• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

GpL

[Ajuda]trabalho em access+sql

11 mensagens neste tópico

boas..

venho aqui pedir ajuda para mais um trabalho para a escola..

este trabalho supostamente é para me subir a nota de sql de 17 para 19..

o meu problema é o seguinte.. não compreendo muito bem o que é para fazer.. e em que parte uso sql.. e por onde começar.. e era nisso que queria ajuda..

a tarefa que me deram é a seguinte ..

Base de dados em Access

Criação de uma base de dados, para a gestão das salas de informática. Entre outras características:

– Deverá ser possível obter relatórios da ocupação de cada sala num determinado dia,

– Deve ser possível saber quais as salas onde uma determinada turma tem aulas ao longo de uma semana.

– Deve ser possível saber qual o professor que tem aulas numa determinada sala.

Todas estas opções devem poder ser impressas para um relatório.

Parece me simples.. mas não entendo muito bem e não sei por onde começar.. se houver alguém disposto a ajudar.. agradecia.

abraços..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que deves começar a estruturar a base de dados começando pelo processo de definir tabelas. Além disso acho que ficaram algumas informações por dar, se a definição da ocupação das salas é definida semanalmente ou anualmente; se controla alunos ou não. Acho que devias esquecer por agora os relatórios e fazeres toda a outra estruturação. Se deres dados mais específicos talvez possa ajudar.

Com os melhores cumprimentos,

Sérgio Matias

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

a ajuda era bem vinda visto que não me dou muito bem com access,apenas me safo em sql .. quanto aos dados isso foi tudo que me deram ..

obrigado..

cumprimentos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A base do access é o sql, por isso deveria ser mais simples para ti.

O facto é que me parecem faltar alguns dados neste enunciado, uma vez que não faz referencia aos alunos.

à primeira vista necessitarás das seguintes tabelas para uma estrutura 1 turma vários profs

Salas

IDSala

Detalhes

Turmas

IDTurma

Detalhes

Professores

IDProfs

Nome

Detalhes

ProfessoresPorTurma

IDTurma

IDProfs

IDDisciplina

Disciplinas

IDDisciplina

Disciplina

Alunos

IDAluno

Nome

Detalhes

ComposicaoTurmas

IDTurma

IDAluno

OcupacaoSala

Data

Hora

IDSala

IDTurma

IDDisciplina

Os campos em negrito são chaves e os a itálico os nomes das tabelas.

Eu penso que não faltam tabelas. (atenção que só fiz no papel) As relações devem ter integridade referencial. Esta estrutura permite em teoria gerir multi alunos, multi professores, multi disciplinas, multisalas por turma. A definição das salas é feita uma a uma, como tal não gere ciclos de aulas semanis. O facto que entrar nessa área é criar um algoritmo de definição de salas que levou muito tempo a criar no ministério da educação, mas é como diz o outro também se poderia arranjar.

Quando tiveres as tabelas criadas, e se tiveres dúvidas nas relações ou nas consulta manda-me a bd que eu ajudo.

Com os melhores cumprimentos,

Sérgio Matias

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas, eu já sei que vou ser insultado... :twisted:

Mas, GPL, queres que o pessoal aqui te faça esse trabalho(ou te ajude a começar), porque tu não fazes a menor ideia por onde começar e... não percebes nada de acess.

Isto porque queres subir a tua nota de 17 para 19 e assumes que apenas "te safas em sql".

Eu aplaudo a maioria das coisas para as quais este forum existe, mas o exemplo deste tópico é uma das razões pela qual me sinto um pouco envergonhado pela forma como se dá notas nas ecolas portuguesas.

Fiquem bem!

Max

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas, GPL, queres que o pessoal aqui te faça esse trabalho(ou te ajude a começar), porque tu não fazes a menor ideia por onde começar e... não percebes nada de acess.

Isto porque queres subir a tua nota de 17 para 19 e assumes que apenas "te safas em sql".

Eu aplaudo a maioria das coisas para as quais este forum existe, mas o exemplo deste tópico é uma das razões pela qual me sinto um pouco envergonhado pela forma como se dá notas nas ecolas portuguesas.

Fiquem bem!

Max

Bem eu acho que o Gpl não quer que a gente lhe faça o trabalho, mas sim que ajude a começar. Penso que é uma duvida pertinente.

De qualquer forma, já foi dada uma ajuda ao Gpl e tenhoa certeza que ele se vai safar daqui em diante.

Qualquer duvida, é só perguntares Gpl.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fiquem bem!

Max

Max,antes de falares lê bem o tópico.é obvio que aqui ninguem me vai fazer o trabalho.mas eu,pelo que me lembro,deixei bem explicado que queria era saber qual o objectivo do trabalho e como devia fazer.visto que foi um trabalho dado para as ferias,e eu não tenho hipotese de falar com o professor que me deu esta tarefa,certamente não estas a espera que ande ai feito tolo à porcura dele pela cidade que obviamente não o ia encontrar. e isto não é para tirar duvidas? eu não pedi ajuda aqui ao pessoal? e estou disposto a ajudar no que puder tambem. se tu não queres ajudar,limitas te a não dizer nada.ninguem te obriga a ajudar,nem eu obrigo ninguem a ajudar me.pedi com educação,não chateei ninguem,não percebo qual o teu problema.

e sim,tirei 17 a sql e o trabalho é para subir a nota no maximo dois valores,dependendo do trabalho.

e sim,não tenho muita experiencia em access,e talvez tu tambem não tenhas porque uma coisa é access outra é programar em sql. visto que tu podes usar access e não programar access. e repito,sim tirei 17,a melhor nota da turma,numa turma de "doentes",no bom sentido,por programaçao e computadores,não fosse esse o curso que frequentamos,e tirei 17 enquanto passei as aulas todas a jogar cs e pes4.

sinceramente devias era ter vergonha da tua atitude e não da dos que pedem ajuda. se sabes tudo,parabens,es a primeira pessoa que eu vejo que sabe tudo. eu não sei mas tenho interesse em aprender.

ando aqui à pouco tempo mas ja tenho falado com alguns membros que já são mais antigos e que me podem ensinar muito,e eplo que vejo não se importam de ensinar,felizmente.

fica bem..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

perdido e death muito obrigado pela ajuda.. apartir de agora não toco mais neste assunto aqui no forum,para não incomodar terceiros nem para fazer sentir ninguem envergonhado com o que quer que seja.

abraços.. e mais uma vez obrigado e desculpem o incómodo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
\ disse:

se tu não queres ajudar,limitas te a não dizer nada.ninguem te obriga a ajudar,nem eu obrigo ninguem a ajudar me.pedi com educação,não chateei ninguem,não percebo qual o teu problema.

errado.

Todos podem falar. Qd sabem. Isto é um forum, e apesar de tu teres aberto este tópico não te dá o direito de seres dono do tópico e ires dizeres que eu não posso falar porque não estou a ajudar!

\ disse:
e tirei 17 enquanto passei as aulas todas a jogar cs e pes4.

Eu não vou discutir isso. Vou deixar isso na consciencia do teu professor.

Citação

sinceramente devias era ter vergonha da tua atitude e não da dos que pedem ajuda.

? Estása dizer que devo ter vergonha de dizer aquilo que penso?

Citação
se sabes tudo,parabens,es a primeira pessoa que eu vejo que sabe tudo. eu não sei mas tenho interesse em aprender.

Eu disse que sabia tudo?

GPL, eu vou-te dizer o seguinte.

Estou muito longe de saber tudo, embora entenda mais de acess, do SQL.

Por isso em sql até deves saber mais do que eu.

Mas não é isso que está, nem esteve em questão!

Está em questão o seguinte:

Tu passaste as aulas a jogar jogos e quando o professor passou o trabalho no quadro, tu estavas (possivelmente) mais preocupado com as férias que se avizinhavam do que em aproveitares a ultima aula para tirares as duvidas na interpretação do enunciado do trabalho.

Não é nada contra ti rapaz, eu tenho idade para te poder dar aulas (mas de certeza não tenho conhecimento para tal)

Tanto te critico a ti, como critico aqueles que vêm um forum com a maneira mais fácil, e mais preguiçosa de aprender.

E vêm aqui à procura da papinha feita.

Mais uma vez, tu és livre de perguntar o que quiseres, e eu sou livre de dar a minha opinião onde quiser.

Eu não vou mais invadir o teu tópico. Se quiseres continuar as tuas duvidas continuas e se quiserem ajudar-te que te ajudem...

Acho que posso dar a minha opinião, mas não acho que deva ser repetitivo.

Por isso, bom resto de férias e boa sorte no estudo para o teu trabalho!

Max

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
\ disse:
Citação

se tu não queres ajudar,limitas te a não dizer nada.ninguem te obriga a ajudar,nem eu obrigo ninguem a ajudar me.pedi com educação,não chateei ninguem,não percebo qual o teu problema.

errado.

Todos podem falar. Qd sabem. Isto é um forum, e apesar de tu teres aberto este tópico não te dá o direito de seres dono do tópico e ires dizeres que eu não posso falar porque não estou a ajudar!

\ disse:
e tirei 17 enquanto passei as aulas todas a jogar cs e pes4.

Eu não vou discutir isso. Vou deixar isso na consciencia do teu professor.

Citação

sinceramente devias era ter vergonha da tua atitude e não da dos que pedem ajuda.

? Estása dizer que devo ter vergonha de dizer aquilo que penso?

Citação
se sabes tudo,parabens,es a primeira pessoa que eu vejo que sabe tudo. eu não sei mas tenho interesse em aprender.

Eu disse que sabia tudo?

GPL, eu vou-te dizer o seguinte.

Estou muito longe de saber tudo, embora entenda mais de acess, do SQL.

Por isso em sql até deves saber mais do que eu.

Mas não é isso que está, nem esteve em questão!

Está em questão o seguinte:

Tu passaste as aulas a jogar jogos e quando o professor passou o trabalho no quadro, tu estavas (possivelmente) mais preocupado com as férias que se avizinhavam do que em aproveitares a ultima aula para tirares as duvidas na interpretação do enunciado do trabalho.

Não é nada contra ti rapaz, eu tenho idade para te poder dar aulas (mas de certeza não tenho conhecimento para tal)

Tanto te critico a ti, como critico aqueles que vêm um forum com a maneira mais fácil, e mais preguiçosa de aprender.

E vêm aqui à procura da papinha feita.

Mais uma vez, tu és livre de perguntar o que quiseres, e eu sou livre de dar a minha opinião onde quiser.

Eu não vou mais invadir o teu tópico. Se quiseres continuar as tuas duvidas continuas e se quiserem ajudar-te que te ajudem...

Acho que posso dar a minha opinião, mas não acho que deva ser repetitivo.

Por isso, bom resto de férias e boa sorte no estudo para o teu trabalho!

Max

Bem as opiniões estão dadas e espero que os flames acabem por aqui. Gpl podes pedir aqui o suporte técnico que bem entenderes e max, como disseste e muito bem, és livre de dar a tua opinião, eu sou livre de dar a minha, mas todos acarretamos as consequencias dessas opiniões. Boas ou más.

Agora, Gpl se estiveste a jogar PES4 ou CS as aulas todas, isso de nada interessa para o trabalho, muito menos para o tópico ou para o forum e muito menos na maneira como te vamos dar o suporte que necessitas. São apartes que devem ser resolvidos com o professor e a responsabilidade seria tua.

Espero que esta pequena troca de ideias acabe aqui.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Heyas,

pessoal relax...nao é com estas "trocas e baldrocas" que se transmitem conhecimentos.

Quando li pela primeira vez este topico, tambem me questionei como é que um gajo com 17 se sai com uma pergunta dessas...no entanto ate um gajo com nota 20 tem questoes.

Estamos todos a participar numa comunidade, e no sentido lato do termo, trabalhamos todos com o mesmo intuito.

A questao colocada pelo GpL é valida independentemente se teve 1, 17 ou 20; se passou as aulas a jogar PES4 ou outra treta qualquer.

O max expos a sua opiniao, totalmente valida.

Temos é de saber viver em comunidade, e como tal aceitar as questoes e as opinioes alheias. Acreditem que aprendemos SEMPRE alguma coisa com elas...

Dito isto, desejo bom trabalho ao GpL, arregaça as mangas que as ferias ja se acabaram...e nao te desejo boa sorte, porque isso é para a malta que esta na eminencia de chumbar...e tu estas a tentar fazer melhoria.

Fiquem bem,[/b]

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora