• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pebat

Vb. net ... Relaçoes base de dados

5 mensagens neste tópico

Boas... eu ja nao me lembro men faço ideia como e k faço relaçoes entre tabelas via vb, com o codigo alguem me pode dar umas dicas...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu como uso somente o método de código do VB.NET não uso relações directas no VB, uso consultas. Ou seja faço as relações através do SQL.

SELECT Professores.*, Ocupacoes.*
FROM Professores INNER JOIN Ocupacoes ON Professores.ProfessorID = Ocupacoes.ProfessorID;

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

a minha duvida e msm na insert de dados ... tipo imagina k tenho um tabela professores com um id e um diciplica co id.. em k tem informaçao dos professores da escola k dao akele disciplina, eu inseria um prof como e k na tabela displica ou na prof ele ia fazer a relaçao :\ essa parte e k nao tou a ver bem :?

P.s: ixto de nao programar durante 5 meses e lixado... sorry estas preguntas de novato :), mas e k ja nao me lembro msm

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por exemplo para esse caso tens de criar 3 tabelas.

Uma profs, uma disciplinas e outra relacoes

Profs

IDProfs

Nome

Disciplinas

IDDisciplinas

Nome

Relacoes

IDProfs

IDDisciplinas

Depois para inserir os dados uso novamente o SQL. Por exemplo o prof com o id 1 e nome João dá a disciplina MAT com o Nome Matemática.

INSERT INTO Profs (IDProfs,Nome) VALUES (1,'João')
INSERT INTO Disciplinas (IDDisciplinas,Nome) VALUES ('MAT','Matemática')
INSERT INTO Relacoes (IDProfs,IDDisciplinas) VALUES (1,'MAT')

Os programas que tenho desenvolvido em .NET que fazem uso de base de dados não possuem relações reais, mas sim em SQL.

Como o VB.NET tem 2 maneiras de usar dados de base de dados eu aconselho o uso de instruções de sql para manipulação e obtenção de dados. Para isso faço uso de um módulo que desenvolvi idêntico ao que já libertei para MySQL onde tenho duas funções, uma para consultas e outra para instruções para eliminar, alterar e adicionar dados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sim ontem a noite dpx de pensar como deve ser :) xegei la :D ... mas ja precebi as coisas ... mais ou menos tenho o k tenho visto e k tenho smp k ter a tabela relaçao, quando quizers fazer uma relaçao.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora