• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

skin

[Artigo]A guerra dos browsers

1 mensagem neste tópico

De seguida vai ser mostrada uma breve história dos dois browser mais utilizados nos tempos que correm. O Mozilla Firefox e o Internet Explorer.

Se posteriormente se justificar devido a pedidos dos membros poderá ser incluida a história de outros browser também com uma certa utilização.



Internet Explorer


O código do Internet Explorer 1.0 foi licenciado pela Spyglass (um ramo comercial da NCSA Mosaic).

A Microsoft trabalhou rápido na elaboração do um novo produto. As duas primeiras versões foram lançadas dentro de um espaço de tempo relativamente pequeno, permitindo desta forma que o seu brwoser conquistasse uma uma grande parte do mercado pertencente à Netscape.

Enquanto isso, a Netscape lançou a sua ambiciosa versão 2.0 que apresentou a tecnologia Javascript, frames e a plug-in. Desta forma a Microsoft viu-se obrigada a correr atrás das inovações implantadas pela nova versão da Netscape.

Então ocorreu o lançamento do Internet Explorer 3.0 que tornou compatível as vantagens que até então era de domínio da Netscape integrando frames e plug-in. Apresentou também inovações nas áreas das linguagens de CSS e VBScript.

Porém, apenas com a quarta versão dos browsers, estes se ditânciaram a níveis de qualidade e mercado, esta versão foi sem dúvida alguma um ponto decisivo. A Netscape decidiu então começar a cobrar 49,00 dólares pelo seu browser, enquanto que a Microsoft continuou com o Internet Explorer gratuito, e além de gratuito era distribuído no Sistema Operativo da Microsoft, o famoso Windows.

Começou assim a "guerra dos browsers", expressão por qual ficou conhecida, acompanhada pelos inevitáveis processos judiciais.

Netscape Navigator


Foi em meados de 1994 que a empresa Graphics Silicon, fundada por Jim Clark, se associou com a Marc Andreessen para desenvolver o browser Mosaic Communications (ao qual posteriormente foi mudado o nome para Netscape Communications). Andreessen há pouco tinha se formado da Universidade de Illinois onde liderou um projeto de software conhecido como Mosaic. Durante este tempo, o browser Mosaic estava começando a fazer sucesso fora dos círculos acadêmicos onde começou. Jim e Andreessen perceberam o grande potencial que este software tinha para a Web. Num breve período de cerca de meio ano, quase toda a equipa inicial do projecto NCSA Mosaic trabalhavam para a Netscape, então o browser foi lançado ao público em geral.

A Netscape fez um sucesso surpreendente pois foram introduzidas novas capacidades de HTML.

O sucesso foi tal que em meados do ano de 1995, havia uma estimativa de que mais de 80% dos utilizadores da Internet usavam o Netscape.

Com o lançamento do Windows 95 que trazia o Internet Explorer incluido, em agosto de 1995, a Microsoft foi ganhando mercado e aconteceu que na quarta versão de ambas as empresas, o Internet Explorer deu um salto tecnológico passando tecnologicamente o browser da Netscape. Assim, uma parte do mercado que pertencia à Netscape mudou para o novo concorrente, o Internet Explorer 4.

Em Janeiro de 1998, a Netscape fez um anúncio no qual afirmava que o seubrowser seria distribuído gratuitamente, e o código fonte do seu browser iria ser aberto ao público. Esta notícia teve boa receptividade entre os utilizadores da Internet.

Porém o processo atrasou-se e levou muito mais tempo do que o previsto a ser implementado. Por isso a apresentação do Mozilla 1.0 (de código fonte aberto) demorou mais de 4 anos fazendo com que o mercado da empresa caísse cerca de 20%. No entanto o Mozilla Firefox 1.0 foi um marco muito importante para a empresa pois desde aí até aos nossos dias tem sido melhorada havendo agora uma enorme conquista de mercado face ao Internet Explorer.



Espero comentários construtivos de forma a poder melhorar este tópico  ;)

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora