• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

skin

Internet eleita a principal inovação tecnológica dos 25 anos

5 mensagens neste tópico

A Internet foi considerada a principal inovação tecnológica dos últimos 25 anos. O estudo de especialistas gerido pelo Programa Lemelson/MIT, que promove o espírito inventivo entre os jovens, foi encomendado para celebrar o quarto de século da estação de televisão CNN.

Na lista o grupo de trabalho quis nomear «as 25 inovações técnicas não relacionadas com a medicina que se tornaram de uso comum desde 1980, que são facilmente reconhecíveis pela maioria dos norte-americanos, que tiveram um impacto directo e perceptível na vida diária e/ou poderão alterar drasticamente a vida do cidadão comum no futuro».

Além da Internet, os outros 24 objectos que figuram na lista tornaram-se tão comuns no dia a dia, que facilmente nos esquecemos de como era quando não existiam. É o caso do telemóvel (n.º2) e do computador pessoal (n.º3), ou da fibra óptica (n.º 4) que possibilita, entre outras coisas, o acesso à televisão por cabo.

Hoje em dia, todos comunicamos via e-mail (n.º 5) e é comum usar o GPS (n.º 6) em viagens longas de carro. Os computadores portáteis (n.º 7) e os CDs áudio (n.º 8) são imprescindíveis para muitos, assim como a máquina fotográfica digital (n.º 9). No número 10 aparece uma inovação tecnológica que muitos esquecem que está lá, mas é fundamental, a identificação via frequência de rádio.

No top de 25 aparece ainda o air bag (n.º 13), o carro híbrido (n.º 16) o vaivém espacial (n.º 20) e o voice-mail (n.º 23).

Fonte:

PCGuia

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A Internet tem mais de 25 anos...

Tem mais de 25 anos?! A ARPANET utilizada pelos soviéticos e americanos até concordo, já que surge em 1958, segundo a Wikipedia.

Mas a primeira ligação com o protocolo TCP/IP dá-se em 1983 e o conceito de WorldWide Web aparece apenas em 1991, no CERN.

Vejam mais aqui.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No CERN foi inventada da WWW (composta pelo protocolo http e pelo html), por Tim Berners Lee.

O IP surgiu nos EUA, e a primeira rede com IP e com TCP foi criada em 1977 entre universidades dos EUA, Reino Unido, e Noruega.

De qualquer forma não considero que a Internet só exista depois da WWW, nem do IP. Isso seria disparatado. O IP pode ter sido criado para o tipo de redes internet, mas a rede que dá por nome Internet é anterior e sim inicalmente chamava-se ARPANET e os primeiros IMPS dessa rede entraram ao serviço em 1969 (o mesmo ano em que o homem foi à Lua, o mesmo ano em que foi publicada a primeira versão de Unix e o mesmo ano em que nasceu Linus Torvalds).

Existe uma diferença entre a criação da Internet e a sua abertura ao publico em geral, após ter sido autorizada a comercialização de acessos à rede ao publico em geral, esta ultima sim é que tem menos de 25 anos.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

talvez tenha de adicionar umas coisinhas aqui certo? Para completar as informações!

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora