• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

vulcano

Timeline of computer viruses and worms

7 mensagens neste tópico

Podias dar-te ao trabalho de fazer um tópico mais organizado em vez de fazeres copy/past, não sei digo eu.

Anw, este link fez-me lembrar os meus tempos de "criança", isto em 98/99, quando ouvi falar pela primeira vez no netbus e na entrada alheia em computadores. Eu pensava para mim: "Não é possível... Será verdade?" Enfim, bons velhos tempos. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ok, desculpem  :wallbash:...quando tiver um pouco mais de tempo já venho organizar melhor isto...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nessa time line faltam alguns "factos" importantes dos virus de computador.

Pelo menos nos mais antigos.

Adiante... Se precisares de uma ajudinha na time-line diz. Lembro-me dos maiores de 1986 pra frente, e dos outros lembro-me dos mais importantes. Pelo menos li sobre eles, apesar de não ter tido oportunidade de os "ver ao vivo e a cores".

Outro facto que lá falta é o CoreWars, que apesar de não se tratar de um virus mas sim de um jogo, tem a particularidade de na sua essencia ser semelhante, uma vez que tenta replicar-se na ram enquanto coloca zeros nas posições de ram do seu oponente.

Cumprimentos

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado apocsantos, toda a ajuda é bem vinda  :P. Tal como disse quando tiver tempo, venho logo melhorar este tópico. Desta lista lembro-me essencialmente do famoso blaster (que tive o azar de apanhar em 2 pc´s)  :P, que nervos passei com ele, ainda me lembro bem dele, era extremamente aborrecido, mas enfim, por vezes acontecem estes imprevistos  :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Falta o Angelina GenB.

Esse sacana infectava disketes, e os anti-virus da altura não o conseguiam remover. Infectava a pista zero das disketes.

Solução

- Inserir uma diskete vazia na drive A

em a:\ fazer:

a:\> debug

- dentro do debug os seguintes comandos

L 0100 0 0 1

Substituir a diskete vazia pela infectada e fazer o comando

W 0100 0 0 1

Trocando isto em trocos, carregava-se na ram o conteudo da pista zero de uma diskete limpa, e escrevia-se esse conteudo numa diskete infectada (over-write) ao virus.

É um bocado "ancient tech" mas era giro na altura... :P

Ainda mais antigos, houveram alguns castiços do tempo do DOS em que um gajo ainda se aventurava a descompilar os "sacanas"... Maior parte deles feitos em Assembly x86, ainda cheguei a ver alguns feitos em pascal, e C. Ainda no tempo do DOS. Uma das coisas comuns a todos os virus é a replicação e a forma, nos primeiros em ASM era muito semelhante ao do jogo corewars. Penso que alguns criadores de "bixos" se tenham inspirado nesse programa. (Já agora deixo o link: http://www.corewars.org/ ) Para quem tiver paciencia para mexer em Assembly é giro! Pelo menos eu gosto.

Uma das muitas coisas que foram escritas sobre os virus de comptuador foi que eram um "principio de inteligencia artifical", eu não concordo, mas li sobre isso. Afinal de contas um virus não aprende, apenas executa instruções.

Uma coisa que me parece quase um "mile-maker" dos virus foi o aparecimento dos primeiros em VBA, isto com o advento do Windows 95 e office 2007. Em que o desenvolvimento dos "bichos" levou uma evolução quantitativa e não qualitativa.

O outro "mile-marker" que me parece é o aparecimento dos trojans para windows no caso o netbus, e outros.... Já bastante evoluidos, mas requerendo a mão "bondoza" do user, para se replicarem.

Posterior a isso foi o uso de "Engenharia-social" por parte dos "criadores/dessiminadores voluntários" de virus, como o caso dos que se vêem agora enviados por mail.

Podia continuar por aqui a diante, mas depois isso vê-se!

Se precisares de uma ajudinha diz, eu ando por cá ou no MSN, e numa grande parte das vezes no IRC na rede freenode.

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Falta o Angelina GenB.

Esse sacana infectava disketes, e os anti-virus da altura não o conseguiam remover. Infectava a pista zero das disketes.

Solução

Boa memória  :P. Desconhecia por completo o Angelina GenB... Digamos que era o disknight da época :D.

Claro que preciso de ajuda... depois digo algo para completar a lista...Hoje já vou começar a pesquisar algumas coisas acerca destes "sacanas"  :P

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora