• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rui Carlos

Espanha cobrará taxa para CDs e DVDs graváveis

8 mensagens neste tópico

O governo espanhol definirá uma taxa extra para a venda de CDs e DVDs graváveis para compensar os donos de direitos autorais quando usuários duplicarem conteúdos. O modelo, semelhante ao de alguns outros países do continente europeu, permitirá a duplicação para fins pessoais de filmes e música, de acordo com o site The Register.

O congresso espanhol aprovou a medida, que também taxará cartões de memória e faz parte de uma reforma nas leis de propriedade intelectual do país. A taxa deve ser baixa, mas de acordo com a Comissão Européia, o emprego de tais valores extra pode lesar consumidores e provocar uma reação negativa à novidade.

[...]

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,OI1057308-EI4801,00.html

porque carga d'água havia eu de pagar uma taxa adicional sobre um CD/DVD para gravar o Linux por exemplo? ou então para fazer um backup dos meus documentos?

parece-me um pouco estúpida esta medida...

até porque nos últimos tempos tenho deixado de gravar músicas/filmes em CD, apenas os tenho em discos rígidos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acontece o mesmo com as fotocopiadoras há muitos anos, não é nada de novo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

curioso, não sabia disso...

mas essa taxa é cobrada quando compras uma fotocopiadora?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

curioso, não sabia disso...

mas essa taxa é cobrada quando compras uma fotocopiadora?

É isso mesmo. Na altura as fotocopias de livros estavam muito na moda e foi uma forma de encaixarem mais uns "trocos" com impostos com uma conversa que era para proteger os direitos de autor e blá-blá-blá...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não será exactamente a mesma coisa, aqui são os CD's e não o gravadores a ser taxados.

e pelo que percebi os valores cobrados serão dados a uma Sociedade de Autores ou algo do género...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não será exactamente a mesma coisa, aqui são os CD's e não o gravadores a ser taxados.

e pelo que percebi os valores cobrados serão dados a uma Sociedade de Autores ou algo do género...

Isso é só uma forma de disfarçar as coisas...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E também acontece com os dispositivos magnéticos.

Esta medida faz parte da European Union Copyright Directive, que já está em vigor em Portugal Desde 2004.

A Associação Nacional para o Software Livre tentou atenar este aspecto da EUCD, propondo que a taxa tivesse o valor de zero centimos ou então o valor simbólico de um centimo, mas a proposta foi recusada. Felizmente algumas das propostas da ANSOL a respeito de outras medidas da EUCD foram aceites. Ainda assim não deixa de ser uma modificação negativa ao Direito de Autor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
...que já está em vigor em Portugal ...

Pois era isso que eu ia para dizer. Já há Muito tempo que não se falava de outra coisa por cá. (Não estou errado pois nao?)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora