• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

teckV

Partilhar ligação à Internet ICS

1 mensagem neste tópico

tcpip_parte16_1.jpg

um recurso muito importante introduzido pelo XP e o 2003 server é o ICS, que permite muito facilmete partilhar uma ligação à internet... não é mais do que um pequeno proxy no sistema operativo...

mais um toturial em PT brasil... mui bronzeado e... ops

tcpip_parte16_2.jpg

Nesta décima sexta parte você aprenderá sobre um recurso bem útil do Windows 2000: O compartilhamento da conexão Internet, oficialmente conhecida como ICS - Internet Conection Sharing. Este recurso é util quando você tem uma pequena rede, não mais do que cinco máquinas, conectadas em rede, todas com o protocolo TCP/IP instalado e uma das máquinas tem conexão com a Internet. Você pode habilitar o ICS no computador que tem a conexão com a Internet. Com isso os demais computadores da rede também passarão a ter acesso à Internet, conforme ilustrado na Figura a seguir:

Internet Connection Sharing (ICS)

Vamos inicialmente entender exatamente qual a função do ICS e em que situações ele é indicado. O recurso de compartilhamento da conexão com a Internet é indicado para conectar uma rede doméstica ou uma pequena rede (eu diria não mais do que 10 computadores) à Internet. Imagine a rede de uma pequena empresa, onde estão instalados 10 computadores e um servidor com o Windows 2000 Server. Está disponível uma única conexão com a Internet. A conexão é um link de 256 Kbps, do tipo ADSL. A questão é: "Com o uso do recurso de compartilhamento da conexão com a Internet, é possível que todos os computadores desta pequena rede, tenham acesso à Internet?"

A resposta é sim. Com o uso do ICS é possível fazer com que todos os computadores da rede tenham acesso à Internet, através de uma conexão compartilhada no servidor Windows 2000 Server. Após ter sido habilitado o compartilhamento da conexão Internet, os demais computadores da rede utilizam a internet como se estivessem diretamente conectados. Ou seja, para os usuários o uso da conexão compartilhada é transparente.

Para que o ICS possa funcionar são necessárias duas conexões de rede, no computador onde o ICS será habilitado. Uma conexão normalmente é a placa de rede que liga o computador à rede local e é conhecida como conexão interna. A outra conexão, conhecida como conexão Externa, faz a conexão do computador com a Internet. Normalmente é uma conexão do tipo ADSL, ISDN, A Cabo ou até mesmo uma conexão discada, via telefone comum. O diagrama da Figura a seguir, ilustra a funcionalidade do ICS. No computador onde o ICS foi habilitado, a conexão via placa de rede, é a conexão interna. A conexão via Modem, que faz a conexão com a Internet, é dita conexão externa ou pública.

http://www.linhadecodigo.com.br/artigos.asp?id_ac=603

teckV

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora