• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

aprendiz

Tutoriais

30 mensagens neste tópico

boas,

gostava que me dissessem um site fixe para aprender pascal desde o ínicio pois não sei nem o k é um compilador :oops: .

Obrigado :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
boas,

gostava que me dissessem um site fixe para aprender pascal desde o ínicio pois não sei nem o k é um compilador :oops: .

Obrigado :P

Boas,

Experimenta o tutorial que estou a elaborar aqui no forum.

Podes sempre experimentar tambem aqui:

http://pap.hugosoft.net/main.php?label=z.Pascal

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ok,obrigado deathseeker :P

axas que deva começar por pascal ou por c?

n sei nd de programação, nd mesmo :oops:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
ok,obrigado deathseeker :P

axas que deva começar por pascal ou por c?

n sei nd de programação, nd mesmo :oops:

Boas aprendiz,

Pascal ou C? A eterna pergunta.... ;)

Eu comecei a programar em Pascal. O Pascal ensinou-me o que era a programação, ensinou-me alguma lógica da programação, dominei a linguagem em relativamente pouco tempo e só depois dei o salto para o C.

Por isso te recomendo Pascal, que é uma linguagem fácil de aprender, fácil de compreender (pois apoia-se muita na vertente lógica da programação), fácil de usar e de programar.

A minha recomendação é mesmo esta. Precisas de Pascal para depois compreenderes com mais facilidade o C.

Vais ver que se souberes Pascal o C vai parecer canja ao início.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
obrigado :P

De nada...qualquer duvida já sabes onde perguntar ;)

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu aprendi este ano pascal .. e já me considero mais ou menos um pro nisso .. não tou a falar de programas para calcular qualquer coisa ou que.. tou a falar de programas muito mais complexos..

alguma duvida tas a vontade .. tens ai o meu msn.. ate te posso arranjar exercicios para começar e tudo.. os mesmos pelos quais eu comecei nem à um ano atras..

este ano vai ser vb.. tenho a convicçao que vou ser igual ou melhor ainda do que sou a pascal.. e já não é nada mau.. dá para me safar ..mas eu tenho ajuda dos professores.. é mais facil aprender assim.. mas muitas coisas tambem temos de aprender sozinhos ..

cumps..

hasta.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu vou passar para o 11ºano mas ainda n tenho programação :P

só na faculdade ;)

Já agora dá para fazer tb uns joguinhos em pascal :twisted: ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
eu vou passar para o 11ºano mas ainda n tenho programação :P

só na faculdade ;)

Já agora dá para fazer tb uns joguinhos em pascal :twisted: ?

Uns joguinhios? Bem dar dá, mas não esperes grandes jogos lol....mas lá que dá para fazer isso dá. Basta usar a imaginação e aplicá-la no código.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tipo mas para jogos simples pascal chega, ou n?

sempre ouvi dizer que jogos profissionais é em c++ mas como não pretende fazer jogos muito grandes...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

lol em pascal da para fazeres tipo arkanoid e tetris,nada mais do que esse tipo de jogos..

em delphi que é parecido com pascal é q acho q da para fazer qualquer coisa melhor..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

uma dúvida:

os programas feitos em pascal são executados como?

no dos, ou no windows?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
tipo mas para jogos simples pascal chega, ou n?

sempre ouvi dizer que jogos profissionais é em c++ mas como não pretende fazer jogos muito grandes...

Bem, para jogos muito simples mesmo o Pascal chega. Não contes tambem com grande interface gráfica porque a própria linguagem é muito limitada.

O Pascal é mais uma linguagem de introdução á programação, que foca conteudos essenciais para qualquer programador que se esteja a iniciar na área. No entanto, não tem grandes bibliotecas, não tem poder para actuar em interface gráfica aceitável.

Jogos a correr em DOS em Pascal não são muito fáceis de se fazer, mas consegue-se bem. Aprendendo Pascal, vais poder dar o salto para o C ou C++ e sabendo uma destas duas podes aprender qualquer outra numa boa mesmo. Ser-te-á muito mais fácil a partir de então.

Eu tenho a tua idade, passei para o 11º ano e tambem não tenho professores de programação, pois frequento a área de Científico-Natural.

Digamos que os meus professores foram o pessoal aqui do forum e certamente continuarão a ser. Mas para realizar projectos é preciso muita vontade e dedicação.

Acho que está tudo dito.

Boa sorte.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pelo esclarecimento.Vou "estudar" um bocado pascal e quando tiver dúvidas digo.

obrigado outra vez e continuação de bons programas :P .

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas,

eu sou outro igual ao aprendiz e agora vem as ferias de natal e tempo para aprender isto da programaçao estou muito entusiasmado mas nao sei nada de nada acho que vai ser mais um bom desafio para mim, gostava de perguntar que tipo de programas sao usados pra criar os nossos programas, com esta pergunta ve-se logo que percebo muito disto :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
boas,

eu sou outro igual ao aprendiz e agora vem as ferias de natal e tempo para aprender isto da programaçao estou muito entusiasmado mas nao sei nada de nada acho que vai ser mais um bom desafio para mim, gostava de perguntar que tipo de programas sao usados pra criar os nossos programas, com esta pergunta ve-se logo que percebo muito disto :D

Boas,

Bem-vindo ao forum barraskit. Os programas de que falas são os compiladores. Os compiladores (normalmente integrados nos IDEs) têm a função de por o teu código a funcionar como um programa, isto é, utilizam as diferentes expressões do código de modo e transformam o ficheiro num executável.

O teu objectivo, agora no Natal, é aprender Pascal?

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nao e bem um objectivo aprender pascal no natal e so tipo tentar ter umas bases visto que nao sei nada e isto interessa-me muito

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Nao e bem um objectivo aprender pascal no natal e so tipo tentar ter umas bases visto que nao sei nada e isto interessa-me muito

Hmm....umas bases...pois claro compreendo. Acho que podes ganhar bases de programação aprendendo uma linguagem ao mesmo tempo. Pascal ou VB são boas linguagens para se começar. Alem de que vais aprendendo o que são algoritmos, fluxogramas, ciclos, etc.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O meu trabalho de final de ano em Pascal foi o Jogo do Galo, para a semana vou ter que fazer o Sudoku (vou continuar com o pascal até ao final deste período, e depois C/C++ até ao final do ano)

Portanto sim, dá para se fazer jogos em Pascal.

Boa sorte ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bah, hei de fazer esse raio de sudoku em c++.

mas não faço a mínima como fazer o algoritmo.....vai ser só ciclos infinitos a rullar. :\

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Bah, hei de fazer esse raio de sudoku em c++.

mas não faço a mínima como fazer o algoritmo.....vai ser só ciclos infinitos a rullar. :\

Quando acabarem os testes tambem meto as mãos no C...tou cheio de saudades e de vontade de o fazer...

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou a ler um livro que na minha opinião é 5* mesmo. Dá uma visão global do que é a programação e ensina a programar em Pascal.

Ele é:

"Introdução à Programação usando o PASCAL" de J. Pavão Martins.

Aconselhado!

**

Que tal porem o tópico com inamovivel?

Empathy!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas ppl

tou me a iniciar no PASCAL (10 ano) e andava aki pela net e vi este grande forum :D

ja vi que isto ta repleto de masters na programacao :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora