• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

IRX773

Jogos: Jogabilidade ou Gráficos?

23 mensagens neste tópico

Boas pessoal,

Eu não jogo quase nada ... só aqueles clássicos mesmo tipo tetris ou space invaders e é só para liviar um pouco de vez em quando.

Mas como IT lover ando atento aos laçamentos e análises de jogos e cada vez mais me suge aquela dúvida:

O melhor jogo é aquele que tem melhor jogabilidade ou o que tem melhores gráficos? :hmm:

Deixem as vossas opiniões pois todo o programador já programou um jogo, nem que seja o do galo (já é da praxe) e como tal o que preferem fazer:

Preocupam-me mais com a jogabilidade dos vossos jogos e que sejam atractivos e interessantes como jogo ou preferem dar mais vantagem aos gráficos e à beleza do jogo deixando um bocado para trás a jogabilidade dos mesmos? :hmm:

Deixem as vossas opinões.

Cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

um exemplo

comprar counter strike (jogablidade) a Call of Dutty (graficos) --> apenas online, ambos

a gostos para tudo, na minha parte prefiro a jogabilidade para jogos no PC. mas claro com o mínimo de gráficos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Respondendo à primeira pergunta, para mim, o melhor jogo é aquele que tem melhor jogabilidade. É claro que os gráficos são sempre um extra, mas para mim nada mais viciante que um velhinho tetris ou super mario :(

Quanto à segunda pergunta, quando faço jogos aposto num factor em especifico. Quando os faço só para mim, tento fazer algo que seja exigente a nivel da programação, os gráficos e a jogabilidade nesse caso são secundários. Se for para uma competição, depende da competição em questão. Já programei a pensar na jogabilidade (por exemplo, em competições em que te limitam o número de imagens que podes usar) e já programei a pensar nos gráficos. É tudo uma questão de ter um objectivo final.

De qualquer das formas, ambos são importantes. Os gráficos para dar uma boa impressão inicial e a jogabilidade para agarrar o jogador. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É claro que os gráficos são sempre um extra, mas para mim nada mais viciante que um velhinho tetris ou super mario :(

Assino por baixo .... ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que a melhor forma de responder a essas perguntas é colocar uma outra pergunta: quando jogam passam o tempo sentados a olhar para o detalhe e a maravilharem-se com os gráficos ou passam o tempo a tentar passar para o próximo nível?

Para mim, que jogo desde o spectrum, a vantagem do jogo é o tempo lúdico que este me oferece, sendo que se for apenas gráfico cansa facilmente. É fácil ver isso em vários jogos e os que têm uma mecânica melhor são sempre os que mais jogadores têm.

Quer quando jogo, quer quando faço um jogo com o objectivo de ver outras pessoas usarem, o entretenimento que o jogo oferece é sempre aquilo que procuro. As questões de aspecto gráfico são importantes, mas no fundo não é isso que faz com que o jogo seja jogado.

Devo notar também que um jogo de sucesso não é aquele que tem mais vendas mas sim o que tem jogadores, é que jogos comprados no canto da sala não são um sucesso, sucesso são jogos que não nos importamos de voltar a jogar e nos quais perdemos horas seguidas divertidos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Jogabilidade, os graficos acho que é por motivos de mercado. É uma coisa que impressiona. Para um gajo como eu que há 12 anos que se deixou de jogos de vídeo, entrar numa loja e ver uma ps3 ou uma xbox em demonstração impressiona, aqueles graficos todos brutais e tal, impressiona de facto. Mas é só isso. Os jogos bem conseguidos são os que dão bom divertimento ou entertenimento.

Quero com isto dizer: gráficos ajudam nas vendas pelo menos numa fase inicial, já o sucesso dos jogos tem muito mas que se lhe diga.

Atirando mais uma acha para a fogueira. A nintendo wii foi o exemplo de que havia mercado para pessoal que se quer divertir mas que não liga muito a gráficos impressionantes que custam milhões de euros. O resultado foi uma explosão de vendas inimaginável para uma máquina que supostamente tinha tecnologia 4 ou 5 anos atrás das outras consolas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um bom jogo para mim tem  de ter uma boa jogabilidade, claro que todos os jogos tem de ter um mínimo de gráficos, mas um jogo por mais gráficos que tenha, por mais parecidos com a realidade que sejam os seus gráficos, um jogo sem uma boa jogabilidade acaba por não cativar o jogador e ai é a morte do jogo...:confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

acho que ambos sao igualmente importantes mas a jogabilidade é de ter mais em conta pois hoje em dia poucos sao os jogos que tem graficos fracos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

acho que ambos sao igualmente importantes mas a jogabilidade é de ter mais em conta pois hoje em dia poucos sao os jogos que tem graficos fracos

What?!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso é muito relativo... Se tiveres a comparar gráficos actuais com gráficos de gerações anteriores, claro que são poucos que podem ser considerados fracos. Mas há para ai ao molhos, jogos com gráficos péssimos, para as tecnologias actuais.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto depende muito, um jogo sem uma boa jogabilidade torna-se chato e desinteressante. Mas sem gráficos além de dar um aspecto de ser um jogo antigo, fica na ideia que não houve interesse por parte do programador em se aplicar naquela área.

Penso que aqui todos já jogaram supermario e devem lembrar-se de como foi no inicio, com aquelas cores simples, gráficos com alguns break's, mas sempre mantendo uma boa jogabilidade(na minha opinião), que despertava o interesse do jogador em sempre avançar.

E até hoje continua assim, só que ouve coisas que mudaram e um dos aspectos fortes hoje do supermario são os gráficos, fazendo parecer um outro jogo.

Eu a pouco tempo desenvolvi o tetris em 3D, o que me fez com que o jogo se tornasse mais interessante, fez o jogo ser diferente(sei que não é nenhuma novidade, pois o tetris em 3D já existe e é um jogo simples), mas quando o jogo além de ter lógica tem uma boa apresentação em termos visuais, o jogador sente-se mais motivado pelo mesmo.

Na minha opinião contam os 2, penso que se deve investir em ambos, pois hoje em dia tudo isto conta.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto depende muito, um jogo sem uma boa jogabilidade torna-se chato e desinteressante. Mas sem gráficos além de dar um aspecto de ser um jogo antigo, fica na ideia que não houve interesse por parte do programador em se aplicar naquela área.

Os gráficos é mais trabalho dos artistas do que do programador...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Counter Strike 1.6 é o jogo mais jogado no mundo (lan) por uma simples razão: A sua simplicidade e jogabilidade.

Já o Counter Strike Source, é repleto de grafismo, mas no entanto não tem tantos jogadores quando o CS 1.6.

Eu voto, claramente, na jogabilidade.  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para mim boa jogabilidade é essencial.

Bons gráficos é bom, e nalguns jogos é essencial, noutros é dispensável.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

um exemplo

comprar counter strike (jogablidade) a Call of Dutty (graficos) --> apenas online, ambos

a gostos para tudo, na minha parte prefiro a jogabilidade para jogos no PC. mas claro com o mínimo de gráficos

Mau exemplo, onde é que o CoD tem menor jogabilidade? O CoD (4/6) é a evolução natural do CS.

Respondendo à pergunta: jogabilidade.

A proa disso é que ainda se joga AoE II :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Respondendo à pergunta: jogabilidade.

A proa disso é que ainda se joga AoE II B)

Bem, mas quem joga AOE II devia fazer o upgrade para o AOE III. :) É que a jogabilidade é melhor e os gráficos também. :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, mas quem joga AOE II devia fazer o upgrade para o AOE III. :) É que a jogabilidade é melhor e os gráficos também. B)

Discordo. Tenho os dois instalados e ainda hoje joguei AoE II, porque apesar de o III ter melhorado alguns aspectos (farms), em termos de jogabilidade acho pior. E joguei duranto muito tempo CS 1.6.

Old school ftw. :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Prefiro a jogabilidade aos gráficos, e deixo já um exemplo:

http://www.minecraft.net/

Os gráficos são básicos, mas o jogo tem uma liberdade tal, em que podemos fazer praticamente o que nos apetecer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoalmente apenas jogo Tetris, WoW e LoL e nenhum deles é jogado pelos gráficos, especialmente Tetris (no qual existem milhares de versões, sendo que as menos jogadas são mesmo aquelas todas XPTO cheias de gráficos e tudo mais... são blocos ... quem é que se interessa se são 3d ou 2d).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também prefiro a jogabilidade. Costumo quase diariamente visitar as "minhas" páginas de jogos, em flash, e testar as últimas novidades.

Com certeza que há uns melhores que outros, graficamente. E até já cheguei a ficar surpreendido com o design de alguns deles. No entanto, como sabem, não é muito comum haver grande artwork nestes games. Geralmente é mais "bonito" as introduções, mas quando começa o jogo, o importante é que não haja "soluços".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que depende tudo do contexto em que se joga.

Se se estiver a jogar sozinho, ou pela internet, pode-se dar ao jogo a completa atenção, imergir-se no jogo, e passar varias horas a descobrir as várias nuances, apreciar as subtilezas da história, explorar os desafios, etc. A satisfação de jogar vem do jogo em si e o que acontece no mundo virtual. Naturalmente a jogabilidade aqui triunfa sobre qualquer outra coisa.

Por outro lado, muitas vezes joga-se em convívio, e nesse caso geralmente há 1 ou 2 pessoas a jogar e várias a assistir, e a atenção do jogador está muito mais focada nas outras pessoas do grupo do que no que está a passar-se no jogo. Essas pessoas tendem a jogar mais "no gozo", para as risadas rápidas que se pode obter do "bum bum bum" a acontecer no ecrâ. Neste caso o jogo não é muito mais que um filme semi-interactivo, especialmente para as pessoas que não estão a jogar. A jogabilidade pouco importa e o grafismo e o "showoff" é rei.

Há jogos que optimizam a experiência para um lado ou para o outro. Pessoalmente, prefiro o primeiro tipo, mas suspeito que isso acontece simplesmente porque raramente me encontro na segunda situação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Prefiro a jogabilidade aos gráficos, e deixo já um exemplo:

http://www.minecraft.net/

Os gráficos são básicos, mas o jogo tem uma liberdade tal, em que podemos fazer praticamente o que nos apetecer.

Discordo, para mim os "gráficos" desse jogo são mais "bonitos" do que maior parte dos jogos de hoje em dia. :thumbsup:

E esse jogo rula.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora