• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

msr

Vantagens de programar em Linux?

13 mensagens neste tópico

Olá,

Gostava de vos fazer esta pergunta: quais as vantagens de saber programar em Linux?

A nível empresarial (ou de empregabilidade), saber programar em linux pode ser uma mais valia?

Quando digo "programar em linux" quero dizer utilizar bibliotecas e outros que estão disponíveis apenas para Linux.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
A nível empresarial (ou de empregabilidade), saber programar em linux pode ser uma mais valia?

Sim!

A mim é que o que me tem dado emprego e trabalho.

GNU/Linux é um sistema operativo bastante utilizado e as bases que te são úteis para GNU/Linux também são boas para outros sistemas operativos semelhantes (*nix) que também são bastante utilizados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim pode.

É um nicho de mercado que mesmo que não te permita fazer carreira ou trabalhar nisso dá-te sempre um factor diferenciador em relação a muitos candidatos quando procuras emprego, e até mesmo dentro de uma empresa dado que não sabemos todos o mesmo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Saber programar em linux a mim têm-me dado trabalho. Ainda existem poucos programadores e tecnicos com conhecimentos de linux, e o linux em servidores tem-se mostrado uma mais valia... Eu troquei alguns Servidores com SO Microsoft por SO Linux. Para teres uma ideia com SO Microsoft aquilo crashava com alguma frequencia... O mesmo hardware com Linux, drdb+heartbeat, até ao momento não me deu problemas nenhums... foi quase "start & forget". Arracou, nunca deu problemas. Reparei que cada vez mais vai havendo mais procura de pessoal com conhecimentos de linux, e num emprego/entrevista é sempre um factor de diferenciação, uma vez que quem sabe linux, sabe a base para tudo o resto, e o que usas em linux quase tudo se aplica aos restantes de base *nix.

Tenho um amigo que trabalha só com linux, com uma determinada distrib. Trabalhava em Portugal, fartou-se foi para Africa, ganha mais num mês que eu em 2..... Só a trabalhar com linux (montar servidores de BD, e trabalhar com bd's Informix).

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
É um nicho de mercado que mesmo que não te permita fazer carreira ou trabalhar nisso dá-te sempre um factor diferenciador em relação a muitos candidatos quando procuras emprego, e até mesmo dentro de uma empresa dado que não sabemos todos o mesmo.

Não é um nicho de mercado! No sentido de haver pouco. É mesmo um mercado à parte!

E permite com alguma facilidade fazer carreira, conheço muitas pessoas que fazem carreira assim e eu também faço.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto é, desenvolver programas em Linux não é propriamente vantajoso, mas sim saber manusear o proprio Linux. Certo? No fundo, como administração do sistema.

Obrigado pelos vossos testemunhos!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto é, desenvolver programas em Linux não é propriamente vantajoso, mas sim saber manusear o proprio Linux. Certo? No fundo, como administração do sistema.

Obrigado pelos vossos testemunhos!

Depende do que queres ter como diferenciador. Já rejeitei um candidato por não saber programar em Linux, embora fosse utilizador básico do sistema, e neste caso a posição era para programador PHP, no entanto saber programar no sistema era uma mais valia no que fazíamos.

No fundo dependerá do que pretendes fazer profissionalmente, saber gerir ou pelo menos ter prática na utilização é algo que considero fundamental dado que nunca sabes em que SO/sistema, a equipa de que vais fazer parte, programa. Ter essa facilidade de adaptação é fundamental.

Dada essa minha visão, apenas saberes utilizar ou gerir já não é um factor diferenciador, se souberes programar no sistema então sim, estás a diferenciar-te do resto dos utilizadores. Saber como o sistema organiza os recursos, ter prática nas ferramentas de programação da plataforma, por exemplo nas GNU Tools para programação, etc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Errado!

O que é preciso é que estejas à vontade com o sistema. Porque isso é importante para poderes fazer, quer desenvolvimento, quer administração. Eu já tenho feito quer uma coisa quer outra, embora faça essencialmente desenvolvimento. E há mercado quer para uma, quer para a outra coisa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei se é comum, mas apenas para deixar a situação com que me tenho deparado, acaba por se complicado fazer administração de sistemas sem se fazer alguma programação. Há sempre necessidade de um script, de um programa em C, de uma ferramenta que não está disponível mas que se torna necessária, enfim, há sempre a necessidade de se criar qualquer coisa mesmo quando a única coisa que fazemos é administrar, pelo menos isso tem sido algo com que me tenho deparado, não sei até que ponto é geral.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não é um nicho de mercado! No sentido de haver pouco. É mesmo um mercado à parte!

É precisamente por haver pouco (senão não era nicho mas sim de massas) que é um nicho e é por isso que se destaca e que está à parte.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Errado!

O que é preciso é que estejas à vontade com o sistema. Porque isso é importante para poderes fazer, quer desenvolvimento, quer administração. Eu já tenho feito quer uma coisa quer outra, embora faça essencialmente desenvolvimento. E há mercado quer para uma, quer para a outra coisa.

Correcto.

Por exemplo, eu no meu caso não faço administração.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei se é comum, mas apenas para deixar a situação com que me tenho deparado, acaba por se complicado fazer administração de sistemas sem se fazer alguma programação. Há sempre necessidade de um script, de um programa em C, de uma ferramenta que não está disponível mas que se torna necessária, enfim, há sempre a necessidade de se criar qualquer coisa mesmo quando a única coisa que fazemos é administrar, pelo menos isso tem sido algo com que me tenho deparado, não sei até que ponto é geral.

Isso são ossos do oficio, é mesmo assim.

Não fazes realmente administração sem bateres uns scripts (por exemplo backups, watchdogs, etc.), da mesma forma que não fazes realmente desenvolvimento sem fazeres alguma administração (por exemplo instalar e configurar o tomcat, o mysql, o apache, etc.)...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É precisamente por haver pouco (senão não era nicho mas sim de massas) que é um nicho e é por isso que se destaca e que está à parte.

Para clarificar:

Eu estava a negar que houvesse pouco!

E estava a dizer que é mesmo um mercado separado. Eu por exemplo só estou nesse mercado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora