• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

teckV

PC´s/Equipamentos Virtuais e Laboratórios de Testes On-Line

3 mensagens neste tópico

uso o termo PC para melhor entenderemmas pode-se instalar SO´s de equipamentos que podem por certas pessoas não ser considerados PC´s mas sim Equipamentos... uma questão de uso de palavras que não interessa por agora

há varios posts neste forum sobre computadores virtuais e venho apresentar mais um porque acho que é algo que deve ser destakado.. existem varias formas de aceder a maquinas virtuaisalgo muito importante pois por vezes é dificil aceder a equipamentos sobre os quais precisamos aprender a mexer

para mim o melhor Virtual PC software é sem duvida o VMWare Server e para além de todas as caracteristicas técnicas têm uma absolutamente fantáticva para estudo e investigação... é GRATUITO... sim.. aogra podem instalar varios PC's com varios sistemas operativos gratuitamente...

eu uso varios pc´s e varios pc´s virtuais dentro desses varios pc´s... a brincar a brincar é possivel com custo reduzido (invisto tudo em memóriao mais importante para PC´s virtuais e tendo em conta os SO´s e serviços que uso...mostly Linux  :)) montar redes que simulam varios serviços e equpamentos... criam-se redes assim maiores que as de muitas empresas  :D

e já se começa a ver surgirem soluções para empresas que consistem em usar PC´s e Servidores virtuais reduzindo custos com HArdware.. a solução enterprise da VVWare é uma excelente opção... é para espalhar estes conceitos que oferecem o VMWare Server... concordo com eles...

um PC´s virtual consiste em instalar um  software espcifico que depois permite criar PC´s dentro desse software.. tipo.. podem ter um XP com o wvware instalado e dentro do wvware podem ter um Mac ou um Linux... ficam assim com 3 sistemas operativos a correr ao mesmo tempo.. apenas precisam de memória... para criar um PC com 256 mb precisam ter 256 mb de memoria fisica a mais... se tiverem 512 ficam com 256 para o XP e 256 para o Linuxno caso de usarem apenas o XP e o Linux...

a base deste artigo foi o facto da VMWare estar a oferecer o VMWare server... sim... agora é gratis... bombastico no minimo... tendo em conta a importancia de usar PC´s virtuais criando laboratorios para testarem os vossos programas em configurações e SO´s diferentes...

products_hero_server.gif

Download VMware Server  gratuitamente

Benefits of VMware Server

Provision a new server in minutes without investing in new hardware.

Run Windows and Linux operating systems and applications on the same physical server.

Increase the utilization of a physical server.

Move virtual machines from one physical host to another without re-configuration.

With VMware Server you can:

Streamline software development and testing by allowing developers to create multiple environments with different operating systems on the same server.

Evaluate software in ready-to-run virtual machines without installation and configuration.

Re-host legacy operating systems such as Windows NT Server 4.0 and Windows 2000 Server in a virtual machine running on new hardware.

Simplify server provisioning by building a virtual machine once and deploying it multiple times.

Leverage pre-builtready-to-run virtual appliances that include virtual hardwareoperating system and application environments. Virtual appliances for Webemailproxy and other infrastructure services are available for download from VMTN.

http://www.vmware.com/products/server/

uma coisa que acho extremamente interessante é o facto se ser disponibilizado no site ficheiros de aplaiances/equipamentos/sistemas operativos para se usar nos produtos VMWare já instaldos.. isto é muito interessante para se testar/analisar produtos que dificilmente temos acesso e neste caso até já vêm correctamente instalados e configurados... basta descarregar o ficheiro da maquina virtual e corre-lo dentro do VMWare e ficam com uma maquina completamente instalada e pronta a funcionar.. isto é bombastico para quem entender... realmente se já havia pouco tempo agora então...

vejam a lista e vejam a vontade que ficam de experimentar cenas... basta descarregar e correr... agora há um motivo muito forte para se apostar em muita memoria.. com um disco grande para guradar varias maquinas e ficam com centenas de configurações de sistemas operativos/aplicações diferentes...  loucura total.. vejam a lista só por curiosidade... há lá de tudo e destako "SourceForge Enterprise Edition " pronta a usar e gratuita para 15 utilizadores... qualquer dia ficamos todos sem emprego  :hmm:

Virtual Appliances

A virtual appliance is a fully pre-installed and pre-configured application and operating system environment that runs on any standard x86 desktop or server in a self-containedisolated environment known as a virtual machine. Virtual appliances provide an evolutionary step in the software distribution model. Read More...

This site is a resource dedicated to Virtual Appliance Computing. Inside you will find virtual appliances from VMware partners and from VMTN community members. You will also find more information on the benefits of the virtual appliance approach and how to get started in building your own virtual appliance with VMware products like VMware Workstation

http://www.vmware.com/vmtn/appliances/

vou agora apresentar um produto identico também gratuito mas com a caracteristica de ser open-source e desenvolvido pela comunidade  :D:)

lgban.gif

Welcome to the Bochs IA-32 Emulator Project

Bochs is a highly portable open source IA-32 (x86) PC emulator written in C++that runs on most popular platforms. It includes emulation of the Intel x86 CPUcommon I/O devicesand a custom BIOS. CurrentlyBochs can be compiled to emulate a 386486PentiumPentium Pro or AMD64 CPUincluding optional MMXSSESSE2 and 3DNow! instructions.

Bochs is capable of running most Operating Systems inside the emulation including LinuxDOSWindows® 95/98 and Windows® NT/2000/XP. Bochs was written by Kevin Lawton and is currently maintained by this project.

Bochs can be compiled and used in a variety of modessome which are still in development. The 'typical' use of bochs is to provide complete x86 PC emulationincluding the x86 processorhardware devicesand memory. This allows you to run OS's and software within the emulator on your workstationmuch like you have a machine inside of a machine. For instancelet's say your workstation is a Unix/X11 workstationbut you want to run Win'95 applications. Bochs will allow you to run Win 95 and associated software on your Unix/X11 workstationdisplaying a window on your workstationsimulating a monitor on a PC.

como ainda não experimentei não posso adiantar muita coisa  :down: mas como acredito muito no desenvolvimento em comunidade acho que vale a pena experimentar

http://bochs.sourceforge.net/

varios artigos sobre o tema de equipamentos virtuais

SourceForge COMPILE FARM  - usar gratuitamente sistemas remotos

existe também um serviço muito interessante que é o "COMPILE FARM" do sourceforge.net... tendo em conta as necessidades da comunidade de programadores o sourceforge disponibiliza varias maquinas para que os programadores com projectos no sourceforge (nada de especial para se criar um projecto) possam aceder a varios Sistemas Operativos que normalmente não têm acesso como o Sun Solaris e os UNIX mais puros...estão tambem disponiveis varios sabores conhecidos de Linux como o Red Hat...

que tal experimentar um Sun Enterprise 220R systems ou um IBM OpenPower 720 (e-Series) host?? fixe não??? podem fazelo gratuitamente...

vejam como em ... https://sourceforge.net/docs/compile_farm

o poder da comunidade  :) B) B) B) :thumbsup: :thumbsup:

Instalações disponiveis

32-bit x86 Architecture:

x86-linux2: Fedora Linux FC2 running Linux 2.6 kernel

x86-openbsd1: OpenBSD 3.4

x86-solaris1: Sun Solaris 9

x86-linux1: Debian GNU/Linux 3.0 running Linux 2.4 kernel

x86-freebsd1: FreeBSD 4.8

x86-netbsd1: NetBSD 1.6.1

AMD 64-bit (Opteron) Architecture:

amd64-linux1: Fedora Core release 3 running Linux 2.6 kernel

amd64-linux2: Fedora Core release 3 running Linux 2.6 kernel

DEC Alpha (ev67) Architecture:

alpha-linux1: Debian GNU/Linux 3.0 running Linux 2.2 kernel

PowerPC Architecture:

ppc-osx1: Apple Mac OS X 10.1 Server with Fink running on an Apple Mac G4

ppc-osx2: Apple Mac OS X 10.2 Server with Fink running on an Apple Mac G4

Sparc (UltraSPARC-II) Architecture:

sparc-solaris1sparc-solaris2: Sun Solaris 9running on two Sun Enterprise 220R systems

IBM Power5 Architecture:

openpower-linux1: SuSE Enterprise Linux 9running on an IBM OpenPower 720 (e-Series) host.

e calro... tinha de falar no gajo que mais mal fala da comunidade de programadores... o difamador bru bru e a sua prostituta emrpesa M$... e depois ele diz que não o apoiamos.. apesar de contrariados  :fartnew2:

a microsoft disponibiliza um serviço de Laboratorios Virtuais onde podem testar e aprender sobre Sistemas microsoft... são disponibilizadas PC´s virtuais acedidos pela internet com praticamente todos os produtos da M$incluindo instalações com o Visual Studio para programadores... imaginem que querem aprender a programar sobre o Active Directory e não podem instalar um DC em vossa casa... podem aceder ao laboratorio da M$ e ai esperimentarem...

é tambem muito bom para testar e estudar produtos M$ como alguns servidores e serviços...

Welcome to the MSDN Virtual Labs

Welcome to the MSDN Virtual Labs! Quickly evaluate or learn how to build great applications for Windows and the Web through a series of guidedhands-on labs which can be completed in 90 minutes or less. The best part isthe MSDN Virtual Labs don’t require any installation and are available to you immediately for FREE. Start by selecting the lab you’re interested in from the list below.

MSDN Virtual LabsMicrosoft Expression

Visual Studio Team System;  ASP.NET 2.0;   ASP.NET; Visual Studio .NET 2003; Visual C#; Visual J#; Visual Basic; Visual C++

Fritz Onion's Intro to ASP.NET; Soup to Nuts

SQL Server 2005; SQL Server 2005 Upgrade; Windows Communication Foundation; BizTalk Server; Windows Workflow Foundation; Windows Mobile

Office; Security; Web Services; Data Access and Storage; Smart Client; Visual SourceSafe

http://msdn.microsoft.com/virtuallabs/

há também os TechNet Virtual Labs

Test the newest Microsoft software in a sandbox environment with the TechNet Virtual Labs.

Try out Microsoft Virtual Lab Express. Virtual Lab Express is the new addition to the Microsoft Virtual Labs family. With 30 minutes hands-on overview you can test drive your favorite Microsoft product; it is safeeasy and no downloads are necessary. So go ahead and take us for a test drive.

http://www.microsoft.com/technet/traincert/virtuallab/default.mspx

acabaram-se as desculpas para nao aprender sobre este ou aquele SOsobre este ou aquele produto... um grande passo para a comunidade.. antigamente tinha-se de se crackar um sistema para se aprender sobre ele   :fartnew2:

teckV

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

só uma correcção... esse softwares são softwares "Virtual Machine" e não "virtual PC" uma vez que simulam tambem outras arquitecturas que não o PC.

Aproveito para lembrar que há alternativaas open-source

BOCHS

http://bochs.sourceforge.net/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

primeiro quero dar nota positiva ao produto open-source apresentado... (até alterei o meu post original para incluir essa opção  :thumbsup: )

sem duvida devemos valorizar o open-source mas para mim mais importante que open-source é ser gratuito.. isso sim... é algo de bom para a humanidade... tenho as minhas duvidas se toda essa gente que salienta a importancia do open-source realmente usa essa funcionalidade alterando o código original... mas não me confundam... sou um dos maiores adeptos desse movimento mas principalmente por contribuir com produtos gratuitos... mas como está apresentado o VMWare server também é gratuito e como tal coloco-o lado a lado com qualquer profuto open-source... e só por acaso até sou dos muito poucos que tira partifo do código-aberto... mais para aprender do que para alterar... exceptuando as aplicações web, mas ai quase todas são open-source  :thumbsup:

portantos naquilo que acho realmente importante que é o facto de a comunidade humana poder desfrutar de produtos informáticos gratuitos (algo extremamente importante e estratégico no desenvolvimento das sociedades modernas) coloco o VMWare server ao mesmo nivel COMUNITÁRIO e de SERVIÇO PUBLICO que qualquer produto open-source...  B)  é apenas a minha opnião sincera e sem querer fazer figura nos restantes membros da comunidade... até estou a ficar mal visto.. mas acima disso para mim está a necessidade de ser JUSTO e apontar positivamente tudo o que deve ser positivamente apontado... não me interpretem mal por favor... debater ideologias não é uma guerra... é evoluir...

só uma correcção... esse softwares são softwares "Virtual Machine" e não "virtual PC" uma vez que simulam tambem outras arquitecturas que não o PC.

podes não acreditar mas verifiquei isso quando escrevia... realmente é verdade... se formos a esse pormenor linguistico...  apenas usei o termo PC porque é para mim a palavra que mais facilmente identifica um equipamento informatico... na conversa casual pode-se usar o termo PC para se referir a um equipamento informático... mas se formos ao pormenor técnico o pedrotuga têm razão... pode-se instalar SO´s que não são propriamente PC´s... apesar de isto ser uma questão "ideologica"... podem dizer que o IOS não é um PC... mas eu posso dizer que sim.. posso dizer que uso como computador pessoal um router ou uma apliance Nokia ou uma PIX... epa... todo o equipamento informático em que se instala um SO´s (os equipamentos afectos a Virtual Machines) pode ser usado como PC (computador pessoal)... acho que o termo Computador Pessoal é totalmente ABERTO... sei lá... posso dizer que o meu telemovel é o meu PC... pa... uso o SMS para escrever documentos e guradar registo tipo base de dados...

mas... é uma questão polémica e pode-se argumentar de diversas formas... eu acho que nos deviamos desprender destas coisas.. acho que isso é o legado terrivel da escola... olha-se para um poema mas em vez de se sentir as emoções no poema o legado da escola faz o ppl ver se os verbos estão correctos.. se têm uma antitese ou uma metafora... para mim isso é mau... mas enfim,  não é esse o ambito do forum...

como podem reparar escrevo muito mal... mas bato-me mano a mano com antopologos e neuropsicologos... se calhar porque não perco tempo com essas questões e não ENCHI o meu cerebro com cenas que não trazem qualquer uso pratico... sim.. os acentos são XPTO... ok... conseguem me entender? não será essa a base da comunicação?? transmitir conhecimentos... eu falo nisto porque acho importante.. somos obrigado a seguir os caprichos de quem não produz e não têm mais nada que fazer que criar essas questões

não estou a dizer nada ao pedrotuga... não posso dizer que não têm a sua razão... acho é que o mais importante não é isso e são muitas as vezes que se apontam coisas destas num topico...

num post do NetCat houve um vizinho que comentou o facto de usar a palavra cibernética... ok... realmente num post do NetCat (ese mitico canivete suiço do cracking)... em vez de se comentar as questões técnicas altamente interessantes comentam-se as palavras...

sou mesmo um gajo diferente e estranho... e isto foi um desabafo apenas... o legado da escola afasta-nos do conhecimento em vrias formas e isso é no minimo hirónico... enfim... há esperança e é isso que interessa

tudo de melhor para todos...

não vejam intensões negativas no post... apenas acho que devemos falar aquilo que realmente penssamos para um melhor entendimento entre os homens... há muitos mitos porque não se fala abertamente e com isso leva-se a que outros confundam as coisas...

bom fds

teckV

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora