• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

deathseeker25

Motor de Pesquisa Europeu Responde à Voz

7 mensagens neste tópico

O primeiro sistema de pesquisa europeu foi apresentado, na passada quarta-feira, em Paris, no Palácio da Descoberta, um espaço inteiramente dedicado às novas tecnologias, depois de ter sido lançado em Dezembro de 2004, nos Estados Unidos e China.

O nome do instrumento de pesquisa - Accoona - corresponde ao da sua identidade criadora, uma empresa americana que opera na área da inteligência artificial, deriva do suali e significa 'sem preocupações'.

O motor de pesquisa vai reconhecer sete idiomas da União Europeia, entre os quais o português, e graças à tecnologia de inteligência artificial, promete simplificar a vida aos utilizadores

Construído para competir, em pé de igualdade, com o Google ou o Yahoo, o sistema recorre ao significado das palavras pesquisadas para apurar resultados e também cruza os dados e a informação existente com uma base de dados empresarial.

Assim sendo, se a pesquisa efectuada tiver como alvo nomes de bens ou serviços, entre os resultados vão surgir links para as empresas fornecedoras.

O indexador também pesquisa notícias, dispõe da primeira barra de pesquisa accionada por voz e, de acordo com a empresa que o desenvolveu, facilita a procura de um ficheiro perdido no ambiente de trabalho, protegendo ainda os utilizadores de adware e spyware.

O lançamento teve como convidado de honra o ministro da indústria francês, François Loos, e contou com a presença de vários embaixadores ou representantes dos sete países que representa, assim como de dirigentes ou quadros superiores de multinacionais presentes na UE, e a ajuda do campeão mundial de xadrez, Anatoli Karpov.

Pelo facto de operar na China, e de estarem envolvidos na sua fundação o Governo chinês e uma agência de notícias estatal (a China Daily Information Company), a apresentação está a ser marcada pela polémica.

Tal como outros fornecedores de conteúdos com páginas acessíveis no país (Microsoft, Google, Yahoo), o Accoona sujeita-se à censura que impera no país, banindo informações tidas como sensíveis da versão chinesa.

Daí que algumas vozes críticas tenham acusado os seus mentores de serem coniventes com o regime comunista.

Fonte: CDRWXP

Parece que o Accoona era mesmo o tão esperado motor de pesquisa europeu.... :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bem excelente! mas pelo que entendi não foi desenvolvido unicamente pelos paises europeus, e isso e que iria ter interesse para a comunidade de programação europeia! e o meu ponto de vista! pode ser muitop bem mas devia ter sido desenvolvido exclusivamente por europeus!  :thumbdown:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Apenas um reparo, isso não responde à voz, mas sim à fala, que são duas coisas totalmente distintas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Apenas um reparo, isso não responde à voz, mas sim à fala, que são duas coisas totalmente distintas.

são promenores :thumbsup:! mas olha dá uma vista de olhos às fontes eles lá comtem sempre o mesmo erro! dizem sempre à voz! (se for um erro porque eu não sei nada desse motor isto é so em consideração ao que o M6 disse :thumbsup:)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Accoona, cujo nome vem da expressão swahili «Hakuna Matata», que significa «não te preocupes, sê feliz», apresenta-se como pioneira em tecnologias de busca por inteligência artificial.

:ipool:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

são promenores :thumbsup:! mas olha dá uma vista de olhos às fontes eles lá comtem sempre o mesmo erro! dizem sempre à voz! (se for um erro porque eu não sei nada desse motor isto é so em consideração ao que o M6 disse :thumbsup:)

São pormenores importantes, é como quando se vê jornalistas a dizer que os sistemas informáticos do mundo inteiro estão à mercê de um novo virus quando na realidade o que eles querem dizer é os servidores e desktops Windows podem sofrer com isso ou quando dizem que há corridas de tuning na Vasco da Gama com carros de alta cilindrada quando na realidade o que por lá há é Saxos Cup... Enfim...

Mas voltemos ao cerne da questão. A diferença é simples: controlo/reposta por voz refere-se a um sistema que responde a comandos de voz de uma determinada pessoa, ou seja, faz a identificação da voz; controlo/reposta por fala refere-se a um sistema que responde a comandos emitidos por fala, de uma qualquer pessoa, apenas identifica o comando em causa e executa-o.

Este erro é comum, farto-me de o ver em artigos na net e nos jornais, mas os seus domínios e aplicações são distintos: voz serve para reconhecer alguém; fala serve para reconhecer palavras.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

haaaaaaaaaaaaaaaaaaa pois nem pensei nisso!loool e verdade sim tens razao! nem me lembrei desse promenor! :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora