• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

skin

[JavaScript] Breve Introdução ao JavaScript

6 mensagens neste tópico

O Javascript é uma linguagem de programação que foi criada em 1995 por Brendan Eich da Netscape como uma extensão do HTML para o browser Navigator v2.0. Esta linguagem no seu início tinha o nome de LiveScript que foi criado para responder às seguintes funções:

• Oferece escrita dinâmica – tipos de variáveis não são definidos;
  • É interpretada, e não compilada;
  • Oferece bom suporte a expressões regulares (característica comum às linguagens de script).

Devido à sua união com o CSS nasceu o DHTML. Usando o Javascript, é possível modificar dinamicamente os estilos dos elementos da página.

O Javascript é uma linguagem de script baseada em objectos e permite que sejam manipulados através de eventos dinâmicos que faltavam ao HTML. O Javascript só pode ser executado dentro de um browser. A linguagem VBScript foi a resposta da Microsoft para o Javascript, porém o VBScript é compatível apenas com o Internet Explorer, razão pela qual não fez muito sucesso, já o Javascript é compatível tanto com Internet Explorer como pelo Netscape Navigator, o Mozilla e o Opera v3 que são os browsers mais populares.

<SCRIPT atributos> ... instruções Javascript... </SCRIPT> 

A forma mais prática de inserir Javascript dentro de uma página HTML é colocar o código dessa linguagem dentro de um bloco delimitado pelas tags

<SCRIPT> ... </SCRIPT>

do próprio HTML. Pode haver vários blocos em qualquer lugar da página.

ATRIBUTOS:

LANGUAGE=" ... "

Este atributo informa o tipo e versão da linguagem utilizada. Ele é necessário para incluir blocos em outras linguagens porém é opcional para o próprio Javascript. Exemplos:

<SCRIPT LANGUAGE="Javascript"> ... Javascript ... </SCRIPT>

<SCRIPT> ... Javascript ... </SCRIPT> 

Geralmente o código Javascript é colocado entre as tags de comentário <!-- ... --> do HTML. Isto é necessário para evitar conflitos de interpretação nos browsers antigos. Assim, quando um browser antigo se deparar com o bloco Javascript entre as tags de comentário do HTML ele simplesmente irá ignorá-lo.

SRC="blabla.js"

(Onde blabla.js seria um arquivo de nome qualquer com uma extensão .js)

Este atributo é usado para importar um arquivo Javascript externo para dentro do arquivo HTML. É muito útil quando existem dezenas de páginas com a mesma formatação.

<SCRIPT LANGUAGE="Javascript" SRC="arquivo.js></SCRIPT>

By Skin

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não te quero criticar, mas se calhar seria mais interessante algo mais advanced

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não te quero criticar, mas se calhar seria mais interessante algo mais advanced

Ok quando eu estiver um pouco mais livre eu dou continuidade a todo este tipo de tópicos que comecei, que são muito simples. ok?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dá para nós termos um "cheirinho" do que é o JavaScript, apesar de ser bastante simples.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dá para nós termos um "cheirinho" do que é o JavaScript, apesar de ser bastante simples.

É verdade. Algo mais compelto e escrito por mim é o que está na edição 4 da revista PROGRAMAR e o que vai sair na edição 5. Já leste o da edição 4?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É verdade. Algo mais compelto e escrito por mim é o que está na edição 4 da revista PROGRAMAR e o que vai sair na edição 5. Já leste o da edição 4?

Sim, sim já li. Também já postei um nesta secção. Podes ver se quiseres.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora