• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

deathseeker25

Acordo Com Microsoft Reforça Segurança nos Serviços

1 mensagem neste tópico

Este protocolo, a ser assinado entre a Microsoft, a UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento (entidade sob a tutela do MCTES) e a FCCN - Fundação para a Computação Científica Nacional, concretiza o Memorando de Entendimento alcançado em Fevereiro entre o Governo e a empresa informática norte-americana.

Assim, nos termos do protocolo, a Microsoft enviará mensalmente à UMIC e à FCCN boletins com informação sobre problemas de vírus e segurança do utilizador comum de Windows, Internet Explorer e outros softwares.

Esta informação será disponibilizada aos serviços de informática da administração pública através da UMIC, que coordena as áreas da sociedade da informação, de modo a reforçar a segurança informática dos serviços públicos.

A UMIC e a FCCN, por seu lado, enviarão à Microsoft informações sobre o volume e a distribuição de incidentes de segurança detectados nos seus âmbitos de acção.

O acordo prevê também a coordenação da resposta das entidades envolvidas a incidentes considerados de emergência para a segurança informática, incluindo o fornecimento de informações pela Microsoft sobre como as combater.

Deste modo, ficam reforçadas as condições de segurança da Rede Ciência Tecnologia e Sociedade (RCTS) que assegura a ligação à Internet das instituições científicas, institutos politécnicos, universidades e das escolas básicas e secundárias, bem com a segurança informática da administração pública.

A cerimónia de assinatura do acordo, que entra imediatamente em vigor, decorre pelas 11:00 nas instalações da UMIC, no Taguspark, em Oeiras.

O memorando de entendimento acordado em Fevereiro entre o Governo e a Microsoft define 18 iniciativas conjuntas a serem desenvolvidas durante este ano, detalhadas em protocolos específicos a assinar por cada ministério directamente envolvido em cada um dos projectos.

Com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior são assinados protocolos de formação com certificação de estudantes em Microsoft, criação de cursos profissionalizantes nesta tecnologia, desenvolvimento de diferentes componentes de segurança dos sistemas de informação e ainda um protocolo para a formação avançada de jovens portugueses nos centros de investigação e desenvolvimento da empresa de Bill Gates.

Fonte: CDRWXP

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora