• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

fnds

Fluxbox ou Openbox?

24 mensagens neste tópico

Porquê?

Essencialmente, é uma questão de gosto pessoal. Quando eu mudei de GNOME para um *box, acabei por escolher o Fluxbox porque a pessoa que me estava a ajudar com a transição também usava Fluxbox. Depois, habituei-me ao Fluxbox e não vi qualquer razão para mudar para Openbox, apesar de já ter tentado just for fun.

As diferenças entre cada um são mínimas, mas mesmo assim, existem. Os pontos positivos e negativos que me lembro assim de repente são:

Fluxbox:

[+] IMHO, ficheiros de configuração com uma sintaxe mais simples e com uma melhor organização: enquanto que para o Openbox tens 3 ficheiros base, o Fluxbox tem um para cada componente (menu, slit, init, apps, keys, etc);

[+] Faz uso de tabs. Este é se calhar o ponto mais forte do Fluxbox. Basicamente, consegues ter duas aplicações diferentes dentro da mesma janela. Dá muito jeito em algumas situações;

[+] As transparências estão melhor implementadas;

[+] O suporte para os standards ainda não é perfeito, o que pode ter algum impacto no comportamento de algumas aplicações;

[+] Tem um desenvolvimento super lento.

Openbox:

[+] O obconf. Dá um jeito muito grande para configurar certas coisas;

[+] Se gostares de XML, estás com sorte, porque os ficheiros de configuração são todos neste formato;

[+] Os standards estão completamente implementados, e é possível usar em combinação com o GNOME e o KDE;

[+] Parece-me que a comunidade tem vindo a usar mais Openbox que qualquer outro *box, portanto há muito mais themes e afins;

[+] Requer a instalação de toolbars/system trays/etc pois, contrariamente ao Fluxbox, não vem com estas por defeito;

[+] Eu não uso Openbox, logo é um ponto negativo.

De qualquer modo, acho que é sempre preferível experimentar durante uma ou duas semanas cada um deles e ver qual é melhor para ti. Nada com a experiência pessoal para decidir.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu gosto bastante de Gnome, mas já tentei experimentar OpenBox (sem sucesso) pois não encontrei nenhum tutorial que me explica-se devidamente como mexer no obconf e como instalar as toolbars/system trays/, etc....

Se alguém souber de algum tutorial bom, que diga, que queria voltar a experimentar.... Eu queria experimentar pelo simplicidade do ambiente *Box e principalmente para leveza de um sistema *Box....

cumps  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok tks.

De qualquer modo, acho que é sempre preferível experimentar durante uma ou duas semanas cada um deles e ver qual é melhor para ti. Nada com a experiência pessoal para decidir.

É o que vou fazer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu gosto bastante de Gnome, mas já tentei experimentar OpenBox (sem sucesso) pois não encontrei nenhum tutorial que me explica-se devidamente como mexer no obconf

O que tem? É tão simples como iniciar o programa e mexer. O GUI é bastante straight forward .

e como instalar as toolbars/system trays/, etc....

Instalas como instalarias um outro qualquer programa. Através da compilação ou do teu package manager.

Se alguém souber de algum tutorial bom, que diga, que queria voltar a experimentar.... Eu queria experimentar pelo simplicidade do ambiente *Box e principalmente para leveza de um sistema *Box....

http://icculus.org/openbox/index.php/Help:Getting_started

Aqui encontras tudo o que precisas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu uso openbox por causa de ser lightweight e o nivel de costumização que é brutal.

Em termos de progs tenho:

-> xcompmgr para o compositing, isto é transparencias e sombras

-> feh, para meter o background no ambiente de trabalho

-> conky para mostrar as stats do sistema no desktop

-> avant-window-navigator para um dock bonito  :P

-> gmrun no alt-f2, para correr programas

-> notify-osd para as notificações, e uns scripts para ficar com um gestor de volume como o ubuntu, bateria, etc..

Depois depende se és minimalista ou gostas de ter tudo ao monte, podes ver um ss do meu aqui .

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu uso openbox por causa de ser lightweight e o nivel de costumização que é brutal.

Em termos de progs tenho:

-> xcompmgr para o compositing, isto é transparencias e sombras

-> feh, para meter o background no ambiente de trabalho

-> conky para mostrar as stats do sistema no desktop

-> avant-window-navigator para um dock bonito  :D

-> gmrun no alt-f2, para correr programas

-> notify-osd para as notificações, e uns scripts para ficar com um gestor de volume como o ubuntu, bateria, etc..

Depois depende se és minimalista ou gostas de ter tudo ao monte, podes ver um ss do meu aqui .

Ainda bem que apareceu alguém que utiliza e deu exemplos dos programas que tem instalados para uma melhor interacção do utilizador com o ambiente OpenBox....

• Já agora, quanto MB de RAM te gasta o avant-window-navigator?! (É que tenho ideia que esse programa é um papão de RAM  :P )
  • E para gestor de ficheiros (acho que é assim que se chama, tipo "nautilus") qual é que utilizas?!

E já que és utilizador de OpenBox, podias dar indicações de outros programas que devíamos instalar?  :hmm:

cumps  :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O awn não gasta muita ram, cerca de 12mb (pelo top -p).

Como gestor de ficheiros eu costumava usar o pcmanfm que é muito lightweight e poucas dependências tem, mas esta semana acabei por substitui-lo pelo nautilus porque é mais full-featured, dá para personalizar melhor e consegues adicionar scripts ao menu do butão direito. Tem é que se alterar umas settings no gconf para o nautilus nao se apoderar do desktop quando for ligado como explica aqui.

Em relacção a outros programas, já depende muito do uso e das preferências, costumo ter:

-> terminator, emulador de terminal que é chato de configurar mas muito bom (com a font terminus)

-> wicd, para gerir as redes wireless, dá para correr como deamon o que é fantástico. Para a interface tem de usar "wicd-client -n".

-> thunderbird, emesene, irssi, para mail, msn e irc respectivamente

-> mpd + mpc para as musicas, com a interface gráfica sonata (na ss) ou o ncmpcpp em terminal.

-> epdfview, gpicview, visualizar pdfs e imagens resp.

-> leafpad/gedit, editor de texto

-> obmenu e objconf, configurar o openbox

-> eclipse + cdt, para programar, mas isto ja não tem nada aver  :biggrin:

e o resto já tinha dito antes.

Não tenho uma config muito lightweight (cerca de 300mb ram com os programas do dia-a-dia abertos, 80mb quando acabado de ligar), mas o objectivo era mesmo ser simples, bonito e não ter tralha que não uso instalada  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Viva,

Estive agora a fazer uma instalação minimalista do Debian no meu PC, apenas instalei o sistema base, não instalei nenhum ambiente gráfico.

Na primeira execução do sistema, instalei o openbox , openbox-themes e obconf.... Agora o que preciso fazer mais para começar a executar o X ?!

cumps  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Instalaste o Xorg também, certo?

Então agora das duas, uma: Ou instalas um gestor gráfico como o XDM, GDM, KDM ou Slim (eu gosto deste último), ou então fazes login na consola, alteras o ficheiro .xinitrc que está na tua $HOME,  acrescentas lá o comando para iniciar o openbox e escreves startx para iniciar o Xorg.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já tinha o Slim instalado, acabei agora de instalar o Xorg.

Já inicia o Slim para fazer o login mas depois de ter feito o login, aparece apenas uma consola a ocupar 1/4 do ecrã.

Na minha $(Home) já tenho o ficheiro .xinitrc, com a seguinte linha exec openbox-session (acho que era para colocar isto)....

O que faço daqui para a frente?!  :-[

cumps  :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O .xinitrc tem que conter, pelo menos, mais uma linha. Tem que ser algo deste género:

#!/bin/sh
exec openbox-session

Depois, tens que tornar o ficheiro executável ( chmod +x /home/<o que é suposto>/.xinitrc ). E depois podes iniciar pelo SLIM ou numa tty fazes startx.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para o SLiM não é preciso configurar o .xinitrc.

Provavelmente o openbox não ficou definido como o Window Manager principal, principalmente se o instalaste antes do Xorg. Corre

update-alternatives --config x-window-manager

e escolhe-o. Só assim é que o Slim sabe o que deve correr.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para o SLiM não é preciso configurar o .xinitrc.

Eu tenho informações contrárias e quase que consigo assegurar que quando eu usava o SLiM, ele lia o .xinitrc .

@ http://wiki.archlinux.org/index.php/Slim

SLiM reads the local ~/.xinitrc configuration and then launches the desktop according to what is in that file.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso é em Arch. O zecapistolas disse que está em Debian (como eu), e o pacote do SLiM no Debian tem esta linha no slim.conf:

# login_cmd           exec /bin/sh - ~/.xinitrc %session
login_cmd           exec /bin/bash -login /etc/X11/Xsession %session

Sendo que o Xsession é um script que trata de ler os ficheiros de configuração e faz algumas inicializações. Mas Xsession.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom, antes de mais obrigado pela ajuda.... De facto em Debian não é necessário configurar o .xinitrc.... E por aqui já se mora em OpenBox....  :cheesygrin:

Ainda me estou a habituar, porque não é fácil para quem vem de Gnome onde já está tudo instalado para *Box onde tem que se instalar praticamente tudo, mas vamos ver como vai ser a experiência.... Para já, um sistema completamente leve e rápido....  :)

O que tenho já instalado:

• Web Brower - Chrome
  • Instant Messengers - Pidgin
  • Torrents - Deluge
  • Image Editors - em Gnome utilizava o KolourPaint (mas como usa bibliotecas de KDE e essas bibliotecas são pesadinhas, ainda tenho que procurar por uma alternativa)
  • Image Viewers - GPicView
  • Video Players - VLC
  • PDF Tools - ePDFView
  • Text Editor - Vim e Gedit
  • Word Processors - OpenOffice
  • File Manager - Thunar
  • GUI Compression Tools - Xarchive
  • Login Manager - SliM
  • Terminal - não sei bem qual é (acho que é um que já vem por default)
  • Window Manager - OpenBox (com Obconf e Obmenu)

Esta lista foi feita seguindo a wiki Lightweight Applications do ArchLinux e seguindo também alguns programas que já utilizava em Gnome....

Agora ainda ficam a faltar algumas coisas, como por exemplo  :hmm::

[*]Uma barra (painel) e como colocar essa mesma barra a iniciar com o ambiente gráfico e colocar um system_tray nessa mesma barra. Instalei a fbpanel, mas não acho grande coisa.... Aconselham o uso de uma dock tipo awn?

[*]Icones no ecrã

Mais dúvidas virão....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nunca usei (os meus WMs sempre tiveram paineis incluídos), mas ouvi falar bem do PyPanel.

Sim, o PyPanel também me agradou.... Já está instalado, como é que faço para colocar o Pypanel a iniciar com o Ambiente Gráfico?!

Em relação aos ícones no ecrã, que programas existem?!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes pôr uma linha no ficheiro .xsessionrc, é lá que eu ponho o wicd a iniciar.

Para os ícones, podes usar o iDesk. Again, nunca o usei (não gosto de ícones no Desktop).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora