• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

vulcano

sismo

26 mensagens neste tópico

Tava em Skype com um amigo... só tive tempo de dizer:

"Fod*ss, tá tudo a tremer" B)

Ele também sentiu ao mesmo tempo, a ~45km de Lisboa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Yap, eu também senti, nem percebi o que tinha sido B) 5.6 já é forte, e foi mesmo aqui ao pé.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já estava de alguma forma previsto. A actividade sismica nessa zona tem vindo a aumentar, tanto de intensidade como de frequencia... B)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu tava no sofá e sem abuso andou uns 5 cms...foi forte.

para quem quiser mais informações, aqui vai:

A terra tremeu hoje na Península Ibérica e em Marrocos, exactamente às  01:37:47h, numa intensidade de 6,1 na escala de Richter, segundo o Instituto de Meteorologia de Portugal. Não há danos a registar.

De acordo com dados do Instituto de Meteorologia de Portugal, o sismo que foi sentido esta madrugada em toda a Península Ibérica registou 6,1 graus na escala de Richter (num total de 10), uma intensidade considerada média.

Os instrumentos registaram uma duração de alguns minutos, mas o sismo apenas foi sentido pelas pessoas durante cinco a oito segundos, disse a mesma fonte.

O epicentro deu-se no mar, a 30km de profundidade e a Oeste de Gibraltar, cerca de 185km a Oeste de Faro e 264km a Sudoeste de Lisboa.

De acordo com o European-Mediterranean Seismological Centre (Centro Sismológico Euro-Mediterrânico) e do U.S. Geological Survey (USGS, o instituto de geologia norte-americano), o abalo deu-se exactamente às 01:37:47h e teve uma magnitude um pouco mais baixa do que a avaliada pelo Instituto de Meteorologia: 5,7 na escala de Richter.

Já o Instituto de Sismologia de Espanha avaliou em 6,3 na escala de Richter a intensidade do abalo sísmico.

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1449732

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se deres uma olhade-la no meteo, vai reparar que a frequencia e intensidade tem aumentado nos ultimos tempos...

Eu tenho estado a ler sobre o assunto, para dar uma mãozinha a um amigo que estuda precisamente isso.

Pelo menos teve como epicentro o mar, o que não é mau de todo, mas se fosse com epicentro em terra, a esta hora tinhamos "estrago" garantido.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

era exactamente isso que estava a ver... mas agora imaginemos, o sismo deu-se no mar, logo havia o perigo de haver um tsunami...pode ou podia ser catastrofico.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dependendo a profundidade a propagação das ondas sismicas poderia ou não causar um tsunami. Não te sei dizer de cabeça os valores de referencia para perigo de tsunami, mas quando mais proximo da superficie do leito oceanico, ou de uma cordilheira montanhosa sub-aquatica maior o perigo de sismo. No caso de coordilheiras montanhosas sub-aquaticas é pelo facto de poder originar deslizamentos/desmoronamentos, o que origina a famosa "Tsunami", uma vez que existe uma deslocação de massa, o que origina a onda.

Deixo aqui o link para um documento muita porreiro sobre sismologia e ondas sismicas, para quem tiver tempo e paciencia de o ler B)

http://www.cgul.ul.pt/docs/Cap2_Sismologia.pdf

Uma coisa te digo se fosse um sismo realmente catastrofico "tava tudo lixado"...... Para teres uma ideia os meios de resposta a sismos estão quase todos concentrados dentro a propria area de risco (area metropolitana de lisboa e concelhos limitrofes), os poucos disponiveis fora da zona de perigo têem um tempo de accionamento entre as 01:00 e as 07:00h até estarem disponiveis no local. (Seria uma daquelas novelas sem piada nenhuma)

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Caramba pah, aqui no Porto não senti nada... B)

Não tenho sorte nenhuma, nunca senti um sismo na minha vida, não sei qual é a sensação. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Deixa lá! Cá no porto a gente não usa "disso" B)

Apesar de termos todos os meios para lidar com um sismo, não "usamos dessas coisas". Sismos é mais coisas da Capital... "até terramotos politicos lá têem" imagina!....

A gente aqui vive no descanço.... Tivemos um em 1987 se não estou em erro, e também foi de madrugada, mas não se sentiu grande coisa! :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu senti e bem

tava  a ver um filme de terror o The Uninvited e de repente sinto o chao a tremer

uii fiquei todo arrepiado  :bye2:

depois de manha e que percebi que tinha havido um sismo

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

temos muita sorte de a energia das placas estar-se a soltar ao poucos pk se calha a acumular muita pode ser pior...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem pior mesmo! ....

Enquanto isto foi um sismo sem danos se a energia nas placas se acumula-se mais e houvesse lugar a uma libertação brusca, seria "um expectaculo a perder"

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Senti e bem!

Vivo no Seixal e tinha acabado de me deitar quando a cama começou a abanar toda. Deu tempo para perceber o que era e sentar-me a ver se a coisa não descambava! Já me preparava para levantar e reunir a famelga quando a coisa acabou... sensivelmente entre 8s e 10s

Granda Susto! B)

Camas a tremer aquela hora já tinha sentido, mas só ao fim de semana e depois de uma boa noite de copos :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

apocsantos  fantástico documento  :biggrin:... o tal sismo que ocorreu em 1987 também foi de madrugada...

Hoje quando liguei o rádio para meu espanto ouvi dizer que a protecção civil e os bombeiros, receberam milhares de chamadas a perguntar o que fazer em caso de sismo, isto deixou.me bastante preocupado...Para quem não souber o que deve fazer vão aqui uns conselhos:

Antes

Fale de Sismos de forma tranquila e serena. Prepare a sua casa por forma a facilitar os movimentos em caso de sismo.

Fixe as estantes, as botijas de gás e os vasos;

Coloque os objectos pesados e/ou de grande volume no chão ou nas prateleiras mais baixas;

Armazene água e alimentos enlatados para 2 ou 3 dias;

Realize em casa e no local de trabalho exercícios de treino;

Locais mais seguros em caso de sismo:

Vãos de porta, de preferência em paredes mestras;

Cantos das salas;

Debaixo de mesas, camas ou outras superfícies resistentes;

Locais mais perigosos em caso de sismo:

Elevadores;

Junto a janelas, espelhos e chaminés;

No meio das salas e nas saídas;

Durante

Evite o pânico. Mantenha a serenidade e tente acalmar os outros;

Se estiver em casa ou dentro de um edifício, não se precipite para as saídas, não utilize as escadas nem os elevadores

Se estiver em casa, dirija-se para um canto da sala ou quarto, proteja-se debaixo das ombreiras das portas ou de algum móvel sólido, como mesas, camas, etc. Proteja a cabeça e os olhos com as mãos

Se estiver na rua, mantenha-se afastado dos edifícios altos (sobretudo os mais antigos), postes de electricidade e de outros objectos que possam cair-lhe em cima; dirija-se para um local aberto

Depois

Tente manter a calma, mas conte com a existência de possíveis réplicas

Não fume, não acenda fósforos nem isqueiros

Não ligue os interruptores, podem ocorrer fugas de gás e curto-circuitos, provocando incêndios; utilize uma lanterna

Verifique se há incêndios, tente apagá-los, se não conseguir avise os Bombeiros

Verifique se há feridos e preste-lhes os primeiros socorros, se necessário; se há feridos graves, não os remova a menos que corram perigo

Limpe os produtos inflamáveis que se tenham derramado (álcool, solventes, etc...)

Afaste-se das margens dos rios, ou da beira da praia, pode ocorrer uma subida súbita das águas ou uma onda gigante (Tsunami)

Se puder, solte os animais domésticos, eles tratarão de si próprios

Ligue o rádio a pilhas e cumpra as recomendações que ouvir

http://sites.google.com/site/bombeirosdareosa/conselhos/conselhos---sismos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Apenas para acrescentar

Se está em casa ou dentro de um edifício:

1. Nas habitações colectivas não corra para a rua. As saídas e escadas poderão estar obstruídas.

3. Tenha cuidado com a queda de objectos, candeeiros ou móveis.

6. Vá contando alto e devagar até 50.

Se está na rua:

1. Dirija-se para um local aberto, com calma e serenidade.

2. Não corra nem ande a vaguear pelas ruas.

3. Enquanto durar o sismo não vá para casa.

5. Afaste-se de taludes ou muros que possam desabar.

Se está num local com muita gente:

1. Não se precipite para as saídas.

Se vai a conduzir:

1. Pare a viatura afastada de edifícios, muros, taludes, postes e cabos de alta tensão e permaneça dentro dela.

Convem ter a jeitos, uma lanterna, pilhas sobressalentes, kit de primeiro socorros, radio a pilhas.

Quem é radioamador sabe que deve ter um raio portatil a jeitos, não vale a pena indicar isso.

Aqui deixo alguns links relacionados com a prestação de auxilios em sismos:

http://www.apcbs.pt/ Associação Portuguesa de Cães de Busca e Salvamento (Site ainda em Construção) Brevemente terá mais conteudos mais aprofundados.)

http://www.bombeirosdealbergaria.pt/portal/index.php?limitstart=25 Bombeiros Voluntários de Albergaria Unidade Cinotécnica de Busca e Salvamento

http://www.prociv.pt/InformacaoPublica/RecInformativosPedagogicos/Documents/Sismos_Aut.pdf Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Nunca é demais relembrar.... Em caso de sismo a calma é a primeira coisa a ter. A 2ª é a certeza que que caso seja preciso ajuda vem a caminho.

Caso aconteça alguma emergencia (saude / Acidente / outra) quando contactar os Bombeiros ou autoridade, tente falar calmamente, lembre-se que o operador de comunicações apenas quer ajudar, responda calmamente ao que lhe for perguntado, detalhe o mais possivel a localização, o tipo de emergência, o que está a acontecer, lembre-se quando mais detalhada a informação melhor será o socorro, e não se esqueça de manter a calma! Lembre-se que quem está do outro lado, também tem familia, também tem amigos, provavelmente está a mandar os proprios colegas para socorrer a sua emergência, e precisa da sua colaboração para melhor o poder ajudar.

Cumprimentos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas...

só para avisar que vai dar na tvi uma reportagem sobre este assunto...

Portugal vai sofrer um terramoto como o do Haiti, ou ainda pior. Sónão se sabe é quando. Estudos oficiais prevêem a morte de dezenas demilhar de pessoas. A maioria poderia sobreviver, se o Estado adoptassemedidas preventivas. Saiba quais os prédios inseguros, as zonas em riscoe o que fazer.

"Catástrofe Anunciada" é uma grande reportagem dojornalista Carlos Enes, com imagem de Rui Pereira e montagem de VascoCrespo. Será emitida,Segunda-feira, 08 de Fevereiro, a seguir ao JornalNacional no Repórter TVI.

http://www.tvi.iol.pt/pag_fsc.html?id=3782

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só mesmo na TVI essas reportagens..

Considero isto um ataque à nossa inteligência.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

lol...calma... eu só avisei...mas parece-me que estão a alarmar de mais...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já tinha havido uma notícia no Destak em Novembro do ano passado com um título parecido: Terramoto como o de 1755 vai voltar a acontecer

Sublinhou que "não é possível prever um sismo ou qualquer catástrofe natural", mas é possível calcular o risco de retoma e é provável que nos próximos 3 mil anos ocorra um sismo e um tsunami com a dimensão daquele que ocorreu em Portugal no século XVIII.

Já agora, segundo vários sites o maior sismo do Haiti foi de magnitude 7,0, mas nós tivemos um em 1969 de 7,3. A diferença é que a nossa falha é no mar, não em terra:

Fig1_TectonicSetting.jpg

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A diferença é que a nossa falha é no mar, não em terra:

é o que tem valido... eu até achei interessante a reportagem...

como o velho ditado diz :não deixes para amanhã o que podes fazer hoje e mais uma vez se mostrou que Portugal não está preparado para este tipo de catástrofe, e o cúmulo é que sabem que vai acontecer (não se sabendo é se é ainda na nossa presença). Acho isto vergonhoso, um estado que podia pôr as medidas em prática e evitar drasticamente o número de estragos em causa. Realmente não percebo isto... Só quando acontecer o pior é que vêem as tais palavras "Se" ,"podia-se" , etc... Penso que a tvi fez bem em colocar novamente este assunto na "fogueira", pode ser que do pouco se faça algo... 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só mesmo na TVI essas reportagens..

Considero isto um ataque à nossa inteligência.

O programa Reporter TVI é bastante credível, foi o único a denunciar uma situação chata para a aldeia dos meus pais.

Mas é uma situação que mais tarde ou mais cedo irá acontecer, a pressão acumulada na falha tem que se libertar... E o pior é que poderá vir de novo em forma de tsunami (segundo o que li o pior do terramoto de 1755 foi o tsunami que veio a seguir ao avalo).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora