• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

skit

Simples "blog"

9 mensagens neste tópico

Boas,

Já ando a algum tempo para criar um simples gestor de conteúdos, para servir a base a um blog por ex. No entanto, tenho algumas dúvidas será melhor exportar os post's para .txt ? e como ordenar a leitura dos mesmo ? Usar a data para o nome ou dar-lhe um id que começa em 1 e vai crescendo ? Todas as dicas sobre ... bem ... como começar e na vossa opinião a melhor forma de começar ajudavam. :)

Obrigado desde já,

Abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nada como utilizares uma base de dados ao invés de uma pasta cheia de ficheiros.

é mais fácil criares acessos à base de dados onde podes colocar toda a informação relativa a quem colocou quando e o conteúdo, do que criares ficheiros onde terás de dividi-lo em contéudo e informação e data de criação etc.

tenta criar uma pequena base de dados é mais fácil de gerir acredita!

um abraço Carlos Aparício

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Certo. Estava a pensar usar uma base de dados, mas será que colocar lá o "post" não seria sobrecarregar a bd ? E de resto para ordenar os post's achas melhor usar um id que vai aumentado conforme o nr de post's ?

Abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

a maneira mais fácil será criares um id automático para cada post! assim nunca tens 2 iguais e resolves muitas dificuldades

se reparares todos os bons foruns funcionam neste sentido o que facilita a criação e diferenciação em tópicos e posts de quem escreveu e quando dai podes organoiza-los como tu quiseres basta teres em atenção o critério que escolheres. "order by =' xpto' "

aka Aparicio

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso alguém me pode dizer um tut sobre este tipo de coisas ? É que ainda tenho alguma dificuldade em entender como funciona e só sei funcionar com input's e aqui textarea também dava jeito usar ...

Abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sobrecarregar a Bd ? Nah! não te esqueças que só lá vais meter texto...

Olha só o PaP tem tantos posts e cenas e não passou dos 100 e tal mb de base de dados... não me parece que um "simples blog" vá sobrecaregar a bd :D Usa e abusa disso :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Creio que a melhor forma é acentar isso sobre uma BD, a order deve depender da data de criação e/ou data da última alteração. Usando uma tabela de relações podes fazer uma coisa engraçada, que é relacionar post. :)

Quanto à sobre carga da BD, não te preocupes com isso, pois as BDs (falo das BDs médias e superiores) são desenhadas para aguentar muita coisa... Já trabalhei varias vezes com tabelas acima dos 20 milhões de rigistos e a BD estava sempre a bombar - e olha que 20 milhões de registos dá para muito, mas mesmo muito post! :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok. Obrigado pessoal.

Por casao não conheçem nenhum tutorial que relacione tudo isso ? Nem que seja algo simples ?

Abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

podes sempre procurar por scripts ja feitos e dar uma vista de olhos: www.hotscripts.com

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora