• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

MCK-12

Editores PHP "Best Of"

231 mensagens neste tópico

Começo por pedir desculpas pois lembro-me de ver por aqui um topico a falar sobre o mesmo á uns tempos, mas é que não o consigo encontrar :)

(Se o entenderem, encerrem este.)

Queria perguntar...que editores de php usam? Quais as vossas  recomendações :)

Entretanto juntei as hipoteses referidas e coloquei aqui para ajudar quem procura.

--> Bluefish

--> ConText

--> Dreamweaver

--> Editplus 2

--> Emacs

--> FrontPage

--> Gedit

--> Maguma Open Studio

--> Notepad ++

--> Notepad2

--> PHP DESIGNER 2005/2006

--> PHPEclipse

--> UltraEdit

--> Vim

--> Zend Studio (não gratuito)

--> WeBuilder 2006 (Não gratuito)

:)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Notepad ++

não só para PHP mas como para muitas outras linguagens :)!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso depende de pessoa para pessoa, eu comecei a fazer pagians com dreamweaver e quando comecei a aprender PHP continuei com o dreamweaver pra mim eu gosto muito o dreamweaver mas ja vi sites em que os tops tao programas que eu exprimentei e nao gostei, nao é bem questao de gostar é adaptação, adaptei-me com o dreamweaver e ate agora so trabalho com este :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu uso Vim para quase tudo, seja php, html, c, haskell, etc. só para java é que recorro a um IDE.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu até agora tenho treinado no notepad, obriga-nos a estra com mais atenção e por acaso acho que é omelhor para quem se inicia.

Brigado pelas respostas continuem ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu uso Vim para quase tudo, seja php, html, c, haskell, etc. só para java é que recorro a um IDE.

Eu também utilizo o Vim acho que é o melhor ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Alguem já experimentou o PHP DESIGNER  FREE ?

Eu fui procurar para testar para ver se era bom e o que eu acho dele é muito bom para uma iniciação mas ainda é uma apreciação geral do que vi em um minuto amanha quando voltar ao PHP vou ver se o prefiro ao Notepad ++! Amanha dou mais feedback ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu usei o php designer 2005 e depois o 2006. Eu gostei, mas não sou um programador assiduo.

Cumps 8)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu até agora tenho treinado no notepad, obriga-nos a estra com mais atenção e por acaso acho que é omelhor para quem se inicia.

se tas a referir-te do notepad do windows eu acho que o pior para quem inicia, pois para quem inicia convem um que tenhas as cores todas pipis para diferencias as coisas. digo eu... cm disse a cima depende de pessoa pa pessoa

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se tas a referir-te do notepad do windows eu acho que o pior para quem inicia, pois para quem inicia convem um que tenhas as cores todas pipis para diferencias as coisas. digo eu... cm disse a cima depende de pessoa pa pessoa

Concordo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Amigos, sem ofença mas as ferramentas ripo dreamweaver e frontpage são caras! para serem rentabilizadas têm de se fazer algum trabalho bem pago.

:eek:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Concordo...

Pois lol tenho feito com o do windows, mas vou deixar de o usar senão quando avançasse para codigos mais avançados ia ser bastante complicado manter tudo organizado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depende da tua atitude e quão a sério é o trabalho.

Se estás a iniciar dá-te muito jeito ter ao lado uma referência e ter color coding para leres bem o codigo (comments e indents tb!)

Se tiveres que trabalhar a sério então é o Zend Studio ($$$) ou o PHP Desiger (free)

Depois claro que há o ppl que gosta é notepad, fazer tudo "hardcore", o meu conselho é não vás na cantiga, isso não é para quem se inicia, nem para quem fizer um programa longo. Mas claro, isto é tudo questão de gosto e de treino.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu aconselho o Vim (linux)... O editor Vim também foi utilizado para programar o Joomla e o Mambo....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já eiste um tópico para isto, mas como parece que o php é um pouco diferente de editar por ser simples e pelo facto de uma aplicaçao consistir apenas em ficheiros de texto... vamos a isso

epa...

eu uso o notepad2 e o notepad++

as features que uso são:

text highlight ( óbvio )

minimização de chavetas ( n uso muito )

indicação do parentesis correspondente ( extremamente util, poupa horas de trabalho )

indicação do numero da linha ( fundamental )

assim que me lembro é tudo.

Têm a vantagem de se comportar bem com todos os formatos e não serem uns esquisitinhos como o notepad do windows que se passa completamente, pelo que não o aconselho de todo.

Quanto ao dreamweaver nunca consegui perceber que funcionalidades é que aquilo tem para prograadores de php... é pesado, tudo o que demore mais de meio segundo a abrir é perda de tempo na minha opiniao.

Neste momento estou a ver se começo a usar o vim ou o emacs... pois trabalho no computador remoto e é mais prático.

mas n sei que raio... o emacs n esta a dar-me erro ao instalar... o vim aparece com sintax higlight para php? a mim n apareceu. Que funcionalidades tem mais? já agora... alguem me indica os comandos básicos do vim? é que experimentei só naquela e não sabia como fazer para editar.

Alguem me diz os comandos básicos do vim?

já agora... vim ou emacs? poruqê?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu prefiro o vim porque tem text highlight para quase todas linguagens de programação e porque ao programares o Vim organiza o código automaticamente,..entre outras coisas...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu por cá uso o Notepad++ para programar a sério e o Dreamweaver quando são scripts simples, para não ter de sair do meu programa de design para ir para outro, etc.

Quanto à pergunta vim ou emacs, sinceramente nunca usei nenhum deles...mas vou ver se testo.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu prefiro o vim porque tem text highlight para quase todas linguagens de programação e porque ao programares o Vim organiza o código automaticamente,..entre outras coisas...

e emacs tambem tem sintax highlight para tudo qto é linguagem.

já agora como é que organiza o código automaticamente?

selecionas tudo e primes uma conbinação qq de teclado e adiciona tabs n é?

é que isso quase todos fazem ( se bem que n me lembro agora do atalho )...

ou estás a referir-te a abrir e fechar tags automaticamente? por exemplo... um gajo está no meio do html, escreve "echo" e aquilo poe logo o "echo" entre duas tags php?

já que cá estamos... qual é o atalho para organizar o código?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já usaste o Vim alguma vez? (não me refiro a "testar" o Vim, mas sim a usar regularmente o Vim durante algum tempo)

Eu já uso à alguns anos, mas só à cerca de um ano, quando resolvi procurar alguns manuais do Vim, é que descobrir as enormes potencialidades que ele tem. Existem dezenas de comando para fazer quase tudo o precisamos, tem suporte para Perl e Python (útil, por exemplo, para fazer substituições usando expressões regulares), entre muitas outras vantagens (grande parte que eu ainda desconheço).

Uma coisa que eu gosto particularmente no Vim é que funciona muito bem na consola e podemos fazer tudo sem usar o rato (copiar linhas, apagar linhas, mover linhas, avançar n palavras, etc. tudo é feito com um ou dois comandos).

Agora, como já referi noutro post, é preciso usar o Vim durante alguns meses (mesmo parecendo que não tem nada de especial) para descobrirmos todo o seu potencial. A maior parte das pessoas tenta usá-lo uma ou duas vezes e como não sabe nenhum comando diz logo que o Vim não presta.

Para quem quiser aprender o comandos essenciais do Vim fica aqui um PDF

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não, não usei, por isso é que estou a perguntar... qual dos dois é o vosso preferido e porque?

Levantaste a ponta do véu. Diz aí mais funcionalidades do vim.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora