• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

M6

Crítica à Revista Programar

6 mensagens neste tópico

Por razões de tempo só agora pude dar uma olhadela nas 3 edições da revista Programar cujo projecto é, sem qualquer dúvida, benemérito.

Mas... E tem de haver um mas, caso contrário não estaria a escrever estas linhas, há algumas coisas que considero erradas e como tal quero expo-las aqui de forma a que sejam corrigidas.

Antes de continuar, quero dizer que esta critica deve ser vista como construtiva, o objectivo da mesma é apontar "falhas" de forma a que a qualidade da revista evolua. Não vou citar artigos nem referenciar autores uma vez que objectivo não é a critica aos mesmos, nem tal seria "tolerável" sendo que os artigos são escritos por voluntariado à custa de cada um dos autores, algo que merece ser aplaudido.  :P

Sem dúvida que a revista tem evoluido,  sendo este número 3 actual o melhor de todos, em especial a nível de conteúdo e qualidade do mesmo. No entanto há certas coisas que são, para mim, díficeis de "digerir".

- Os erros ortográficos aparecem em número superior ao aceitável como "uma gralha".

- Em alguns artigos existe falta de foco, perdendo-se tempo com coisas que são totalmente secundárias ao tópico em si, algo que melhorou bastante nesta 3ª edição.

- Existem alguns erros "grosseiros". Por vezes dá-me a sensação que é involutário e que o erro ocorreu apenas por uma má escolha de palavras originando uma frase cuja informação que passa não é verdadeira. Outras vezes parece-me que os erros acontecem por falta de conhecimento, tomando-se como adquirido algo que na realidade não acontece. Seja qual for a origem destes erros, é importante que exista uma revisão cuidadosa por parte de várias pessoas (tipo code review) de forma a eliminar informações erradas.

E pronto, estas são as críticas que tenho a apontar. Espero que a 4ª edição seja evolução nestes pontos que referi.

De resto, toda a equipa e colaboradores estão de parabéns!  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

São críticas interessantes e tenho a certeza que servirão de muito nas próximas edições.

A 4ª edição vai ser começar a ser pensada ainda nesta semana. O maior problema das edições anteriores é que, apesar de quase todos os que se comprometeram a escrever realmente o façam, nos momentos pré-lançamento (onde se dá a correcção da revista) toda a gente desaparecer (no lançamento da 2ª edição éramos 3 a corrigir a revista e no lançamento da 3ª éramos apenas dois).

Pretendemos adoptar um modelo que consistirá na selecção de dois ou três membros aos quais será entregue a revista antes do tempo previsto e estes membros (seleccionados a dedo) apontarão os erros da revista antes desta ser lançada. Os erros serão assim corrigidos e poderemos lançar a revista. Chama-se Método de Correcção Prévia e será implementado na 4ª edição.

Desde já obrigado pelas críticas M6, pois é com elas e apenas com elas que conseguimos melhorar o nosso trabalho .  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

deathseeker25, para a semana começo a ficar mais liberto de tempo, pelo que se puder ser útil na revisão, encontro-me disponível.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

deathseeker25, para a semana começo a ficar mais liberto de tempo, pelo que se puder ser útil na revisão, encontro-me disponível.

Vou tentar não me esquecer disso. Depois entramos em contacto contigo (ou eu ou o neon_prannock)  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vou tentar não me esquecer disso. Depois entramos em contacto contigo (ou eu ou o neon_prannock)  :)

OK, fico à espera. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tal como o M6, tambem so agora li com a devida e merecida atençao a vossa regista e desde ja aproveito para louvar a iniciativa.

Nao vou voltar a referenciar algumas criticas que ja aqui foram expostas(com as quais concordo plenamente) mas vou tentar centar-me noutras...sendo assim, gostaria de pedir maior cuidado na revisao de artigos e todos os textos publicados pois axo que a qualidade deveria ser sempre assegurada e as respostas a duvidas conterem erros é algo muito desagradavel. Nao sei se sao escritas por pessoas sem conhecimentos mas caso fossem nao deveriam ser publicadas(nos forums ja se sabe...cada um manda "bitaites") mas apelava a que quem tentasse ajudar a comunidade e "abrisse a boca" ao menos que saiba o que está a falar para nao induzir os outros em erro.

:wallbash:

Atençao: nao pretendo que seja dura estas criticas atras...apenas conselhos...

Confesso qua ainda n tive mt tmp para perceber este sistema de categorizaçao dos elementos mas talvez fosse interessante passar a incluir o estatuto na revista em cada artigo em que esse autor estivesse presente....talvez servisse para dar segurança a quem está a ler o artigo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites