• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

machi

[ajuda] criação de um trigger

11 mensagens neste tópico

Preciso de construir um trigger mas encontro-me com algumas dúvidas sobre como fazer.

Necessito de fazer o registo de uma venda de um produto.

As tabelas que penso k terei k usar sao :

Venda (Nvenda, Data, Quant)

Stock(Existencias,quantidade_alerta, quantidade_enc)

Produto(Nprod, Descricao_prod, Preço_venda)

As tabelas Venda e Stock estao relacionadas de N para 1  e a tabela Stock está relacionada com a Produto de N para 1 também.

Espero ter conseguido explicar da melhor forma a minha duvida...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A tua dúvida não está nada bem explicada, até porque pelo que compreendi, não necessitas de nenhum trigger.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ok ,obrigado na mesma, tentarei arranjar uma outra solução...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

anonym:google! pesquisa por :

sql trigger

epa... mas oh m6... eu acho um trigger uma boa solucao... nao eh preciso, mas ë uma solucao eficiente.

machi: que sgbd estas a usar?

pa... la vou eu ter que dizer outra vez: VAI VER AO MANUAL

se tiveres duvidas pergunta aqui.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tou a usar o SQL Server.

Trata-se de um exercício de uma prova que não estou a conseguir resolver.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok... la está o software microsoft... pa... os sgbds opensource tem a vantagem de disponibilizarem documentacao oficial de forma gratuita... se bem que a microsoft nem é tão má quanto isso no que toca a disponibilizar documentação.

Pa... fiz uma pesquisa no google por:

sql server triggers

e devolveu-me isto

http://www.devarticles.com/c/a/SQL-Server/Using-Triggers-In-MS-SQL-Server/

comecei a ler a partir da segunda pagina e parece-me conter toda a info necessaria mesmo em termos de sintaxe para criar um trigger no MS sql server.

Já agora...

eu não sei de cor toda a sintaxe que uso, nem de perto nem de longe. triggers é ua coisa que nao uso muito... qdo uso.. lá vou eu ter que ir ver ao manual, seja do postgres, mysql, oracle, sybase, etc etc...

pa... segue o link... acho que está explicado ao clique.

qq duvida diz aí

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já deu pa tirar mais algumas dúvidas e pa chegar a algumas conclusões!!

obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sql trigger

epa... mas oh m6... eu acho um trigger uma boa solucao... nao eh preciso, mas ë uma solucao eficiente.

Por acaso neste caso acho que nem é possível usar triggers. Partindo do principio que compreendi o que se quer fazer e tal é: criar um registo numa tabela e despoletar um trigger "on insert" que vai popular as outras tabelas que se relacionam com esta.

Repara, se colocares um trigger "on insert" o que vais fazer nesse trigger? Criar a informação nas outras tabelas?

Mas que informação? Acabaste de criar o resgito "master" e aqui não tens acesso aos dados para criar os registos "detail".

machi: que sgbd estas a usar?

pa... la vou eu ter que dizer outra vez: VAI VER AO MANUAL

se tiveres duvidas pergunta aqui.

Nem mais. :P Isso é sempre a primeira coisa a fazer, a segunda é ir ao Google! ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

alguem me consegue explicar o q é um trigger? (newbie)

Um trigger é uma rotina que executa quando acontece um determinado evento numa tabela.

Por exemplo, se criares um trigger "after insert" associado a uma tabela, o código desse trigger vai ser executado após a cada insersão na tabela.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sql trigger

Por acaso neste caso acho que nem é possível usar triggers. Partindo do principio que compreendi o que se quer fazer e tal é: criar um registo numa tabela e despoletar um trigger "on insert" que vai popular as outras tabelas que se relacionam com esta.

Repara, se colocares um trigger "on insert" o que vais fazer nesse trigger? Criar a informação nas outras tabelas?

Mas que informação? Acabaste de criar o resgito "master" e aqui não tens acesso aos dados para criar os registos "detail".

Ah... ok bem visto. Nem me lembrei.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora