• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

M6

UE faz as pazes com a Microsoft no diferendo sobre os browsers

11 mensagens neste tópico

A Comissão Europeia enterrou hoje as suas queixas contra a Microsoft, acusada de abuso de posição dominante nos browsersde Internet. O gigante da informática fez uma série de concessões queBruxelas aceitou e que livraram a empresa do pagamento de uma pesadamulta.

[...]

In Público, 16 de Dezembro de 2009

O que a comissária europeia para a Concorrência, Neelie Kroes afirmou é um enorme disparate.

As pessoas sempre puderam escolher o browser que queriam usar, a MS nunca impôs a ninguém o IE, apenas o disponibilizava como algo que é útil - e actualmente imprescindível - para quem usa o seu sistema operativo, à semelhança do Notepad e da Calculadora (se calhar agora a MS vai ser obrigada a oferecer escolha entre o Notepad, PSPad, VI e EMACS)...

Disparate igual é os fabricantes passarem a ser responsáveis pela escolha do browser que o Windows vai ter.

Então a MS não pode escolher o IE como browser padrão, mas se um fabricante de hardware que nada tem a ver com o Windows já pode?

Como sabem os fabricantes qual o melhor browser para quem compra os seus computadores?

Ridículo!

Ainda para mais que o FireFox ganhou bastante quota de mercado sem esta  "ajuda" da CE, e o Chrome vai também fazer parte desta guerra muito em breve.

Instalei recentemente a última versão do Chrome do branch de desenvolvimento e os plugins - uma das mais valias do FF - estão lá todos (pelo menos os críticos que eu uso)...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Disparate igual é os fabricantes passarem a ser responsáveis pela escolha do browser que o Windows vai ter.

Então a MS não pode escolher o IE como browser padrão, mas se um fabricante de hardware que nada tem a ver com o Windows já pode?

Como sabem os fabricantes qual o melhor browser para quem compra os seus computadores?

Apesar de concordar que é ridículo, teoricamente existe uma concorrência suficiente entre fabricantes e insuficientes entre sistemas operativos, pelo que enquanto que podes optar por um fabricante em detrimento de outro não poderias optar por um sistema operativo em detrimento de outro.. Algo neste moldes para tornar isto legal.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas repara que o problema não se coloca ao nível do SO que escolhes mas sim ao nível do sw que a MS inclui de base no SO.

O que se passa é que os fabricantes podem escolher o browser, e não o SO, que os utilizadores vão usar!

Ora se for a MS a dar o IE é uma coisa má, mas se for a HP ou a Toshiba a escolher o IE já é uma coisa boa?!?

Isto não faz sentido nenhum!!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Apesar de haver aqui certas coisas que  concordo, acho que também há um abuso das empresas na microsoft. Afinal o que interessa em muitas indústria é ganhar dinheiro através destas "parvoíces", mas esquecem-se que senão fosse a microsoft, muito software não era conhecido, portanto não percebo a revolta de certas firmas contra o "Bill Gates". No fundo penso que se houvesse uma melhor compreensão entre as empresas podia ser tudo muito mais fácil e de certeza económico...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas repara que o problema não se coloca ao nível do SO que escolhes mas sim ao nível do sw que a MS inclui de base no SO.

O que se passa é que os fabricantes podem escolher o browser, e não o SO, que os utilizadores vão usar!

Ora se for a MS a dar o IE é uma coisa má, mas se for a HP ou a Toshiba a escolher o IE já é uma coisa boa?!?

Isto não faz sentido nenhum!!!

A HP e a Toshiba não são os produtores do IE, portanto não têm nenhuma vantagem em escolhê-lo. Se o escolhem é lá com eles.

Apesar de haver aqui certas coisas que  concordo, acho que também há um abuso das empresas na microsoft. Afinal o que interessa em muitas indústria é ganhar dinheiro através destas "parvoíces", mas esquecem-se que senão fosse a microsoft, muito software não era conhecido, portanto não percebo a revolta de certas firmas contra o "Bill Gates". No fundo penso que se houvesse uma melhor compreensão entre as empresas podia ser tudo muito mais fácil e de certeza económico...

Que dinheiro é que a União Europeia ganha com isto? E já agora, que software é que não seria conhecido se não fosse a Microsoft?

EDIT:

Como sabem os fabricantes qual o melhor browser para quem compra os seus computadores?Como sabem os fabricantes qual o melhor browser para quem compra os seus computadores?

Seria absurdo proibir os fabricantes de fazer bundle de software, principalmente de third-parties.

Proibiu-se a Microsoft por duas razões:

1) Tem um domínio enorme no mercado dos SOs (nenhum fabricante está na mesma posição)

2) O produto incluído é dela (no caso dos fabricantes, não: não conheço nenhuma browser da Asus B) )

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Se não fosse a Microsoft, o software não era conhecido.

Se não fosse a Microsoft, era a IBM, ou a Commodore, ou a Schneider, ou a Apple. Há muitas empresas que se podiam ter posicionado como a Microsoft. Eles não inventaram o conceito de "commodity computing", só tiveram um excelente sentido de oportunidade.

Posto isto, não via vantagem nenhuma para o consumidor em relação à disputa do "browser" agora. As pessoas hoje em dia sabem o suficiente para escolher entre o IE, o FF, o Safari, o Chrome, etc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
As pessoas hoje em dia sabem o suficiente para escolher entre o IE, o FF, o Safari, o Chrome, etc.

Que pessoas são essas? Os milhões que ainda usam o IE6 quando já saiu o 8?

Sure, os meus colegas de faculdade sabem. Mas "as pessoas" em geral ainda usam apenas aquilo que lhes põem há frente, porque nem sequer pensam que pode haver melhor.

Para muita gente, IE == Internet.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ora bem, eu não disse que software não era conhecido, disse que talvez muito software não fosse conhecido...há muitas empresas que se colam para vender o seu produto. (Dando um pequeno exemplo, e refiro-me a hardware, a HP faz uma publicidade ao windows, uma coisa parva). 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ora bem, eu não disse que software não era conhecido, disse que talvez muito software não fosse conhecido...

(..) esquecem-se que senão fosse a microsoft, muito software não era conhecido.

Pode não ser o que querias dizer, mas foi o que disseste...

há muitas empresas que se colam para vender o seu produto. (Dando um pequeno exemplo, e refiro-me a hardware, a HP faz uma publicidade ao windows, uma coisa parva).

Parva? Porquê, pensas que não há acordos entre as duas empresas?

Besides, de certeza que a HP não reclamou (aliás, está-se a borrifar), quem reclamou foi a Opera.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

lool, isso já é tudo contra mim XD... deu para perceber que eu não disse isso...  :nono:

parva a meu ver... para eles pode ser bom, mas já viste a publicidade que a hp faz ao windows?claro que há acordos, mas tudo é assim... há de certeza muitas marcas que gostavam de estar na mesma posição da hp... e outras que se sentem um pouco "roubadas" tal como a adobe...mas tudo é assim...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas a HP não tem nenhum monopólio, pelo contrário, há imensas marcas muito vendidas. O problema da Microsoft é ter quase 90% do mercado, obviamente que se tem que portar melhor B)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora