• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rui Carlos

Grupos dizem que sistema antipirataria do Windows é spyware

8 mensagens neste tópico

Nesta quarta-feira, uma grupo formado por empresas e usuários entrou com uma ação contra a Microsoft por causa do sistema que detecta a presença de cópias piratas do Windows no computador. O processo, registrado no tribunal regional de Seattle, nos Estados Unidos, sugere que o Windows Genuine Advantage (WGA) é um programa espião, já que envia para a empresa dados sobre hardware e software instalados na máquina.

De acordo com o site da revista PC World, esta é a segunda ação movida contra a Microsoft por causa do WGA. O sistema foi lançado no ano passado, inicialmente para oferecer vantagens - promoções e softwares gratuitos - para os usuários de edições genuínas do Windows. Há algumas semanas, no entanto, uma atualização do sistema passou a emitir advertências para quem tivesse cópias piratas do sistema operacional.

[...]

http://templates.terra.com.br:82/tecnologia/interna/0,OI1062051-EI4801,00.html

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quero deixar aqui um aviso, que espero que seja útil de uma forma ou outra aos utilizadores de window$:

A m$ está a incluir um programa chamado WGA, que verifica com frequência se o vosso sistema operativo window$ está legalizado, como se fosse um update de segurança critico. O WGA não impede per si que vocês continuem a usar o window$, mesmo que esteja ilegal, mas no entanto tem diversos problemas:

* tem um grande numero de falsos positivos, o que pode levar pessoas a comprar aquilo que já tinham comprado só para cumprir a lei;

* quando detecta que o sistema está ilegal, o WGA impede alguns updates do window$, o que pode causar e com alguma frequência causa, falta de estabilidade ao sistema, pois os updates da m$ são feitos a pensar que todos os anteriores foram instalados;

* se o sistema não está ligado à Internet o WGA ao fazer uma das suas verificações periódicas vai estabelecer uma ligação à Internet, mesmo que o sistema esteja configurado para não permitir que nenhum programa estabeleça ligação à Internet, com todos os custos económicos que isso pode ter para o dono do computador;

* o WGA não permite o sistema fazer actualizações se o utilizador não o deixar verificar a legalidade do sistema;

* há quem tenha perdido alguns trabalhos graças a reboots forçados pelo WGA;

* há quem tenha programas que tenham deixado de funcionar bem por causa do WGA;

* actualizações de hardware provocam falsos positivos;

*

Isto é mais uma demonstração que a m$ não é uma empresa séria.

Recomendo vivamente que tenham cuidado como as vossas actualizações e que não deixem o window$ instalar o WGA.

Podem saber mais sobre isto e ler casos reais de utilizadores legias prejudicados pelo WGA em:

http://news.bbc.co.uk/1/hi/technology/5144698.stm

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ou seja, o WGA é uma palhaçada total e como tal, a Microsoft tem de pagar pelo que está a fazer. Eles precisavam mesmo disto para sobreviver? ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é curioso que em sites estrangeiros estou farto de ouvir queixas relacionadas com WGA, mas aqui em Portugal quase não ouvi falar do assunto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Rui Carlos, onde é que andas ?

Eu cá não me queixo do WGA... tenho o windows legal...

Mas de uma coisa é certa o WGA é bastante falado ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A questão está em que o WGA não está a afectar negativamente apenas quem não está a usar o window$ ilegalmente. Para esses eu estou a cagar-me.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Rui Carlos, onde é que andas ?

Eu cá não me queixo do WGA... tenho o windows legal...

Mas de uma coisa é certa o WGA é bastante falado ;)

eu também tenho o Windows legal (acho eu) e não tenho tido problemas porque quase não uso o Windows e não tenho a net bem configurada no Windows, ou seja, o WGA ainda não chegou ao meu computador.

mas tanto quanto sei, mesmo depois de ver que o Windows é legal isso continua a dar alguns problemas...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tenho as minhas actualizações desligadas...Eu é instalo o Windows XP SP2 desligo actualizações e tá no ir ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora