• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

José Oliveira

Partilha de ligação à net / servidor caseiro

6 mensagens neste tópico

Não sei têm experiências neste domínio, mas gostava de saber que quantidade de computadores posso colocar numa pequena rede, para partilhar a ligação à net. Seria uma ligação adsl de 2 ou 4 MB (sapo, ou Clix) e usada apenas para consulta de páginas e e-mail. Que quantidade para que se tenha também qualidade?

Outra questão, ainda como o mesmo tipo de ligação, como poderia colocar um servidor onde teria um portal, ou fórum, ou algo deste género? Que consfigurações, ou sugestões... (já me falaram da necessidade de algo como o no-ip)

Obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom podes sempre partilhar a internet e até mesmo controlar o trafego, mas aconcelho-te a comprares um router adsl. Quanto á segunda pergunta é possivel fazeres um servidor caseiro, com o tal router podes manter o mesmo ip durante algum tempo e claro o no-ip ajuda pk ficavas com o ip a redirecionar para um "dominio".

Contudo servidores caseiros sabes como é .. tiram recursos e ligação e certamente se tivessem ligadas 30 pessoas ao teu portal a navegarem, provavelmente ficavas sem net e eles lagados..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas...

fala de duas coisas... a primeira sobre o numero de PC´s a ter numa rede usando uma unica ligação... é uma questão muitissimo aberta pois depende de muita coisa... podem-se ligar PC´s em rede tantos quantos a gama de IP em uso permitir.. para redes privadas usam-se as gamas como a 192.168.x.x ou 10.x.x.x... são mesmo muitos... não será o numero uma preocupação...

nas instalações windows e sem recorrer a produtos de terceiros usa-se o ICS (internet conection shareing) que configura automaticamente um servidor DHCP para gerir os IP´s dos pcs clientes que desejam aceder à ligação partilhada... o ICS usa o 192.168.0.1 para o anfitrião...com a subnet mak 255.255.255.0 ficam 253 IP´s disponiveislogo mais 253 PC´s podem usar essa ligação partilhada... 0 255 é broadcast e o 0 anulado...

é claro que esse numero pode subir recorrendo a outras técnicas de routing e tal mas não deverá ser necessário... a questão é a banda... para visitar sites e ler emails a banda de 2 ou 5 megas ADSL é sufeciente para muitos PC´s... uma página não deverá ser muito grande500 kb no maximo... fazendo contas dá para partilhar uma ligação dessas por alguns PC´s sem que sintam problemas de navegação... e tendo em conta que não estão sempre a descarregar paginas... mas nada como a experimentação... coloca-se PC´s e quando se notar problema aumenta-se a linha ou atingiu-se o limite... para downloads de files é mais problemático... posso dizer que há empresas com dezenas de PC´s a partilhar linhas com bandas de 2 ou 4 megas.. por isso.. é viavel... mas é como tudo.. pode-se ter uma net mais rapida ou mais lenta... a margem de manobra é grande...

agora outra coisa é o servidor... desde já aconselho Linux... se há coisa em que realmente faço questão em usar Linux é como Web Aplication Server... a mixtura Linux e Apache é explosiva... sem qualquer duvida a melhor solução de hosting e tudo gratuito... é a combinação mais usada para web hosting.. e de longe.. e não é só pela segurança mas tambem pelo desempenho muitissimo superior...

pode-se instalar um PC na redesem ser o que partilha a ligação (aconselhado por segurança)e configurar-se PAT na firewall do windos (ou noutra que permita)... PAT é Protocol Adress Translation e significa que um porto na maquina que partilha a ligação aponta para outra maquina.. tipo.. configura-se PAT no porto 80 introduzindo-se o IP interno/nome do web server e todos os pedidos externos para o porto 80 (HTTP /Web) são encaminhados pela ligação partilhada para o servidor destino...

para quem está de fora o porto 80 (pedidos HTTP/web) é o sevidor interno web/http... para os restantes portos é a propria maquina que partilha a ligação...

o No-IP funciona na perfeição para hosting caseiro.. eu uso-o... instala-se um cliente na maquina que tem a ligação e o IP é sempre renovado para o nome  DNS escolhido... se usar outro servidor como web server é melhor inserir no file HOSTS do que partilha a ligação o IP do web server interno apontado pelo nome DNS registado no No-IP.. .por causa do bom funcionamento de certos produtos como o joomlamoodleCMS varios e forun varios...

exemplo de entrada no file HOSTS

192.168.0.10  lucasnet.no-ip.com

resolve problemas de navegação nos produtos falados se se quiser aceder por browser a partir da maquina que têm o No-IP client instalado......

como já falado há o problema do UPload ADSL ser muito baixo e provoca congestionamento da linha muito facilmente.. aconselho hosting gratuito e de muita qualidade... há varios e sem publicidades e banners.. o site fica limpo como se estivesse num pago.. é preciso adquirir um nome DNS.. pode-se comprar nestes sites...

alguns que uso e comprovo a qualidade:

http://www.awardspace.com/

http://www.myfreehosting.eu/

há varias listas de serviços gratuitos.. alguns com contrapartidas tipo banners de publicidade a ocupar o topo do site mas já há alguns sem contrapartidas.. apenas limitam algumas funcionalidades que se podem dispensar para coisas pequenas (isto do pequeno é relativo  :thumbsup:)

Free Webspace Reviews & Ratings

http://www.free-webhosts.com/user_reviews.php

se tiver duvidas contacte-me...

teckV

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Antes de mais obrigado pela longa e esclarecedora resposta :P

Pretendia essencialmente perceber a mecânica de colocar um servidor caseiro em funcionamento. Sei que é algo que tem logo à partida limitações e a velocidade de upload é uma das principais.

Para testes e pequenas experiências também costumo usar servidores gratuitos: o pandela, o freehostia, ... ou outros que já referi aqui: http://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/0-find-topic/?do=findComment&comment=28700

De qualquer forma penso que os serviços gratuitos nem sempre têm a qualidade desejada (limitações de espaço, de BDs), mas do ponto de vista educacional ou de teste podem ser muito úteis para experimentar soluções que vão surgindo. Normalmente opto por eles pq permitem troca de opiniões mostrando o link a colegas.

No entanto, para quem quiser algo mais profissional, com a certeza que acorda no outro dia e o site ainda está lá, ou pelo menos tem um suporte técnico de confiança para expor os problemas, hoje em dia existem já em Portugal hosts com excelente qualidade e preços razoáveis.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

queria mesmo por uma pagina on-line para uso pessoal, mas tenho uns problemas com a configuração...

se me podessem ajudar agradecia!!

ajuda aqui!

Obrigado!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

queria mesmo por uma pagina on-line para uso pessoal, mas tenho uns problemas com a configuração...

se me podessem ajudar agradecia!!

ajuda aqui!

Obrigado!

problemas de configuração??

tipo router que não deixa passar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora