• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Quadrado

HP acusada de racismo

Será racismo?   14 membros votaram

1. 1. Será racismo?

• Sim
      0
    • Não
      14

Please inicie sessão ou registe-se para votar.

10 mensagens neste tópico

"HP acusada de racismo por não reconhecer rostos de negros (vídeos)

A polémica estalou no início da semana no YouTube: com algum sarcasmo à mistura, a HP  é acusada de racismo por ter lançado um servidor de uso doméstico, cujo software não identifica rostos negros.

No centro da polémica iniciada com o vídeo HP computers are racist está o Media Smart, um modelo de servidor que foi criado para armazenar conteúdos multimédia em ambiente doméstico, mas teve a pouca sorte de integrar o software Face Tracking, que se distingue pela incapacidade de reconhecer rostos morenos, mestiços ou negros sempre que uma webcam é activada. 

Face à polémica instalada na web, a PC World decidiu lançar mãos à obra e escolheu alguma equipa de "cobaias" multirracial - com africanos, asiáticos e caucasianos à mistura.

Segundo a prestigiada revista, não restam dúvidas de que o Face Tracking da HP tem mesmo alguma dificuldade em reconhecer rostos de pessoas negras - mas não é esta a única falha técnica da aplicação.

Num dos vídeos aqui publicados também é possível ver que a câmara não segue os movimentos de utilizadores com óculos ou que se encontram num ângulo que contraria os caprichos da aplicação.

A análise técnica da PC World acaba por concluir que o Face Tracking tem dificuldade em operar com algumas iluminações, mas lembra que a aplicação é opcional."

Fonte: http://aeiou.exameinformatica.pt/hp-acusada-de-racismo-por-nao-reconhecer-rostos-de-negros-videos=f1004444

Bom digam se acham se é ou não racismo....

O Meu ver não é racismo apenas é uma incapacidade técnica, ou uma distracção de quem fez a aplicação, não me parece que seja propositado... :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É claro que se trata de uma limitação técnica do programa, e não de racismo. Mas que sentido tem isso ao acusar uma empresa de racismo, quando o software pode ser simplesmente medíocre? (que na minha experiência, o software da HP deixa algo o desejar, pelo menos no caso específico das impressoras)

É claro que é erro deles, mas daí a racismo, ainda há uma distância...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Concordo. Mas agora, tudo o que "der uns trocos" faz-se. Hoje em dia vê-se cada coisa...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Definitivamente que se trata de um software mediocre e não de Racismo. Hoje em dia as pessoas o que não fazem para ter os seus "10min de fama". Sinceramente que a HP deixa muito a desejar em software para o consumidor final deixa. E mesmo no hardware já conheceu melhores anos, agora as impressoras..... Nem vale a pena falar no assunto. Mas de produzirem software mediocre a serem racistas vai uma grande distânica.

Bem definitivamente qualquer coisa que sirva para arranjar polémicas nos dias de hoje serve.

Valha-me o meu cão que é o unico disponivel para me valer.....

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O próximo passo deve ser acusar os fabricantes de monitores de discriminação dos invisuais...

Já tinha visto o vídeo há uns dias, mas vi naquilo uma brincadeira, com acho que qualquer pessoa com juízo vê. Polémica ou acusação de racismo, só deve existir mesmo na cabeça dos tipos da EI (e eventualmente de outros jornalistas ou adeptos do politicamente correcto).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eventualmente em mentes mediucres que vivem como parazitas a fazer qualquer coisa para criar uma noticia.

Se provassem por a+b que tinha sido intencional, e que a empresa utilizaria politicas de descriminação racial era outra história. No caso o software em causa, eventualmente nem sequer dará lucros significativos que justifiquem ter uma equipa inteira a dispender meses de trabalho a desenvolver. É um programa com qualidade duvidosa, e como também tem dificuldades em distinguir pessoas com oculos só faltava dizer que o programa tinha comportamentos de selecção "arianos". O que é um completo absurdo.

Com todo o respeito por todas as raças, etnias, e pessoas, acho que foram pegar num objecto de noticia completamente ridiculo. Só demonstra o nivel mediucre dos média.

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que o lugar nesta notícia é no trash. Mas o que sei eu, não é?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O próximo passo deve ser acusar os fabricantes de monitores de discriminação dos invisuais...

Pelo andar da coisa não deve faltar muito.  :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Racismo? OMG. Hoje em dia arranjam pretextos para chamar de "racismo" a qualquer coisa que é uma coisa parva ..

Outra coisa que me faz confusão é o facto de "não se poder dizer/chamar" pretos a individuos de raça negra e ter que se chamar negros, de cor (ou outra coisa qualquer). Se eles nos tratam por brancos porque não os podemos tratar por pretos? É que se os tratamos por pretos ficam logo todos ofendidos e nós é que passamos por racistas, xenófobos, etc.. Enfim, mas aqui já estou a entrar noutra discussão.

Acabou-se o off-topic. :(

P.S: Não sou racista, até porque tenho amigos negros. Isto foi apenas um desabafo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

:( E as produtoras músicias de discriminação aos surdos. Enfim...

Quer dizer ... quem inventou esta treta de ser racismo nem venha a publico dizer que gosta/usa/percebe de informática ou programação. Epá foi erro no algorritmo...

Mas também podemos concluir que ninguem na HP que tenha sido destacado para fazer este software era de raça africana pois já tinham dado por ela se assim fosse.  ;)

Talvez tenha sido mais um ataque da concorrencia tornar isto uma cena mediática...

Já estou mesmo a ver isto a ir para as noticias atrasadas da SIC ou TVI aceca da tecnologia ... aquelas noticias que ja todos sabemmas que só lá passam uma semana depois (isto se ja nao passaram por lá as noticias)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora