• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

vasco16

como verificar se matriz está vazia?

6 mensagens neste tópico

boas pessoal tenho de criar um metodo que insere uma linha (vector) numa matriz.

Tenho

Matriz[tamanho1][tamanho2]

e o meu metodo receve um vector com valores, e tem como tamanho, tamanho2

e agora tenho de inserir (ou passar) esse valores para a minha matriz, mas tenho de ver se ela está vazia e se nao tiver qual é a linha que posso inserir os valores...

e isto:

if (matriz == null)

nao funciona..

Alguma sugestão?

cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando crias uma matriz de um determinado tipo, todas as suas posições vão ser inicializadas com o valor default para esse tipo, de modo que não existe uma definição de "vazio". O que podes fazer é, aquando da criação da matriz, inicializá-la toda com um valor que queiras considerar como representante do vazio (por exemplo, numa matriz de inteiros, colocares todas as posições com o valor -1). Depois basta pesquisares por esse valor para detectar onde podes inserir o teu vector.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando crias uma matriz de um determinado tipo, todas as suas posições vão ser inicializadas com o valor default para esse tipo, de modo que não existe uma definição de "vazio". O que podes fazer é, aquando da criação da matriz, inicializá-la toda com um valor que queiras considerar como representante do vazio (por exemplo, numa matriz de inteiros, colocares todas as posições com o valor -1). Depois basta pesquisares por esse valor para detectar onde podes inserir o teu vector.

o problema é que o meu vector pode vir com inteiros positivos e negativos..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se a matriz é de inteiros, pessoalmente, zero faz mais sentido para ver se está vazia ou não.

A única forma de ver se a matriz está vazia é percorrer todas as posições e ver se essas posições contém o valor que tu consideras ser vazio. Esse valor vai depender do problema que estás a resolver.

matriz == null

Isto apenas verifica se a referência está iniciada ou não. Se isto devolver null, então não tens qualquer matriz, tens uma referência que ainda não aponta para um lugar válido em memória.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se a matriz é de inteiros, pessoalmente, zero faz mais sentido para ver se está vazia ou não.

A única forma de ver se a matriz está vazia é percorrer todas as posições e ver se essas posições contém o valor que tu consideras ser vazio. Esse valor vai depender do problema que estás a resolver.

matriz == null

Isto apenas verifica se a referência está iniciada ou não. Se isto devolver null, então não tens qualquer matriz, tens uma referência que ainda não aponta para um lugar válido em memória.

Estou a desenvolver um sistema de votação, dai o eleitor puder votar -1 0 ou 1, porque neste metodo so tenho de inserir dados, mais à frente é que os valido.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então escolhe um valor que tu sabes que nunca poderá aparecer!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora