• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rui Carlos

Novo protocolo IP será implantado a partir de 2008

16 mensagens neste tópico

O governo americano estabeleceu a transição para o IPv6 em junho de 2008, de acordo com o site Government Computer News. IPv6 é a abreviação de Internet Protocol version 6, ou seja, a versão atualizada do protocolo utilizado atualmente para definir os endereços internet.

Enquanto a forma de endereçamento atual, chamado protocolo IPv4, permite um teto de 4,3 bilhões [4,3 mil milhões] de endereços IP possíveis, mal permitindo um endereço web por pessoa no planeta, o novo protocolo abrange nada menos do que 50 octilhões de endereços possíveis, permitindo, por exemplo, que cada celular e dispositivo móvel tenha um IP próprio.

[...]

Dentre os últimos acréscimos ao Guia de Transição para o IPv6, o Comitê de Arquitetura e Infraestrutura do Conselho CIO americano providenciou uma lista das melhores práticas e elementos de transição que as agências devem adotar enquanto trabalham para se adequar ao prazo estipulado. As adições, publicadas em maio, são uma compilação de recomendações existentes e práticas ideais reunidas pelo departamento de defesa americano, que vem testando e preparando a transição há anos, o setor privado e a comunidade de pesquisa e desenvolvimento da Internet.

O governo americano vem instando suas agências a preparar inventários de seus equipamentos e aplicações relacionados a IP e uma análise de impacto da transição para o novo protocolo sobre seus sistemas. O documento publicado solicitava às agências realizar testes e dar treinamento adequado para garantir o sucesso da transição. As agências também devem desenvolver um plano de segurança de informação.

A maior crítica ao documento até o momento é que ele é pouco específico e não provê soluções nem procedimentos para casos mais delicados. As poucas histórias bem sucedidas de transição para o IPv6 até o momento limitam os modelos nos quais as agências podem calcar suas estratégias de transição.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já á que tempos que ouvi falar no IPv6 mas nunca tinha investigado sobre o assunto. se eu bem precebi dentro em breve vamos passar todos a usar enderecos IP não com 4 mas sim com 6 octetos?  (255.255.255.255.255.255) duss!!! ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem porreiro... vamos ver quando dinheiro vou eu gastar em equipamento... enfim ;)

Mas é bom porque assim permite uma grande evolução nos telemoveis :P Eu cá preferia um telemovel com mensalidade fixa para ter acesso ilimitado à internet e voip :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nops david.... é bem mais que isso.

http://en.wikipedia.org/wiki/Ipv6

quickfire... n precisas de investir em nenhum equipameto.

Há paízes onde o ipv6 já foi implementado amplamente pois já tinham esgotado a sua gama de ips... como é o caso do japao.

Vi hoje no digg.com que o google comprou uma quantidade brutal de ips versão 6... n sei o que é que querem fazer com tanto mas ta-se.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
... n sei o que é que querem fazer com tanto mas ta-se.

Mas eles de certeza que sabem! :cheesygrin:;) Mais tarde ou mais cedo vamos saber...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

novo protocolo?? o IPv6??? ops... h3h3h33h3h3h sendo assim a minha avó é uma gaja novinha.. uma pita... h3h33h3h  :smoke: :)

pá... o IPv6 como um novo protocolo IP?? mas onde é que o ppl têm andado?? há muito que isso existe e a principal caracteristica é a encriptação dos pacotes, isto é, se A se ligar a B por IPv6 é criado um tunnel privado e encriptado entre as duas maquinas e a encriptação é feita ao nivel do protocolo...  já hoje podem usar o IPv6 desde que a ligação o suporte... basta apenas configurar as conexões

no japão já é quase tudo IPv6

nos bancos já se usa IPv6 para VPN... acessos remotos

teckV

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu tambem tinha a ideia de ja ter ouvido falar nisso á muito tempo.... mas com a noticia fiquei na duvida (não fosse eu tar a fazer confusão e tar a meter as patas á bruta LOL)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tecV... a encriptação é por defeito? Pensei que fosse uma das features do ipsec. Mas n sei... já lá vai algum tempo desde que estudei o ipv6... 3 anitos p ser preciso.

Encriptação ao nivel do protocolo de rede :) cool :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

isso já existe mesmo à montes de tempo....é só ires à linha de comandos e escreveres ipv6 install, depois vês quando o windows xp foi lançado (digo isto porque é o meu SO) e fazes as contas ao tempo que ele existe (e dás-lhe mais um ano ou dois :) )

Isso já foi testado pela PT na última edição do Minho Campus Party :D

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

só se pode usar IPv6 se todos os pontos dessa rede entenderem IPv6... e uma das caracteristicas é sim a encriptação... faz parte do processo de criar uma ligação a negociação do processo de encriptação e como ambos os pontos entendem IPv6 (um requesito) não há espiga...

eu tambem já uso isso a nivel profissional há algum tempo... os acessos remotos aos bancos são por IPv6

portantos meninos dos Sniffers´s.. .lamento... mas se o IPv6 começar a bombar...

é claro que tudo vale o que vale... voçes acreditam que estão seguros num site que use SSL?? tenho pena... mas não estão... é estupidamente fácil criar um PROXY SSL e ser o "man in the midle" numa sessão... isto é... a pessoa liga~se ao vosso proxy que negocei os certificado para encriptar a sessão... e por sua vez o vosso proxy SSL negocia com a entidade verdadeira.. h3h33h já tão a ver o filme não??

user --- >  proxy falso SSL ---- > loja de e-commerce

portantos o user pensando que têm uma sessão encriptada com a loja, na verdade têm a sessão encriptada com o vosso proxy.. logo.. voçes têm acesso às chaves e aos conteudos transmitidos em "clear text"... o proxy encaminha para a loja... a loja pensa que o vosso proxy é o cliente, o user com acesso...

entendem agora porque é MUITO IMPORTANTE confirmar sempre os certificados??? se são realmente da empresa em questão???

vou colocar um post sobre isto... "Man in the Middle"

teckV

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

SSL só não é seguro se alguem roubar a chave pelo processo que disseste.

E mesmo assim só tem uma opurtunidade... em a perdendo... adios amigo.

Mas se o certificado for registado o Sistema operativo já sabe que aquele vem de onde vem. Por exemplo.. os bancos têm certificados pagos que não temos que aceitar a primeira vez que ligamos ao site, já está registado no nosso sistema operativo por defeito... não sei bem como isto é gerido... mas sei que funciona e um gajo está seguro pois não negoceio nenhum certificado qdo entro por exemplo no site do meu banco.

Tenho ali uma sebenta sobre ipv6, tenho que a reler um dia destes... já n me lembro... epa... mas n tou a ver como é que se vai usar encriptação sem negociar chaves.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Além disso existem maneiras de evitar o man in the midle!!! Se eu te enviar parte da chave numa mensagem e depois pedir confirmação, a pessoa que está no meio, não consegue apanha-la, porque não conseque decifrar e re-cifrar sem ter o criptograma ou chave completa!!

Quanto ao tópico o ipv6 já existe há vários anos, uns 10 pelo menos, e ainda só não se mudou completamente porque o ipv4 apesar de estar limitado a 2^32 endereços, existem técnicas de fazer aumentar o numero de endereços disponiveis.

Só acho que há um contra no ipv6, se os ip's forem fixos, se continuar como agora e for dinamico é me igual, a cena é que ao teres um ip fixo, toda a gente pode saber o que andas a fazer e onde estas ligado, podem não poder ver os conteudos das mensagens, e andarem a ver onde ando não curto!!!

Ah e o ipv6 não vai dar só para os telemoveis, acho que os endereços de ip disponiveis, tambem vão dar para os botões das camisas!!!  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já á que tempos que ouvi falar no IPv6 mas nunca tinha investigado sobre o assunto. se eu bem precebi dentro em breve vamos passar todos a usar enderecos IP não com 4 mas sim com 6 octetos?  (255.255.255.255.255.255) duss!!

O formato dos endereços vai ser o mesmo que é utilizado para os endereço MAC, ou seja, algo do estilo:

2001:0db8:85a3:08d3:1319:8a2e:0370:7334

Bem porreiro... vamos ver quando dinheiro vou eu gastar em equipamento... enfim

Não tens!

Os modelos de utilizados para criar redes comunicações são baseados em camadas. Objectivo das camadas é fazer com que vários aspectos das comunicações sejam independentes entre si, e que cada elemento que compõe uma camada possa ser substituido por outro que ofereça o tipo de serviço a que essa camada está destinada. Assim, o que acontece é que uma camada é substituida, mas as outras por baixo e por cima devem permanecer iguais. No máximo tens de mudar algum software de rede.

O site da task force nacional para o IPv6:

http://www.pt.ipv6tf.org/

novo protocolo?? o IPv6??? ops... h3h3h33h3h3h sendo assim a minha avó é uma gaja novinha.. uma pita... h3h33h3h

Realmente de novo não tem nada. O IPv4 é que já tem idade para estár reformado...

De facto algumas das novidade do IPv6 são novas features relacionadas com a segurança que vêm resolver coisas como a necessidade de adicionar IPSec, pois este fará parte do protocolo já de raiz. Mas não se fica por aí. Mais notável do que as novas features de segurança é a disponibilização de uma quantidade de endereços suficientes para a colonização de Marte (sim pensaram nisso, por incrível que pareça). Mas há mais:

* configuração automática dos hosts;

* suporte nativo mandatório para multicast em todas as implementações;

* suporte para pacotes maiores do que o IPV4;

* estrutura de headers mais simples, que aumenta a velocidade do roteamento;

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

(...)a disponibilização de uma quantidade de endereços suficientes para a colonização de Marte (sim pensaram nisso, por incrível que pareça)

LOL

Tinham que começar por algum lado... ::)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

De facto  o ipv6 não é coisa nova, a implementação é que está a demorar.

O ipv6 apareceu essencialmente com a saturação do numero de ips atribuidos, e paises como o Japão,China,etc tinham ( e tem) muitas dificuldades na atribuição de ips. Sei que o Japão já implementou. A taskForce cá até à bem pouco tempo atrás está em águas de bacalhau. Isso deve-se sempre ao comodismo nacional e ao algo trabalhoso e dispendioso upgrade de software dos routers para o suporte ipv6. Penso que já existe um proxy ipv4 ipv6 de um isp português não muito conhecido.

Realmente uma das grandes vantanges é o ipsec "de origem" da norma ipv6.

Um à parte: os certificados aceites pelos browsers sãoa assinados por um CA que tem a sua assinatura digital no  browser(eg Verisign)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

epa.... calma ai com o man in the midle... dessa forma nao se evita nada... se o gajo apanhar a chave logo de inicio... ë que a chave tem que ser enviada alguma vez...

outra feature muito importante eh a cena do multicast... a televisao e radio por internet vai ser uma realidade e vai criar muto menos sobrecarga da rede.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora