• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Jonybmaster

Linguagens de programação

Qual a melhor linguagem de programação?   24 membros votaram

1. 1. Qual a melhor linguagem de programação?

• Pascal
      0
    • C#
      8
    • Java
      1
    • Python
      3
    • VB/VB .NET/VBA
      6
    • C++
      2
    • C
      3
    • Perl
      0
    • Lua
      1
    • JavaScript
      0
    • Haskell
      0

Please inicie sessão ou registe-se para votar.

24 mensagens neste tópico

Ó pá a melhor é muito relativo.... A pergunta devia ser talvez Qual a vossa linguagem de programação favorita?

Eu adoro C/C++ mas acho que Python tem grande potencial.

cumps  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Discordo que hajam linguagens na mesma opção, por exemplo, VB pode não prestar, mas no entanto, achar que VB.NET seja uma das melhores linguagens, ou até mesmo a melhor. ;)

Depois, há pessoas que acham que outras linguagens que não estão aí são muito boas, como PHP (como eu), Perl, Ruby, e no entanto estas não estão aí. :)

Das que aí estão, o meu voto vai para C e VB.NET.

Sei que VB.NET é considerada por muitos uma linguagem pouco usada profissionalmente, mas é uma linguagem com óptimos recursos e bastante bem estruturada, na minha opinião. É pena é a sintaxe "fugir" um pouco ao C/PHP, que acho ser melhor. Para isso, temos C#. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

C, C++ e C# tem nomes parecidos, mas são distintos.

O meu voto foi nesse grupo, mas foi apenas dirigido ao C#.

(não é que não goste de C e C++, mas prefiro C#)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu votei em C,C++,C# mas o meu voto vai mesmo para o C++ ;)

Ainda que tenha grande gosto por VB não penso que seja a melhor linguagem. É boa para algumas situações expecificas, mas não a melhor.

Já agora a Linguagem LUA que eu conheça já tem uns anitos... se não estou em erro 2002 ou algo assim saiu um bom artigo com exemplos de uso de LUA na PC Master.

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Votem de novo. Actualizei a poll para fazer sentido. ;)

E adicionei umas quantas linguagens devido a pedidos de algumas famílias.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Infelizmente quem já votou, não pode votar novamente ;)

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Infelizmente quem já votou, não pode votar novamente ;)

Cumprimentos

Já podem alterar os votos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se a melhor linguagem de programação existisse não seria lógico esperar que todos os programadores a usassem? Se a melhor linguagem de programação existisse não seria lógico esperar quer fosse a única? Afinal quem é que queria usar uma linguagem pior? Ou comprar um software feito numa linguagem inferior?

Dado que andamos todos a usar linguagens diferentes, e que continuam a aparecer linguagens novas, não é lógico pensar que a melhor linguagem de programação não existe? Eu penso que sim.

Quantos tópicos destes não foram já criados, discussões sobre a melhor ou pior linguagem, enfim, quantos mais iremos ver?

Se perguntassem qual a linguagem mais adequada ao projecto com as características x, y, z, então faria sentido, mas querer saber qual a melhor linguagem é apenas pura perda de tempo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu interpreto sempre estas perguntas como "qual a linguagem em que preferes programar". Obviamente que Lua não é melhor para fazer umas drivers, e C++ não é a melhor para a Web ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nem mais. Não existe melhor nem pior linguagem, a cada projecto à linguagens produtivamente mais rentaveis. Penso eu que se deve adoptar a linguagem que for mais produtiva para o projecto. Os drivers para windows por exemplo são feitos em C++, os drivers para linux em C/C++, porque são as linguagens mais adequadas a escrever codigo que vá trabalhar com a maquina a esse nivel. Se bem que C e suas variantes dão para fazer quase tudo, não são propriamente as mais rentaveis em todos os campos.

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok esqueci-me do ambiente web onde utilizar C/C++ em client-side é impossivel. Mas o meu ponto de vista era literalmente utilizar-se a linguagem que melhor se adequa a cada projecto. Não existem linguagens boas nem más. Quem meche com sistemas mais antigos como AS/400 ainda usa RPG e isso é "antigo pra burro", mas no caso funciona bem, por isso usa-se.

Espero ter-me feito esclarecer melhor

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não existem linguagens boas nem más.

Claro que existem linguagems más e linguagems boas. :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Respeito a diversidade de opiniões. Eu estou à vontade com algumas linguagens, e tendo a ficar-me por elas. Algumas são apenas derivados de outras.

Concordo com o Knitter, na resposta que ele deu. Penso ter sido das que melhor ilustra aquilo que eu penso que seja o mais correcto nos varios sentidos. Continuo a respeitar a diversidade de opiniões, e estarei atento, aos comentários de cada um para poder aprender alguma coisa. Eu posso estar errado, mas não faço questão de permanecer errado :cheesygrin:

Cumprimentos

Curiosidade sobre LUA (A linguagem Lua, foi inicialmente utilizada e desenvolvida para facilitar o desenvolvimento de software de mapeamento geologico para pesquisa de petroleo) (informação lida na PC Master de 2003) (ainda tenho os cd's e respectiva revista)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já cheguei atrasado, mas não havia já uma votação destas cá no fórum?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já á bastante tempo que uso isto http://www.tntnet.org/

Isso não é Server-Side? O nativeclient é Client-Side (tipo Javascript).

Linguagens nativas no servidor já é antigo, C com CGI era o usado nos primeiros sites dinâmicos, juntamente com Perl.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, não é client-side. Queria-me referir ao desenvolvimento web usando C++.

Tntnet funciona com um server próprio.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A minha linguagem preferida neste momento é sem dúvida C#. Fui um 'fan addict' do Visual Basic durante anos, mas definitivamente nunca mais lá vou voltar pelo simples facto do C# permitir 'dar o salto' para outras linguagens de forma mais rápida devido à sintaxe do C.

É claro que estou a falar exclusivamente no desenvolvimento de aplicações windows genéricas. Se o caso é a programação de jogos, embora o C# já ofereça a possibilidade de fazer algumas brincadeiras através do XNA, sem dúvida que nada bate C++.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora