• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Overrun™

Cursos Universitários relacionados com Informática - Digam Nomes PLZ

33 mensagens neste tópico

Boas pessoal..

Bem ha já algum tempo que pondero a minha entrada na universidade e começo a ter medo de não ter capacidades para seguir a área de Engenharia Informática.

Sei que estou num curso tecnológico da área e dentro da informática até me vou safando mais ou menos pela positiva, no entanto acho que noutras disciplinas como a Matemática, a Física e a Química, não tenho assim tanto geito como isso.

Sei que na universidáde são inumeras as disciplinas relacionadas com a matemática principalmente na área de informática, no entanto se pude-se descubrir algum curso com menos áreas era algo de valor.

Gostava então, não só por mim como por outras pessoas que estejam interessadas em seguir outra área para alem da engenharia, de pedir nomes de cursos relacionados com a Informática excepto a Engenharia Informática,  pois sei da existência de tais cursos universitários mas não tenho conhecimento de nomes nem das disciplinas que constam nestes cursos.

Sei que ainda falta algum tempo para eu ingressar na universidade mas nada como começar já a planear o futuro.

Uma das áreas nas quais estou interessado é o web-design.. mas mesmo nessa não tenho conhecimento das disciplinas que integram no curso.

Por isso fica o apelo para que descrevam os vossos conhecimentos de cursos universitários  ;).

Peço desculpa por alguma confusão no texto, mas hoje estou com algumas dores de cabeça e não sei bem o que escrevo.  :P

Cumps. Overrun

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

de momento não posso falar muito, só quero salientar, e chamar atenção, de que vai entrar em vigor O Processo de Bolonha, e muita coisa muda!!!!!!

por isso cuidado, acho que podemos falar das nossas experiencias, mas devemos mostrar, quem sabe, como vai ser no futuro.... ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas!

Uma vez que não te das mto bem com a fisica, talvez o melhor seja optares pelo politécnico. Além de só precisar de matemática para entrar, o curso é mais pratico.

De qualquer das formas, como disse a tofas ( e mto bem ), deves ter cuidado e estar atento ao desenvolvimento do processo de bolonha e de como as coisas vão ser, para poderes decidir.

;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sem querer parecer burro  ;), gostava de ter mais informações sobre o Processo Bolonha porque já tentei pesquisar e sinceramente só percebi que tem qualquer coisa a ver com os CET.

Quanto à pergunta inicial penso que não me expliquei bem, o que eu queria saber era por exemplo dentro da Área de informática excepcionando a Engenharia que outras areas mais expecificas tenho, é nesse sentido que queria falar em cursos, tais como por exemplo:

Curso de Programação.

Curso de Electrónica.

Curso de Web-Design.

Eu não sei bem como funcionam as coisas a nível universitário, daí a minha duvida, gostava então de saber dentro desses cursos acima e outros que vocês se lembrem relacionados com informática que disciplinas são necessárias, e mais ou menos o tipo de curso que é e as saidas profissionais.

Cumps. Overrun

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sei que estou num curso tecnológico da área e dentro da informática até me vou safando mais ou menos pela positiva, no entanto acho que noutras disciplinas como a Matemática, a Física e a Química, não tenho assim tanto geito como isso.

Eu posso tar a dizer uma barbaridade mas pelo que ouvi a Fisica é importante apenas para entrar na Univ.

Na matematica, tens de te aplicar no 1º/2º ano que apartir daí deixas um bocado a matematica.

Isto foi o que ouvi, por isso nem faço a minima sé verdade ou não.

Se alguem andar numa Univ que diga alguma coisa...

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sem desprimor pelos outros cursos, os dois melhores a nível nacional na área da informática são o da Faculdade de Ciências (FCUL: http://www.fc.ul.pt) e do Técnico (IST: http://www.ist.utl.pt/)

isso é um pouco subjectivo...

Nem por isso... É a verdade no mercado de trabalho. Por exemplo, a ATX, uma das empresas "coqueluche" do nosso mercado, está, ou esteve, a recrutar pessoal sénior e pedia especificamente pessoas com mestrado feito nessas duas universidades.

Trabalhei, e trabalho, com pessoas vindas de muitos outros locais e muitos deles são bons profissionais. Por isso comecei por dizer que tal opinião não tinha qualquer desprimor pelas outras instituições.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o da faculdade de ciências? lol... n ia pa la nem k me pagassem.

o rui carlos, ja disse tudo, UM rula e mai nada lolol...

ms tens que ver, que tudo que é informática deve ter quase de certeza matemática... penso, n tenho a certeza, ms penso que sim, fisica é que só em alguns.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ms tens que ver, que tudo que é informática deve ter quase de certeza matemática... penso, n tenho a certeza, ms penso que sim, fisica é que só em alguns.

Qual é o mal da FCUL ?? é que estava a pensar ir para lá...

Quanto à matemática eu não digo que vá para um onde não haja, mas queria ir para um onde hajam menos disciplinas com matemática, é que por exemplo engenharia para alem da matemática, tem algebra e mais não sei o quê, se eu puder facilitar menos mal  ;)..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quanto à matemática eu não digo que vá para um onde não haja, mas queria ir para um onde hajam menos disciplinas com matemática, é que por exemplo engenharia para alem da matemática, tem algebra e mais não sei o quê, se eu puder facilitar menos mal  ;)..

Com esse espírito mesmo que tires um curso universitário vais para o desemprego... :\

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Há aqui muita gente a vender o seu peixe...

Eu ando no ISEL a tirar LEIC ( licenciatura de engenharia informatica e computadores) e se quiseres um curso puxadote que te prepare a serio para o mercado de trabalho na area de engenharia informatica, o do ISEL é o ideal. Se quiseres um curso menos prático podes ir para o IST ou outros institutos.

http://www.isel.ipl.pt

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

FCUL não tem nenhum problema, embora, pessoalmente, não considere a melhor escolha, mas eu optei por um curso de ciências de computação e não de engenharia  :P

quanto à parte de "...para alem da matemática, tem algebra e mais não sei o quê...", por acaso Álgebra é Matemática!!! se bem que normalmente as engenharias não tem Álgebra, mas sim Álgebra Linear e outras do género, um pouco mais simples.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ms provavelmente todos os cursos tem cadeiras do genero... vais ter sempre este tipo de coisas... embora, umas possam ser + faceis que outras.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

FCUL não tem nenhum problema, embora, pessoalmente, não considere a melhor escolha, mas eu optei por um curso de ciências de computação e não de engenharia  :P

quanto à parte de "...para alem da matemática, tem algebra e mais não sei o quê...", por acaso Álgebra é Matemática!!! se bem que normalmente as engenharias não tem Álgebra, mas sim Álgebra Linear e outras do género, um pouco mais simples.

é Rui Carlos desculpa lá! Álgebra, para mim é uma cadeira de matemática, tive Algebra I e II ( Deii corpos, grupos, teoria de Galoia...), Algebra é matemática! Agora, aquilo que me faz partir o coco a rir é quando oiço alguem a falar em álgebra ( "ah vou ter aula de algebra ou vou ter exame de algebra....") e na realidade tem álgebra linear e geometria analitica! que são 2 coisas muitos distintas!!! mesmo muito!!

num curso de informatica, ou algo do género tem sempre:

Análise Matemática

Algebra Linear e Geometria analitica

Estatistica

e delas ninguem se safa!  :D  ( até farmácia tem estas cadeiras!!! )

Sem dúvidas a matematica domina!  :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em relação aos cursos serem melhores ou piores, já falei no outro post do género que existe algures aqui no fórum. Se alguns ouviram dizer que o curso da FCUL é dos melhores em Portugal, eu o (pouco) que ouvi não foi isso.

Sei que andava um pouco à nora com o meu curso, tive algumas vezes dúvidas sobre se seria mesmo o que eu queria, duvidas essas que duravam pouco tempo, e muitas mais vezes disse "Não, é isto mesmo que eu quero, vou continuar!". Agora com a reestruturação, parece-me que o curso está ainda mais de acordo com o que quero! Não vale a pena estar a dizer que o meu curso é o melhor, porque não conheço os outros e só sei o que ouvi dizer. Mas digo-vos o que sei: o ISEL está bem cotado por essas empresas fora.

Entretanto fica aqui a lista dos cursos acreditados pela Ordem dos Engenheiros. Notem que esta lista ainda é pré-Bolonha.

Agora a matemática... Quer queiramos quer não, informática não é nada sem matemática. Quem não se entende minimamente cm matemática não pode querer saber programar decentemente, e programação é uma das bases de qualquer curso de informática.

quanto à parte de "...para alem da matemática, tem algebra e mais não sei o quê...", por acaso Álgebra é Matemática!!!

é Rui Carlos desculpa lá! Álgebra, para mim é uma cadeira de matemática

Foi o que ele disse... :;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Gostava então que me dissessem mais sobre o processo bolonha é que sinceramente não sei o que é, não estou minimamente informado sobre tal coisa...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é Rui Carlos desculpa lá! Álgebra, para mim é uma cadeira de matemática, tive Algebra I e II ( Deii corpos, grupos, teoria de Galoia...), Algebra é matemática! Agora, aquilo que me faz partir o coco a rir é quando oiço alguem a falar em álgebra ( "ah vou ter aula de algebra ou vou ter exame de algebra....") e na realidade tem álgebra linear e geometria analitica! que são 2 coisas muitos distintas!!! mesmo muito!!

está a dizer precisamente o mesmo que eu.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Gostava então que me dissessem mais sobre o processo bolonha é que sinceramente não sei o que é, não estou minimamente informado sobre tal coisa...

basicamento é um documento que define uma "estratégia" de ensino semelhante para um conjunto de países europeus.

para uma descrição mais detalhada procura na net que encontras muita informação ;)

por exemplo

http://www.dges.mctes.pt/Bolonha/Bolonha/Processo+Bolonha/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com esse pensamento e mentalidade não vais longe... Aposto que nem me sabes explicar o porquê de rejeitares a FCUL...

Não te pagam para ires para a FCUL, mas também não te contram para certas posições exactamente por não teres lá andado...

Expliquei acima uma situação real sobre a importância de andares numa determinada faculdade.

Mais, estive já envolvido em vários processos de recrutamento e o estabelecimento de ensino é logo usado para fazer a primeira triagem.

Matemática todos têm, caso contrário nem seriam credíveis, a física normalmente aparece só ligada aos cursos de engenharia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bolonha vem reduzir o nível de dificuldade das licenciaturas e dos mestrados em Portugal, fazendo uma uniformização com o resto do ensino superior da europa.

Basicamente as licenciaturas passam a ser os antigos bacharelatos e os mestrados passam a ser os últimos anos dos cursos (aqueles onde realmente se aplicavam os conhecimentos dos últimos anos e se faziam projectos extremamente interessantes). Passa agora a existir uma maior lacuna entre os mestrados e os doutoramentos, pois é literalmente suprimido algum ensino em relação ao regime usado até agora.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

...mas também não te contram para certas posições exactamente por não teres lá andado...

Expliquei acima uma situação real sobre a importância de andares numa determinada faculdade.

Mais, estive já envolvido em vários processos de recrutamento e o estabelecimento de ensino é logo usado para fazer a primeira triagem.

deste o exemplo de uma empresa que dá preferência a alunos da FCUL, e certamente que existem mais que o fazem. mas também há empresas que dão preferência a alunos de outras universidades/cursos, temos algumas empresas cá em Braga (que são as que eu conheço) com uma elevada percentagem de alunos de Engenharia de Sistemas e Informática.

isso não significa que este ou aquele curso seja melhor.

uma determinada empresa pode dar preferência a alunos de um determinado curso porque acha que a formação que é dada nesse curso é a mais adequada à sua área de trabalho. noutros cursos podem ter outro tipo de formação mais adequada a outras áreas/empresas. por exemplo, é natural que as empresas prefiram alunos de engenharia do que alunos de ciências de computação, pois normalmente em ciências de computação temos uma formação mais teórica e que as empresas acham desnecessária.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas a todos!

Bem, eu estive a ler o topico e há aqui situações que sinceramente tenho pena que existam, isto podia ser tudo muito mais simples.

1º Gostava de saber se essa preferencia de universidades é assim tão importante para o nosso futuro, já que eu estava a pensar ir (candidatar-me) á Universidade Nova de Lisboa, pois é só sair de casa e estou na universidade, nem preciso de transporte. Mas, se é tão importante a escolha da universidade, o caso ja muda de figura. Por isso pergunto, é mesmo assim tao importante?

2º Overrun, compreendo a tua duvida, realmente ir para engenharia informatica sem nos entender-mos muito com a matematica não é facil. Já me disseram (alguem que anda na univ. e que conhece o curso de engenharia informatica) que o primeiro ano é só matematica, pelo menos grande parte (dai eu repetir este ano já que para alem dos problemas de saude, "baldei-me" um bocado e la se foi a matematica).

Eu neste caso estou num problema do mesmo genero, mas do lado oposto da situação. Eu com a matematica, se me aplicar dou-me bem com ela, mas ja na parte da programação, nada sei. Isto porque no meu curso (1º agrupamento Ciencias e Tecnologias) temos matematica A (o que ajuda pois dizem ser mais completa do que a B dada no curso tecnologico de informatica) mas de informatica so tive 1 ano de TIC (tecnologias da informação e comunicação), programação nada. Isto é que me assusta um bocado, e não queria nada desistir do curso de engenharia informatica porque não tenho programação na escola. Das duas uma, ou tenho de entrar na univ. já a saber programar, ou então, o que o pessoal deu no tecnologico durante um ano, eu aprendo em 4 meses. A duvida é se posso estar a vontade com o facto de não ter programação na escola.

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A programação na UNIV não tem nada a ver com o que aprendem no tecnológico...

Há quem diga que até convem não saber nada de programação quando para lá se entra... tem é de se saber mat....eles a programaçao ensinam toda

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora