• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

deathseeker25

Formado Partido Pirata nos EUA

2 mensagens neste tópico

Fundamentado em valores como o direito à privacidade, o recém-formado Partido Pirata dos EUA (PPUS) tem como objectivo primordial reformar a lei dos direitos de autor e o abolir o actual sistema de patentes, que considera travar o avanço tecnológico.

O partido assenta nos mesmos princípios do congénere sueco Piratpartiet, um grupo político que ganhou notoriedade após o encerramento temporário por parte das autoridades anti-pirataria do site The Pirate Bay.

No seu site oficial, o PPUS critica instituições que zelam pelos direitos da indústria discográfica e cinematográfica, como a Motion Picture Association of America (MPAA) e a Recording Industry Association of America (RIAA). O movimento acusa-as de interferir na liberdade dos cidadãos e praticar tráfego de influências junto de partidos políticos, no sentido de servirem os seus próprios interesses.

O PPUS condena também a forma como os EUA têm velado pela privacidade dos cidadãos após o 11 de Setembro, em actos que o Governo norte-americano designa como "patrióticos". Isto inclui, por exemplo, os mecanismos de espionagem da NSA e do FBI no âmbito das chamadas telefónicas e do correio electrónico, respectivamente.

Por outro lado, o partido apoia associações como a Electronic Frontier Foundation (EFF), que defende a liberdade de expressão; a Free Software Foundation (FSF), que defende a aposta no software livre; a Creative Commons, que propõe uma alternativa ao sistema de direitos de autor; e, curiosamente, os Médicos Sem Fronteiras, associação humanitária que auxilia vítimas da guerra sem que para tal possua qualquer ligação a forças governamentais.

Fonte: CDRWXP

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora