• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Knitter

Como instalar o jommla num servidor de testes criado com o xampp?

20 mensagens neste tópico

Boas!

Mais uma vez tenho dúvidas se esta será a secção correcta para colocar estas perguntas mas enfim aqui vai...

Como posso configurar o CMS joomla no meu portátil tendo em conta que intalei o php mysql apache, etc, usando o xampp para windows?

Sei que tenho o tudo a funcionar, não sei é onde instalar o raio dos ficheiros, já tentei na pasta htdocs mas depois perco acesso às páginas de confifurações e de exemplos do xampp.

Peace.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sim... é na pasta htdocs... mas a instalação concerteza não passa só por colocar lá os ficheiros.

Lê as instruções. Depois se tiveres alguma duvida em concreto afixa aqui.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem nos docs de instalação do joomla indica que é só colocar lá os ficheiros depois é ir ao browser e configurar as bds, os user, etc, o problema é que tanto na pasta htdocs como nos ficheiros do joomla existe um index.php usado para configurar o joomla e como centro de controlo do apache

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

hum... tinha pensado nisso mas como não sabia se ia funcionar não me aventurei ;), vou criar uma pasta para o joomla, de forma a manter a estrutura criada pelo xampp e vou ver se isso funciona.

Thanks.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uso o Xampp com vários projectos e como adaptei a estrutura do Xampp (a parte do Apache) à minha forma de trabalhar.

Se também preferires fazer isto, então a solução passa por configurares o Apache e em vez de colocares os teus projectos na estrutura do Xampp.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

configurar o apache, vou investigar isso, mas não tenho muito confiança no assunto, nem sei por onde começar, instalei o xampp ontem à noite e só agora vou ver isso....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

configurar o apache para q?

pa... faz como o kingless te disse pa...

poe o jomla numa pasta e aponta o teubrowser para http://localhost/pasta_do_jomla

depois segue as instruções... aquilo deve pedir-te o nome do utilizador do do mysql... se não criaste nenhum podes usar o root.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

configurar o apache para q?

Por duas razões: para ser o Xampp a adaptar-se a ti e não tu ao Xampp e para aprenderes a configurar um Apache, que é útil quando tens Apache e PHP em separado.

pa... faz como o kingless te disse pa...

poe o jomla numa pasta e aponta o teubrowser para http://localhost/pasta_do_jomla

depois segue as instruções... aquilo deve pedir-te o nome do utilizador do do mysql... se não criaste nenhum podes usar o root.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tanta coisa para fazer, tantas abordagens....

Bem vou tentar de duas maneiras, de momento, como é para despchar vou colocar lá a pasta, dps dos exames quando tiver mais tempo vejo o apache com calma.

Thanks for the inptut.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

configurar o apache, vou investigar isso, mas não tenho muito confiança no assunto, nem sei por onde começar, instalei o xampp ontem à noite e só agora vou ver isso....

Podes começar por aqui:

http://httpd.apache.org/docs/1.3/configuring.html

http://www.petefreitag.com/item/505.cfm

Creio que numa primeira fase será suficiente configurares um directório (ou um host virtual, agora não me recordo como se faz) para colocares as tuas coisas a correr.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

epa... oh m6... epa... configurar o apache é configurar o apache... o rapaz já está confundido com o jomla... foste-lhe falar nas configurações do apache ele agora pensa que isso é uma "abordagem" para cofigurar o jomla...

vamos ver se pomos orden na casa.

knitter, o xampp vem com o apache, php e mysql a funcionar ( entre outros ) ... que são as tres coisas que precisas para este caso. Os ficheiros que são "servidos" são os que estão na pasta htdocs. Tens k por para lá o script que queres instalar... depois tens k por o script a intereagir c a tua base de dados... isto, no caso do xamp pelos vistos é feito apontando o teu browser para um script de instalação qq, como du disseste.

Epa... configurar o apache... ya, mas que configurações é que lá queres pôr? o que é que queres mudar? pa... qdo for preciso fazer mudanças no apache deparares-te-hás com o problema em causa... agora configurar o apache assim só por configurar sem saber o que queres fazer...

se o teu objectivo agora é o jomla lê as instruções do jomla.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

LOL, eu percebo o que é o apache e o que é PHP e afins, o meu problema foi simplesmente ter seguido as instruções de instalação do joomla sem ver o que estava a fazer.

Como fiz exactamente o que estava escrito nas instruções é que tive problemas, alguns  ficheiros especificos do xampp foram sobrepostos e eu perdi o acesso à forma como configurava os serviços, que no caso do xampp, configuro tudo pelo browser.

Eu sei que configurar o apache não é forma de configurar o joomla! O meu problema é que precisava de ter um servidor para testar o joomla, para amahã poder implementar o meu template no servidor final e sabem como é a pressa é inimiga da perfeição, meti os pés pelas mãos e não consegui por o joomla a funcionar bem...

Tenho o resto do dia para me orientar, só preciso de por o joomla no meu servidor apache, mas pelas instruções do joomla não vou lá porque não quero perder os ficheiros do apache, por isso a minha abordagem agora vai ser tentar colocar lá a instalação do joomla dentro da sua pastinha. Mais tarde quando realmente tiver tempo  vou aprender a configurar o apache, não para instalar o joomla, mas porque preciso mesmo de compreender como funciona o apache e quero ter um servidor funcional para as cadeiras do próximo ano.

Realmente não precebo a filosofia do apache, php, mysql, etc, mas de momento só quero um sistema que funcione, não tenho tempo para saber como é que ele funciona ;)

obrigado pelas respostas e vou meter mãos à obra porque tenho de me despachar :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eh voilá!

Joomla instalado e a funcionar como manda a lei!

Agora mãos no CSS.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se alguem quer aprender a configurar o Apache não instala o xampp..  Faz isso -> http://phpbrasil.com/articles/article.php/id/847

Desculpa lá kingless, mas essa afirmação/pensamento é (no mínimo e para ser simpático) tosca.

Eu uso o Xampp e aprendi a configurar o Apache. Fui até um passo mais longe e configurei o Apache do Xampp para que o mesmo se adaptasse à minha forma de trabalho. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

epa... oh m6... epa... configurar o apache é configurar o apache... o rapaz já está confundido com o jomla... foste-lhe falar nas configurações do apache ele agora pensa que isso é uma "abordagem" para cofigurar o jomla...

Que mania que vocês têm de serem simplistas... Já várias vezes fui acusado de confundir o pessoal com as respostas e de todas essas vezes quem necessitava de ajuda referiu que não ficaram confundidos.

A assumpção que fazes sobre o facto do Knitter estar a confundir a configuração do Apache com a do Jomla nasceu na tua cabeça e em lado algum há sequer indicação disso.

Expliquei bem que configurar o Apache é uma das várias possíveis soluções para o problema em causa e em lado algum ficou sequer em dúvida que tal poderia afectar a configuração dom jomla.

vamos ver se pomos orden na casa.

knitter, o xampp vem com o apache, php e mysql a funcionar ( entre outros ) ... que são as tres coisas que precisas para este caso. Os ficheiros que são "servidos" são os que estão na pasta htdocs. Tens k por para lá o script que queres instalar... depois tens k por o script a intereagir c a tua base de dados... isto, no caso do xamp pelos vistos é feito apontando o teu browser para um script de instalação qq, como du disseste.

Epa... configurar o apache... ya, mas que configurações é que lá queres pôr? o que é que queres mudar? pa... qdo for preciso fazer mudanças no apache deparares-te-hás com o problema em causa... agora configurar o apache assim só por configurar sem saber o que queres fazer...

se o teu objectivo agora é o jomla lê as instruções do jomla.

Não é configurar por configurar, isso é idiota. É configurar de forma a que não tenhas de mudar os teus hábitos de trabalho, é configurar para adaptares o Xampp a ti e não teres de ser tu a adaptares-te ao Xampp.

Há várias razões para configurares o Apache, esta é só uma delas, mas há obviamente mais: teres mais de um web server a correr na tua máquina ao mesmo tempo, teres servidores virtuais, dezenvolveres em Xampp mas fazeres o deploy num sistema com Apache em MySQL separado...

Como disse, configurar o Apache faz sentido no meu caso de forma a que a minha forma de trabalho não mude e o Xampp se ajuste à minha realidade.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

M6, não sei se reparaste mas ela não precisou de configurar o Apache para conseguir o que ele queria.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

M6, não sei se reparaste mas ela não precisou de configurar o Apache para conseguir o que ele queria.

Isso é óbvio, é uma das vantagens do Xampp é ser "out of the box".

Agora não sei qual das palavras que vocês não compreenderam quando eu disse que configurar o Apache era outra possibilidade, permitindo adaptar o Xampp ao nosso método de trabalho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só agora consegui ter net...

Dsc mas tenho de concordar com o M6, embora seja utilizador recente do P@P repararo que as respostas se situam sempre na gama do que é mais directo e mais fácil, o que nem sempre é sinónimo da melhor resposta.

Em relação às respostas aqui colocadas, por exemplo, a que me ajudo mais foi mesmo a do M6, não que as outras não tenham sido úteis, é só que a do M6 mostrou-me um caminho a aseguir para fazer as coisas mais correctas, desta forma e embora para já eu pretenda apenas ter as coisas a funcionar, quando tiver algum tempo, vou poder seguir uma abordagem, que eu também acho, mais correcta, configurar o apache e separar alhos de bugalhos :D.

No fundo acho que quanto mais opções forem dadas a quem pergunta melhor será para essa pessoa decidir se realmente tinha dúvidas ou se o problema era outro e a decidir qual a melhor forma de resolver o problema.

Bem obrigado outra vez pelas respostas, agora que revejo os posts acho que tive uma boa dose de preguiça mental :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora