• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

costricardo

Jogo em linguagem c ajuda

10 mensagens neste tópico

Boas pessoal, :P

Estou com um grande problema, estudo no ensino universitario e o meu projecto de programaçao é fazer o jogo chamado fanorona, só que eu nao percebo nada. Tenho que o entregar em janeiro. AInda não tenho anda feito :bye2:

O seguinte link tem o tabuleiro desenhado e o que é o jogo http://pt.wikipedia.org/wiki/Fanorona

ajudem-me porfavor

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

em tudo, nao consigo mesmo faze-lo e tenho de apresentá-lo em janeiro la para dia 10  :wallbash:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem primeiro, tens de fazer o tabuleiro que pode ser com uma matriz por exemplo, depois é só pedires ao usuário para pôr as coordenadas, depois se for contra o computador o que fazes é percorrer a matriz e escolher uma posição vazia para jogar ou escolheres uma posição randomica vazia. Finalmente, é só verificares, todas as vezes que o pc ou o usuário jogar se existem vencedores, aí já tens de fazer umas quantas verificações e ver as regras do jogo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas eu tou mesmo mal em programação, nao pesco nada =/ podia dar um ajuda B)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok, posso-te ajudar mas não penses que te vou fazer o trabalho.

Sabes o que é uma matriz?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pronto, sabes percorrer uma matriz do género:

int l,c;
int matriz[3][3];
for(l=0; l<3; l++){
  for(c=0; c<3; c++){
     matriz[l][c] = l * c;
   }
}

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, então é o seguinte, tu para percorreres um vector metes um while loop correcto? Do género:

int teste[10];
int x;
for(x=0; x<10; x++){
  //instrução aqui
}

Para percorreres uma matriz é a mesma coisa só que com dois loops porque vais entrar no primeiro loop n vezes (que é o número de linhas que a matriz tem) e no segundo loop vais fazê-lo y vezes (que é o número de colunas), tu só vais entrar nas linhas outra vez quando as colunas que estiverem nessa linha tenham sido totalmente percorridas. Supondo que tens uma matriz de 3 x 3.

int linha, coluna;
int matriz[3][3];
for(linha=0; linha<3; linha++){ // ele entra com zero aqui e só volta quando o segundo for estiver em três, quando este tiver três terminam os loops
  for(coluna=0;coluna<3;coluna++){
    /*instrução aqui */
}
}

Quanto ao teu jogo o que tens de começar a fazer é a ver quantas linhas e colunas tem o tabuleiro. Depois crias uma matriz(segue os meus exemplos) da quatidade de linhas e colunas, não te esqueças que primeiro vêm as linhas!

Depois crias uma outra função que pede ao jogador para jogar do género:

int l;
int c;
printf("Qual a linha que quer jogar: ");
scanf("%d", &l);
printf("E a coluna: ");
scanf("%d", &c);

Depois disto é simples, gravas na matriz a posição:

matriz[l][c] = 'x' //Aqui o sinal x pûs só como exemplo, tinhas de ver qual é o simbolo utilizado no jogo

Depois vem o mais trabalhoso que são as checagens, para ver quem ganhou, aqui eu não te posso ajudar porque nem sequer conheço o jogo, tens de conhecer as regras e utilizar if's a torto e a direito para as verificações, não utilizes assim tantos, tente reduzir o máximo possivel.

Bem isto já foi grande demais, espero ter servido para alguma coisa....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora