhões de euros aos cofres do Estado.

De acordo com uma portaria conjunta dos Ministérios das Finanças, do Trabalho e Solidariedade Social, publicada quinta-feira em Diário da República, o contrato com a empresa de Bill Gates vai custar 2,25 milhões de euros acrescidos de IVA à taxa legal (21%), o que perfaz 2,7 milhões de euros.

Ainda de acordo com o diploma, os encargos serão satisfeitos pelas verbas inscritas no orçamento do IEFP e o pagamento será feito em cada ano económico.

icon_new_infor.jpgFonte : Diário Digital

Bonito! :mad:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

será que as universidades/empresas portuguesas não eram capazes de desenvolver esse software?

mas em vez de contribuirmos para o desenvolvimento das universidades/empresas portuguesas, contribuimos para que o Bill Gates continue a ser o homem mais rico do mundo.

os elogios que o Bill Gates fez às políticas do governo têm o seu preço, aquela conferência que se realizou em Portugal à uns meses atrás ajudou a propaganda do governo, e agora vamos todos pagar a factura...

é por estas e por outras que às vezes tenho vergonha de dizer que sou português.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

:mad:  :eek: :rant_01:

da-se o pais está tão mal!!!!e vão fazer o isto???? da-se!!!!!  :wallbash:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não quero defender o estado, mas isto é um bom exercício para exercitar o músculo do cerebro e pensar nas razões que levam o estado a gastar este dinheiro em licenças/software Microsoft em vez de simplesmente acharem que o valor é astronómico e dizer que o estado podia instalar Linux e não gastar tanto dinheiro.

Em primeiro lugar, grande parte do software que foi comprado deverão ser licenças para o sistema operativo Windows Xqqcoisa. É verdade que existem distros de Linux grátis onde o estado só precisava de gastar algum dinheiro em suporte no local (para as instalações) e talvez nalguma formação. Mas depois o que é que podiam correr lá ? Infelizmente é de certeza esse o grande problema.

Existem N aplicações desenvolvidas para funcionar na plataforma Windows, e este N tem de certeza vários zeros à direita. Quem irá migrar essas aplicações? E quanto será que não vai custar para migrar essas aplicações? Infelizmente não são poucas e mesmo assim já há muito coisa a ser feito em Java para poder agilizar a passagem para Linux.

Acredito que o objectivo a xpto prazo é para mudar para Linux. É o que faz sentido e há outros paises onde o governo já migrou grandes partes dos seus serviços para Linux. Mas por agora, devido ao grande número de aplicações que o estado tem a correr em Windows, o estado terá que pagar estas fortunas para poder estar a funcionar em pleno. Não se pode fechar o estado durante 2 anos para migrar tudo para Linux. É algo que tem que ser com tempo e muito bem planeado e estudado.

Gostavam que o vosso IRS de repente fosse parar a outra pessoa e começarem a receber queixas crime contra vocês só porque alguém não testou bem um software que foi migrado à pressa para poupar uns euros ?

Não saltem para conclusões precipitadas, as vezes existem razões válidas para o sucedido, e não é só porque podem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

2,25 milhões dava para desnvolver muito software para Linux.

não sei qual o motivo para comprar o software neste momento, mas se calhar podiam investir este dinheiro no desenvolvimento de software para Linux e até ele estar disponível continuavam a usar o software actual. é preciso começar a investir no Linux para que a migração possa ser feita e quanto mais cedo isso acontecer menos dinheiro vamos dar à m$ (e a outras empresas) e consequentemente mais dinheiro vamos poupar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois... meus amigos é a vida...

Eu acho disparatado, e o Brasil é exemplo disso mesmo, porque sendo um pais pobre que é usa maneiras de combater a crise... neste caso a taxa de habitantes com linux é bem maior e é usado nas autarquias e bla bla bla...

Nós gostamos de nos intitular tão bons como os grandes mas não compreendemos que são as diferenças que marcam pontos...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas Destineo metade do que a administração pública faz num pc é trabalhar com o Office, será que seria muito díficil a migração?

Claro, concordo que a curto prazo se iam gastar balúrdios na migração, principalmente na formação, mas a longo prazo teríamos os devidos frutos...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

vbmaster, acho que os balurdios em acções de formação não seriam comparaveis 2,7 Milhões... :P

Tanto que não eram todos os funcionários que iam... iam os engenheiros que cordenam os sistemas informáticos... e depois a mudança ia sendo progressiva na autarquia... uma semana limpava-se X departamentos a explicar tudo o que os funcionários precisavam de fazer... Em três meses todo o país estaria sobre linux...

O que falta também é a migração de software especifico, mas para isso se o Governo desse 0,5 Milhões para desenvolvimento de software tinham a gestão autarquica no linux também...

Eu acho que o país ainda tem muito para aprender...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estamos cá nós para o fazer ser um local melhor...

Falar e não resolver é simples... mas o que é facto é que muitos índividuos podem realmente mudar o mundo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas quem disse que não estão a mudar ? Encontro-me actualmente numa posição onde consigo perceber um pouco do que se está a passar no governo e vejo que eles estão efectivamente e movimentar-se nessa direcção.

Mas como todas as grandes mudanças, estão a movimentar-se à velocidade do continente da Alaska a afastar-se do polo. Muito lentamente, mas com determinação.

Não apoio o gasto do dinheiro, mas, e sem conhecendo todas as variáveis, posso compreender que existam razões válidas para tal gasto ter acontecido.

Outra limitação que existe são as pessoas que trabalham efectivamente com os computadores. Não é fácil mudar um pc com windows para um com linux para alguém que tem 50 anos ou mais. Eles aprenderam a trabalhar daquela forma, com aquelas aplicações, e se de repente mudarem para Linux com OpenOffice, o país parava porque não sabiam formatar uma celula no OpenOffice. E não seria formação que ia poder mudar isso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estamos a mudar? Como se acabamos de assinar um tratado de fidelidasde ao Bill Gates, razão pela qual ele cá veio há uns meses...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Haha ... Não sabias que o Bill Gates está vai dedicar-se à filantropia ?!?!? .. Ele veio é visitar um dos paises que vai ser alvo de doações de uma das instituições dele :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora